Roteiros Pastorais Roteiros Catequéticos
Compartilhe esta notícia:
18/10/2019 Ir. Mª Martha Johanning, Sirlei Maria Cichelero – Sinop, MT (Adaptação) Edição 3916 2. Precisamos rezar sempre Roteiros para Catequese - Evangelho do domingo 20.10
F/FANO
F/FANO
  1. Precisamos rezar sempre

Objetivo: Mostrar a importância de perseverar na oração e na luta confiando que a justiça acontecerá.

Material: Bíblia: - Pacote de biscoitos ou balas numa embalagem de presente. A oração do Pai Nosso escrita em faixas. Colocando cada pedido em faixa diferente. São sete pedidos.

 

1 - Ver (A realidade nos ensina)

- Dinâmica: Dois participantes são convidados a se afastarem do grupo. O grupo é orientado a formar uma corrente bem firme para não deixar participar os dois que se retiraram. A corrente está alegre e pode até cantar (a escolha). Os dois podem até fazer força para conseguir entrar. No centro da roda há o pacote de presente. Conseguindo ou não entrar na roda, o catequista pára a brincadeira e conversam sobre o que aconteceu e o que fizeram, como se sentiram as duas crianças "excluídas" e no final do encontro podem abrir o presente e repartir o que tem dentro.

- Experiência de vida: Dialogar perguntando se as crianças conhecem pessoas que foram excluídas: do trabalho, do grupo ou da família: perguntar se as crianças já conseguiram algo que tiveram que insistir muito.

 

2 – Iluminar (Ensinamentos de Jesus)

Canto: para aclamar a Palavra

Leitura: Lucas 18, 1-8. (Procurar ler com clareza)

Perguntar:

  1. a) O que Jesus quis mostrar para os discípulos com esta parábola?
  2. b) Como era o juiz da cidade?
  3. c) Por que o juiz acabou ajudando a viúva?
  4. d) O que Jesus falou sobre a justiça de Deus?
  5. e) Antes de comentar, deixar que as crianças digam o que entenderam da mensagem do Evangelho.

 

Para refletir: Jesus nos lembra a necessidade que temos de rezar sempre. A parábola do juiz injusto e da viúva persistente nos mostra que precisamos rezar sem desanimar, ser erseverantes na oração constante. Precisamos cultivar a oração pessoal ou comunitária. Jesus é o nosso exemplo maior de pessoa orante. Toda sua vida foi uma oração contínua a Deus Pai. E para rezarmos bem, precisamos nos unir a Deus Pai no silêncio, nos sinais e ritos que nos ajudam a rezar. Deus atende a oração daqueles que testemunhem com a vida o desejo e a esperança de que acontecerá a justiça.

 

Guardar no coração: É preciso rezar sempre.

 

3 – Celebrar

- Oração: Convidar para meditar a oração do Pai Nosso. Enquanto se coloca as faixas (com as frases do Pai Nosso) no centro do círculo, lê-se e faz-se um comentário. Depois de mãos dadas rezar o Pai Nosso.

 

4 – Agir (a realidade nos convoca para...)

- Compromisso: Escrever o Pai Nosso, destacando os 7 pedidos e colocar no cantinho de Jesus da sua casa.

- Final: Terminar fazendo a partilha do que está no pacote de presente.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS