Destaques Em cima da hora
Compartilhe esta notícia:
18/01/2022 CNLB - Leste II Edição 3944 Nota de solidariedade do CNLB Leste II aos atingidos pelas chuvas
F/ Douglas Magno/AFP
"É momento de se solidarizar com todos que sofrem e que necessitam de apoio e atenção. Por isso, nós, do CNLB Leste II, nos solidarizamos com todos e todas que sofrem suas perdas e afirmamos: Todos são importantes! Estamos aqui nos colocando ao serviço para ajudar, colaborar e fazer crescer a rede de apoio e solidariedade a todos e todas que perderam algo em tempos tão difíceis..."

O mês de janeiro de 2022, ficará marcado como um mês onde diversas partes do país, de modo especial nossa Minas Gerais, sofreram com os problemas das fortes chuvas e as inundações. Diante deste cenário e ainda vivendo o período da pandemia da COVID-19, devemos nos atentar para olhar com profundidade o atual contexto e, em várias perspectivas, procurar apresentar reflexões consistentes e ações que colaborem para reestruturação das famílias atingidas pelas catástrofes e inundações.

Devemos ter cuidado com a vida, respeitar o próximo e, principalmente, o respeito às gerações. Uma conduta moral duvidosa, sem apreço à vida, nos leva a deixar de vivenciar os melhores momentos. Por isso, ter esperança, ou esperançar, é ter iniciativa, é ir ao encontro, é socorrer os necessitados, os fragilizados.

Diante dos desafios, somos chamados a nos colocar no processo de reinvenção do cotidiano. Um mundo realmente novo só será possível sob a condição de sermos responsáveis por ajudar a construir a mudança que esperamos e de ousar construir, neste mundo, um bom lugar para se viver. É preciso, urgentemente, se fazer ouvir e articular o maior crescimento da consciência humana sobre o que é ser humano. Chorar com os que choram, respeitar a todos e todas que vivem seus lutos, indignar em forma de embate constante com tudo que gera – pincipalmente em tempos de fortes chuvas que assolaram grande parte do território mineiro -, as inundações, lamas, rejeitos da mineração nos rios, transbordamentos de barragens, interdição de rodovias, vidas perdidas. E, a partir dessa concepção, devemos observar na realidade o que temos de bom e como tratar o outro e acolhê-lo nos momentos de dor e perda.

Jesus deve ser nosso exemplo a ser seguido pela sua ética, pelo seu comportamento, costumes, hábito, caráter, modo de ser e de agir. Jesus assumiu sua conduta autêntica em uma sociedade contrária a tudo que ele pregava. Ele veio transformar o mundo, a começar pela sociedade de sua época, desejava fazê-la refletir e mudar seu posicionamento frente ao legalismo exacerbado. Assim, tratar o próximo com respeito é fazer valer o amor criador de Deus e sua proposta de vivência para o ser humano. Jesus nos mostra o que fazer: “O que fizerdes ao menor dos meus irmãos, a mim o fazeis”. (Mt 25,40).

Para tanto, é momento de se solidarizar com todos que sofrem e que necessitam de apoio e atenção. Por isso, nós, do CNLB Leste II, nos solidarizamos com todos e todas que sofrem suas perdas e afirmamos: Todos são importantes! Estamos aqui nos colocando ao serviço para ajudar, colaborar e fazer crescer a rede de apoio e solidariedade a todos e todas que perderam algo em tempos tão difíceis. Que possamos seguir adiante, olhar para as famílias e ver um lampejo de esperança frente aos problemas e perdas.

 

 

 

Fonte: CNLB Leste II

Leia também:
Enchentes: ser uma presença humana e solidária
CNBB visita o Papa Francisco

Meu quintal, minha cesta

1. Superar o ambientalismo
2. Adotar uma nova Cosmologia
3. Uma nova visão do mundo
4. Uma nova visão de nós mesmos
5. Uma nova espiritualidade
6. Uma conversão ecológica

7. Praticar uma ecologia integral
Nasce a
 fundação Sacalabriniana
As mulheres na Igreja e o diaconato feminino
Reconstruir a vida e a sociedade com saúde para todos

Para a Paz em 2022

Sinodalidade e Missão da Igreja

Espírito Renovado

22 missinários mortos em 2021

Solidariedade aos atingidos pelas enchentes

Senso Moral na pós-verdade

Jesus x Papai Noel: uma reflexão necessária

Desmond Tuto: um grade guerreiro da justiça

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS