Roteiros Pastorais Palavra de Vida
Compartilhe esta notícia:
08/05/2020 Antônio Carlos Santini Edição 3923 8/05/2020 – Vou preparar-vos um lugar... (Jo 14,1-6)

PALAVRA DE VIDA

8/05/2020 – Vou preparar-vos um lugar... (Jo 14,1-6)

                Assim como o pastor caminha à frente de seu rebanho, Jesus Cristo, o novo Adão, é o primeiro homem de uma raça nova que fez a aliança definitiva com Deus. Até mesmo na passagem deste mundo para o Pai, Jesus veio se antecipar a nós e iluminar a todos o caminho a seguir.

                De certo modo, este Evangelho assume também um caráter sentimental. Afinal, trata-se de uma despedida: Jesus nos fala de sua “ida” para o Pai. Trata-se de uma “ruptura” no modo tradicional de relacionar-se entre o Mestre e seus discípulos. Uma relação de profunda amizade, com todo o seu tempero humano: a amizade solidificada em quase três anos de convivência diária, entre milagres e privações, encontros e desencontros, aclamações e ciladas.

                Chega o momento inquietante da despedida. Jesus deixa claro que não é um “adeus”, mas um “até logo”. Na casa do Pai há muitas moradas. Indo à frente, Jesus prepara-lhes um lugar. O objetivo? Não interromper a amizade: “... para que, onde Eu estiver, vós estejais também...”

                Onde será isso? No “céu”? Talvez não. Não seria esse “lugar” o próprio Jesus? Estar EM Jesus é estar NO PAI. Viver em comunhão com Jesus é antecipar o “céu”. Receber, em Pentecostes, a plenitude do Espírito Santo – que é o Espírito de Jesus – não é, já, estar “na casa do Pai”? Creio que sim.

                Sim, é preciso reconhecer que nós estamos no mundo, mas não somos do mundo. É por isso que o Apóstolo Paulo usa a imagem de uma tenda (2Cor 5,1-4), ou seja, uma espécie barraca, que montamos e desmontamos a cada etapa do percurso. Figura muito apropriada para definir o aspecto provisório e efêmero desta nossa condição humana. Estamos de passagem...

                No entanto, ainda que “passageiros do planeta”, já trazemos dentro nós uma semente de imortalidade. Nossa alma espiritual não se extingue com a morte corporal e se projeta em Deus, no eterno. Por saber que este tempo é breve, o cristão sente acrescida a sua responsabilidade de realizar a sua participação na edificação de um Reino que ainda não se vê plenamente realizado no meio de nós.

                A promessa de Jesus, que aponta para um além, inclui a permanência de nossa amizade com Ele. E isto é uma Boa Notícia!

 

Orai sem cessar: “O Senhor me esconderá na sua tenda!” (Sl 27,5)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS