Roteiros Pastorais Homilética
Compartilhe esta notícia:
27/03/2019 Revista O Lutador Edição 3908 7º Domingo do Tempo Comum - 24/02/2018 “Amem os seus inimigos...” (Lc 6,27b)
Foto: JW.org

Leituras: 1Sm 26,2.7-9.12-13.22-23; Sl 102 [103]; 1Cor 15,45-49; Lc 6, 27-38

 

1. O inimigo poupado.

Saul, o 1º rei de Israel, tem ciúmes de Davi, e o vê como rival. Davi foge para o deserto e Saul o procurava com um exército de 3.000 soldados. O texto mostra uma atitude bonita de Davi. Hoje, diríamos uma “atitude cristã”.

Davi e Abisai vão para o acampamento do rei e o encontram com seus soldados, dormindo em profundo sono. A lança de Saul estava no chão. Saul queria matar Davi a todo custo e este não tem oportunidade melhor para matar seu inimigo. Não lhe faltou o conselho e o ímpeto de Abisai, que queria cravá-lo em terra com uma lançada só. Qual foi a atitude de Davi? Impediu o gesto violento.

Davi intuiu, mil anos antes de Cristo, que devemos amar até nossos inimigos (Evangelho). Reconheceu ainda a justiça de Deus e respeitou profundamente o ungido do Senhor, mesmo sabendo que o rei alimentava um ódio mortal contra ele. Davi pega a lança do rei e sua bilha de água e, de longe, mostra sua inocência e sua confiança na justiça de Deus. O texto mostra as qualidades do futuro rei Davi. Ele não é usurpador do poder e reconhece que o rei é o ungido do Senhor. Davi crê na justiça de Deus e não quer fazer justiça com as próprias mãos. De certo modo, ele antecipa o respeito e o amor cristão aos inimigos.

Qual seria sua atitude e estivesse no lugar de Davi?

 

2. O homem espiritual.

Cristo é visto como um segundo Adão, ou seja, um novo começo para a humanidade. Se com o primeiro Adão vieram a fragilidade e a morte, com o segundo, que é Jesus Cristo, vieram a força e a vida. O primeiro Adão veio da terra (em hebraico, adamáh), mas com o sopro de Deus é que se tornou um “ser vivo”. O segundo Adão é em si mesmo um “espírito vivificante”, ou seja, gerador de vida. Jesus Cristo, vem do céu; é, portanto, celeste.

Do primeiro Adão, homem terrestre, herdamos tudo o que é terrestre, frágil, perecível, pecaminoso, condenável; herdamos a morte. Dele vem a nossa solidariedade no mal, nossa tendência para o pecado. Do segundo Adão, Jesus Cristo, herdamos tudo o que é celeste, a graça, a solidariedade no bem, a ressurreição e a vida. Hoje, refletimos a imagem do homem terrestre, com suas fragilidades. Mas um dia a imagem do homem celeste ofuscará a imagem do homem terrestre e refletiremos a o resplendor do divino na glória da ressurreição.

No seu modo de ser e agir, você reflete uma imagem clara ou obscura de Deus?

 

3. Amar o inimigo.

É o assunto principal do Evangelho de hoje, pois amar os amigos até o pagão e o pecador sabem fazer. Sobre isto podemos salientar três frases fortes:

- “O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles.”

- “Sede misericordiosos, como vosso Pai também é misericordioso.”

- “Com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.”

Jesus diz o que fazer com nossos adversários: amar, fazer o bem e rezar por eles. E parece explicar como se faz isto: através da mansidão e generosidade, oferecendo a face, deixando levar a túnica, doando e não pedindo devolução do que foi roubado.

“O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles”. Esta é uma “regra de ouro” para a vida cristã. Depois Jesus explica que amar só a quem nos ama, fazer o bem e emprestar só a quem nos pode pagar, não é novidade nenhuma. Isto não merece recompensa, porque até os pecadores sabem fazer assim. Nossa recompensa, ao contrário, será grande se amarmos os nossos inimigos. Jesus nos ensina o verdadeiro amor, que é amar sem interesses.

“Sede misericordioso, como também vosso Pai é misericordioso”. Deus é nosso Pai, mas só seremos verdadeiramente filhos do Altíssimo, se vivermos o desafio de amar até os próprios inimigos, pois o Pai é bondoso também para com os ingratos e maus.

Misericórdia significa “dar o coração aos míseros”, i. é, aos ingratos, aos maus, aos necessitados. Esta é a abertura máxima do coração misericordioso do Pai. Assim também deve ser o nosso. Eis o desafio do ser cristão: não julgar, não condenar, perdoar e doar, pois Deus nos tratará do mesmo modo que tratamos os outros.

A terceira frase nos faz tremer: “porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”. Qual das três frases fortes sacode mais o ser cristão?

 

Leituras da Semana

dia 25: Eclo 1,1-10; Sl 92[93],1ab.1c-2.5; Mc 9,14-29

dia 26: Eclo 2,1-13; Sl 36[37],3-4.18-19.27-28.39-40; Mc 9,30-37

dia 27: Eclo 4,12-22; Sl 118[119],165.168.171.174.175; Mc 9,38-40

dia 28: Eclo 5,1-10; Sl 1,1-2.3.4.6; Mc 9,41-50

dia 1º: Eclo 6,5-17; Sl 118[119],12.16.18.27.34.35; Mc 10,1-12

dia 2: Eclo 17,1-13; Sl 102[103],13-14.15-16.17-18a; Mc 10,13-16

 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS