Roteiros Pastorais Homilética
Compartilhe esta notícia:
04/06/2019 Dom Emanuel Messias de Oliveira Edição 3912 12º Domingo do Tempo Comum - 23/06/2019 Roteiros homiléticos
Foto: Pinterest
"Jesus está no fim de sua atividade na Galileia"

12o Domingo do Tempo Comum - 23/06/2019

 

Leituras: Zc 12,10-11;13,1; Sl 62[63]; Gl 3,26-29; Lc 9,18-24

Destaque: “Tome a sua cruz cada dia, e siga-me.” [Lc 9,23]

 

  1. Lamentação sobre o Filho único. A segunda parte do Livro de Zacarias ocupa os capítulos 9-14. Foi escrita numa linguagem apocalíptica, no tempo da dominação grega, depois de Alexandre Magno. Mostra o futuro do povo, apontando para o caminho de unidade e salvação através da realeza de Javé e da destruição de todo tipo de idolatria. Isto vai acontecer por meio de uma profunda purificação.

Derramando sobre o povo um “espírito de graça e súplica’, Javé conseguirá do povo o reconhecimento de sua soberania (“olharão para mim”), através do arrependimento e conversão.

Quem é o “transpassado” sobre o qual se chora como se fosse o filho único? Seria o próprio Deus que se sente transpassado na pessoa de seu primogênito? Poderia ser uma referência a um Messias sofredor, talvez ao rei Josias (como símbolo do povo exilado), morto na batalha de Meguido, em 622 a.C.. Jo 19,37 aplica esta passagem a Jesus transpassado na cruz. Para outros estudiosos se trata do povo de Israel que, lamentando a idolatria que o destruía, se volta arrependido para Javé.

A purificação não se faz com um só gesto, mas através de um processo contínuo. Por isso o texto diz simbolicamente que em Jerusalém haverá uma fonte para lavar o pecado e a impureza do povo.

 

  1. Revestidos de Cristo. Paulo vem mostrando que a salvação se dá pela fé, e não pela Lei. A salvação é fruto de uma promessa de Deus a Abraão, por ocasião da Aliança. A Lei veio bem mais tarde com Moisés, de modo provisório; veio como pedagogo que nos conduziu a Cristo. Portanto a Lei já cumpriu seu papel com a chegada de Cristo. Ela não tem mais sentido. A promessa feita a Abraão se realizou em Jesus Cristo.

Pela fé em Jesus Cristo e pelo batismo, nos tornamos filhos de Deus (v. 26) e nos revestimos de Cristo (v. 27). A imagem da veste mostra nossa nova identidade: agora somos cristãos, isto é, identificados a Cristo – um só com ele (v. 28). Somos, portanto, uma família de irmãos, onde qualquer distinção e diferença perdeu sentido. Esta é a grande consequência da nossa nova identidade – a identidade cristã.

Os judeus discriminavam os não judeus. Os pagãos eram chamados de cães pelos judeus por causa da impureza. Entre os gálatas, os pagãos convertidos estavam sendo considerados cristãos de segunda classe. Os gregos distinguiam as classes sociais; as mulheres estavam num plano inferior e os escravos eram vistos como mercadorias.

Agora tudo mudou. Agora, podemos perceber a força revolucionária do v. 28: não há mais diferença de raça, de classe ou sexo. Somos um só em Jesus Cristo. Somos filhos e herdeiros através do batismo que nos identifica com Cristo.

 

  1. O Filho deve sofrer. Jesus está no fim de sua atividade na Galileia. Logo iniciará sua caminhada para Jerusalém, onde realizará sua missão dando a vida por todos nós. Jesus está bem conceituado entre o povo. Mas isto não basta. Dos discípulos, Jesus quer mais que uma opinião; quer uma opção definida e comprometida. Em nome dos discípulos, Pedro define: “Tu és o Messias de Deus”.

Jesus aceita esta definição, mas para levar os discípulos a uma opção de vida, ele vai, primeiro, proibir que eles divulguem essa verdade, que para os discípulos ainda está carregada de messianismo político e triunfalista, ligado a uma vitória definitiva de Israel sobre os adversários dominadores.

Em seguida, Jesus esclarece sua identidade e missão. É o primeiro anúncio da paixão (v. 22): Jesus deve sofrer, ser rejeitado, morto e, só depois, deve ressuscitar glorioso. Jesus não se identifica com um Messias triunfalista, mas com o Servo Sofredor que se oporá aos donos do dinheiro (anciãos), aos donos do poder (os chefes dos sacerdotes) e os donos da verdade (os doutores da Lei ou escribas). Seu ensinamento e sua prática são contrários aos que dominam, discriminam, exploram e excluem. Por isso será perseguido e assassinado, mas Deus o ressuscitará.

A identidade e missão dos seguidores de Jesus não são diferentes. Os discípulos se identificam com o Mestre no ser e na missão. Jesus apresenta 3 condições para seus seguidores: 1) renunciar a si mesmo, ou seja, não ambicionar ser dono do dinheiro, do poder e da verdade; 2) tomar a sua cruz cada dia, o que significa assumir a sua identidade e missão cristã à semelhança do mestre, sem medo da perseguição e da morte; 3) seguir a Jesus.

Aqui temos a síntese da identidade e do compromisso cristão. A expressão “seguir Jesus” é sinônimo de ser discípulo. Implica “caminhar para Jerusalém” enfrentando riscos, hostilidades, perseguições e morte. O v. 24 ganha sentido com a expressão “por causa de mim”. Morrer com Jesus significa também ressuscitar com ele.

 

Leituras da semana

dia 24: Is 49,1-6; Sl 138[139],1-3.13-15; At 13,22-26; Lc 1,57-66.80

dia 25: Gn 13,2.5-18; Sl 14[15],2-4ab.5; Mt 7,6.12-14

dia 26: Gn 15,1-12.17-18; Sl 104[105],1-4.6-9; Mt 7,15-20

dia 27: Gn 16,1-12.15-16; Sl 105[106],1-5; Mt 7,21-29

dia 28: Ez 34,11-16; Sl 22[23],1-6; Rm 5,5b-11; Lc 15,3-7

dia 29: Is 61,9-11; (Sl) 1Sm 2,1.4-5.6-7.8d; Lc 2,41-51

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS