F/ Fano reprodução

 

Entre vós não deve ser assim... (Mc 10,35-45) 20/10/2024

Por Antônio Carlos Santini

Entre vós não deve ser assim... (Mc 10,35-45) 20/10/2024

Disputa pelos primeiros lugares. Ânsia de glória e sucesso. Busca da primazia entre os irmãos... Que bela “troupe” o Rabi da Galileia foi reunir! Os “santos Apóstolos” eram tão humanos como nós.

É óbvio que os discípulos já tinham percebido que Jesus não era um “homem comum”. Anteviam no humilde carpinteiro o esperado Messias, o Rei de Israel. E se Jesus anunciava um “Reino”, por que não ocupar nesse império um lugar de destaque?

Jesus corta bem rente esses sonhos de grandeza: “Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior, seja como aquele que serve”. Não há espaço para destaques ou vantagens individuais no Reino anunciado.

Mais tarde - após a “derrota” do Calvário, após as luzes da Páscoa, após o fogo de Pentecostes - a fé renovada dos discípulos iria manifestar um conjunto de atitudes completamente diferente. É o que registrava o Papa Bento XVI, na Carta “Porta Fidei”: “Pela fé, [os Apóstolos] foram pelo mundo inteiro, obedecendo ao mandato de levar o Evangelho a toda criatura e, sem temor algum, anunciaram a todos a alegria da ressurreição, de que foram fiéis testemunhas”. (PF, 13.)

E esta mesma fé - que sustenta o testemunho, a ponto de arriscar a própria vida - é também a fé que reformula e reconstrói toda a personalidade do homem: “Em virtude da fé, esta vida nova plasma toda a existência humana segundo a novidade radical da ressurreição. Na medida da sua livre disponibilidade, os pensamentos e os afetos, a mentalidade e o comportamento do homem vão sendo pouco a pouco purificados e transformados, ao longo de um itinerário jamais completamente terminado nesta vida”. (PF, 6.)

Meditando estas palavras, algo me diz que temos transferido para o âmbito da psicologia e da autoajuda, do poder da mente e das dinâmicas de grupo, aqueles problemas e aquelas crises que encontrariam solução e resposta num simples ato de fé...

Uma rápida avaliação na vida dos apóstolos e dos santos de todas as épocas revela outra realidade: homens e mulheres frágeis como nós, feridos como todos nós, mas capazes de apostar na Palavra que ouviram do Senhor. E fundamentados nesta aposta, superaram todos os limites humanos, aí incluídos os milagres e o martírio.

Orai sem cessar: “A tua promessa me faz viver!” (Salmo 119,50)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança

Foto: Fano (reprodução)

 

 

Últimas notícias

Nada impede que as mulheres ocupem posições muito importantes na liderança das Igrejas

Sinodalidade

Ajudem a coletar, explicitar e transmitir ao Dicastério várias propostas, que possamos ouvir em seu contexto, sobre possíveis caminhos para a participação das mulheres na liderança da Igreja...

21   outubro   2024

No Documento Final, procure uma profunda renovação da Igreja em novas situações, não em decisões e titulares

Sinodalidade

Os participantes já têm em mãos o esboço do Documento Final, que foi entregue após uma Missa votiva ao Espírito Santo

21   outubro   2024

Entre vós não deve ser assim... (Mc 10,35-45) 20/10/2024

Evangelho do Dia

Jesus corta bem rente esses sonhos de grandeza: Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior, seja como aquele que serve.

20   outubro   2024

Sinagogas, magistrados e autoridades... (Lc 12,8-12) 19/10/2024

Evangelho do Dia

Em nossos dias, multiplicam-se os mártires cristãos em todos os quadrantes do planeta, em uma escala até então impensada...

19   outubro   2024
Utilizamos cookies para melhor navegação. Ao utilizar este website, você concorda nossa Política de Cookies e pode alterar suas Preferência de Cookies. Consulte nossa Política de Privacidade.
Não aceito