Roteiros Pastorais Palavra de Vida
Compartilhe esta notícia:
20/10/2023 Antônio Carlos Santini Edição 20/10/2023 – À luz do dia... (Lc 12,1-7)

PALAVRA DE VIDA

20/10/2023 – À luz do dia... (Lc 12,1-7)

                Sim, entre outros atributos (pregador, mestre, terapeuta, consolador...) Jesus também era profeta. Este Evangelho parece o atual noticiário da TV, com os notáveis contrastes empregados por Jesus: oculto x revelado... escuridão x luz do dia... pé do ouvido x sobre os telhados...

                Exatamente sobre os telhados está a floresta de antenas que transmitem e recebem, todos os dias, as notícias sobre as fraudes e sua revelação, a corrupção e a delação premiada, a propina por baixo da mesa e o retrato do empresário atrás das grades.

                E o princípio eterno do Mestre de Nazaré: “não há nada oculto que não venha a ser revelado”. Nos anos 50, nas aulas de religião, aprendíamos o solene estatuto: “Deus me vê”. E a mensagem era reforçada pela imagem de um triângulo com o grande olho incluso: era o “olho de Deus”.

                Pensando bem, a metodologia fazia efeito. A criança sabia que era inútil qualquer tentativa de ocultar algum malfeito: mesmo que pais e mestres não o vissem, Deus estava vendo.

                Será que temos aqui uma explicação para o mar de lama que escorre das empresas para os parlamentos? Terá sido a tentativa de criar um mundo sem Deus (e sem seus olhos onipresentes...) o novo caldo de cultura para a corrupção generalizada?

                Talvez, pois quando um general (aconteceu no governo militar!) desvia o trigo integral da merenda escolar para revendê-lo, deixando as crianças com fome, não consigo ver outra explicação para essa conduta a não ser a total impiedade de um indivíduo sem Deus e, por isso mesmo, sem ninguém a quem prestar contas.

                Nós cremos em um Juízo Final. O grande Dia do Senhor. O “Catecismo da Igreja Católica” [678] assim nos ensina: “Na linha dos profetas e de João Batista, Jesus anunciou em sua pregação o Juízo do Último Dia. Então, será revelada a conduta de cada um e o segredo dos corações. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco caso da graça oferecida por Deus”.

                Curiosamente, parece que a Polícia Federal e o Ministério Público andam antecipando as coisas e muitos delinquentes já não esperam pela Segunda Vinda para terem revelada a sua iniquidade. Tanto melhor!

                Tudo isso deveria nos ensinar a pisar em brasas...

 

Orai sem cessar: “O olhar do Senhor vigia sobre quem o teme.” (Sl 33,18)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Com. Católica Nova Aliança.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS