Roteiros Pastorais Palavra de Vida
Compartilhe esta notícia:
21/07/2019 Antônio Carlos Santini Edição 3913 21/07/2019 – Maria escolheu... (Lc 10,38-42)

PALAVRA DE VIDA

21/07/2019 – Maria escolheu... (Lc 10,38-42)

                A vida é feita de escolhas. Todos os dias, a cada momento, nós nos achamos diante de pequenas encruzilhadas. E estas pedem uma escolha de nossa parte. Escolher alguma coisa implica deixar outra de lado. Quando você decidiu ler as palavras desta reflexão, naturalmente desviou sua atenção de outras coisas.

                E se Jesus entrasse em sua casa? Uma casa acolhedora como a casa de Betânia, onde moravam três amigos de Jesus: Lázaro, Marta e Maria? Imagino a surpresa... a emoção... o corre-corre... Jesus está aqui!

                Pois bem, como se conduzir diante dessa presença? Marta e Maria fizeram suas escolhas. Boa dona de casa – certamente preocupada com sua própria imagem -, Marta vai para a cozinha e começa imediatamente a preparar seu prato especial para o amigo visitante. Ela percebeu que Jesus está cansado. Traz a poeira do caminho. Deve estar com fome. Mulher prática, Marta entra em ação...

Só que Jesus está falando... Jesus não vem a Betânia para pedir comida, mas para trazer alimento. Daí a feliz escolha de Maria... Assim sendo, Maria se concentra unicamente na pessoa de Jesus. De algum modo, ela sabe intimamente que o mais necessário não é o pão, mas “toda palavra que sai da boca do Senhor” (cf. Dt 8,3; Mt 4,4). Por isso mesmo, ela se posta aos pés do Visitante. Se Jesus quer ser servido E escutado, certamente nossa atitude de audição será a melhor forma de servi-lo. De que adiantaria  dar-lhe um prato bem cheio e ouvidos vazios?

                Se ainda permanecia alguma duvida a respeito de escolhas, a situação chega a um desfecho quando Marta, a operosa, se queixa a Jesus por Maria não acorrer em sua ajuda. Com um sorriso nos lábios – podemos imaginar -, Jesus a corrige: Maria escolheu a melhor parte, a única necessária, aquela que não lhe será tirada...

                Boa oportunidade para repensar nossas escolhas. Fala-se muito em opção fundamental... opção preferencial... opção prioritária... Geralmente, são opções determinadas por situações concretas: segurança, economia, praticidade, urgências ou desastres naturais. Afinal, somos humanos. É quando escolhemos um curso a fazer (e deixamos outros de lado), uma carreira a seguir, um casamento, um novo emprego. Sim, o homem é um ser que escolhe.

                Falta apenas uma pergunta: - é isto que Deus tem para mim? Será esta a minha vocação? A minha missão? No fundo, quais os motivos que movem minha escolha?

                Lendo a vida dos santos, percebemos a importância dessas escolhas...

Orai sem cessar: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!” (Sl 86,11)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS