Roteiros Pastorais Homilética
Compartilhe esta notícia:
23/04/2020 Dom Emanuel Messias de Oliveira Edição 3923 4º Domingo da Páscoa - 3/05/2020 (Cor branco)
F/ WordPress.com
"Eu vim para que tenham vida em abundância (Jo 10,10)"

4º Domingo da Páscoa - 3/05/2020 (Cor branco)

“Eu vim para que tenham vida em abundância” (Jo 10,10)

Leituras: At 2,14a.36-41; Sl 22[23]; 1Pd 2,20b-25; Jo 10, 1-10

 A vida é para todos. O discurso de Pedro é a primeira realização do programa / promessa de 1,8. Pedro começa a dar testemunho de Jesus morto e ressuscitado. O que ele nos diz? O povo deve tomar consciência do seu crime, como responsável pela morte de Jesus. Seu sistema injusto, regido por interesses político-religiosos, condenou o Filho de Deus. Deus não deixou o Seu Filho na morte. Além de ressuscitá-lo, tornou-o Senhor e Cristo. Todo poder, agora, lhe foi dado (cf. Mt 28,18). Ele recebeu a soberania divina. Atemorizado, o povo pergunta: “O que devemos fazer?” Movidos pelo arrependimento, querem romper com o sistema que gera a morte do justo.

Pedro aponta duas atitudes e uma oferta: a primeira é a conversão, que é o rompimento com o sistema de morte, a segunda é o batismo para o perdão dos pecados e comprometimento com o novo modo de vida testemunhado por Jesus. Esse novo modo de viver é o projeto de Deus de uma sociedade nova, fraterna, justa, solidária. A oferta é fundamental, sem ela não somos capacitados a participar dessa novidade de vida: é o Espírito Santo, o mesmo que deu força e coragem a Jesus de dar a vida na cruz e retomá-la na sua ressurreição. A promessa do Pai é para todos: não exclui ninguém. São excluídos os que preferem uma sociedade corrompida, interesseira e egoísta.

 A vocação cristã. A realidade social, em que a comunidade de Pedro está vivendo, se aproxima da realidade do nosso povo. O povo cristão se reúne em comunidade-Igreja, buscando um lar, pois a sociedade é uma máfia interesseira, opressora, artífice do mal. Senhores explorando seus escravos, ricos sugando os pobres, nativos marginalizando os migrantes. Os escravos, os pobres e os migrantes são cristãos. Eles têm seus senhores, mas obedecem antes de tudo ao Senhor Jesus. O Autor exorta-os à paciência e vai mostrando-lhes o valor religioso de sua vida sofrida em solidariedade com Cristo e os irmãos. Isto é praticamente a vocação cristã. O exemplo eles o têm em Cristo Jesus, que sem ter falta alguma sofreu por todos nós. Ele carregou na cruz nossos pecados, para que mortos para o pecado vivamos para a justiça. Estávamos doentes, feridos e como ovelhas desgarradas, mas o Cristo-Pastor nos reuniu e nos deu um novo lar. Cristo Jesus é o Pastor e guarda de nossas vidas.

 O bom pastor. O Evangelho do Bom Pastor fica mais claro se tivermos em mente a passagem de Ez 34, onde o profeta fala dos maus pastores, que conduziam mal o povo de Deus, mas um dia o próprio Deus viria apascentar seu povo. Os pastores guardavam suas ovelhas, de noite, num único curral, em cuja porta ficava um vigia. De manhã, cada pastor vinha pegar suas ovelhas e levá-las para o pasto. Eles passavam pela porta e chamavam cada uma de suas ovelhas pelo nome. Todas atendiam, e, passando pela porta, eram conduzidas para o pasto.

O Bom Pastor, que é Jesus, os maus pastores, que são as lideranças do povo (cf. Ez 34). Estas são chamadas de ladrões e assaltantes. Elas não passam pela porta da Justiça, mas pulam o muro para espoliar e roubar as ovelhas, que elas mantêm sob controle, praticamente aprisionadas pelo sistema injusto e opressor. O pior de tudo é que isso é feito em nome da Lei, em nome da religião, em nome de Deus. Os falsos líderes não conhecem suas ovelhas nem cuidam delas, e estas não conhecem a sua voz.

Muito diferente é a atitude do Bom Pastor. Ele entra pela porta, chama as ovelhas pelo nome e elas atendem, pois conhecem sua voz, e ele as conduz para o pasto. Aliás, Jesus, o bom pastor não apenas entra pela porta, mas ele mesmo é a porta (v.7.9). Jesus, bom pastor, não apenas tem zelo, cuidado e carinho pelas suas ovelhas, mas veio exatamente “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (v.10).

Jesus é a porta da salvação para as suas ovelhas do sistema de morte, onde elas foram encurraladas. Nossas lideranças pastorais e políticas estão a serviço do povo? Ou o manipulam para se servirem dele? Cuidam do bem estar do povo ou dos seus próprios interesses?

 

Leituras da semana

dia 4: At 11,1-18; Sl 41[42],2.3; 42[43],3.4; Jo 10,11-18

dia 5: At 11,19-26; Sl 86[87],1-3.4-5.6-7; Jo 10,22-30

dia 6: At 12,24 – 13,5a; Sl 66[67],2-3.5.6 e 8; Jo 12,44-50

dia 7: At 13,13-25; Sl 88[89],2-3.21-22.25 e 27; Jo 13,16-20

dia 8: At 13,26-33; Sl 2,6-7.8-9.10-11; Jo 14,1-6

dia 9: At 13,44-52; Sl 97[98],1.2-3ab.3cd-4; Jo 14,7-14

 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS