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07/01/2019 Ir. Cássia Albuquerque, FCIM Edição 3908 A pedagogia da responsabilidade vocacional Estar disposto...
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FCIM

A pedagogia vocacional é toda constituída sobre a lógica do dom, que gera liberdade e responsabilidade, por ser um dom é um compromisso a ser assumido. No plano da fé, responsabilidade significa chamado a cooperar com Deus na Criação, é ter um coração grande para hospedar o outro e cuidar dele, ser capaz de se encarregar pela salvação do outro, é dar voz a outro ser para que construa seu projeto de vida. Por esta razão é importante compreender a profundidade de atuar na animação Vocacional.

O Chamado

O chamado de Deus continua acontecendo de formas inesperadas ou inusitadas, nas comunidades, Igrejas, escolas, praças, famílias, grupos e etc. O que falta são animadores e animadoras entusiastas de sua vocação, com um olhar amoroso, ouvidos atentos para escutar aos que procuram, uma sensibilidade para atrair e cativar e uma disposição para aproximar-se das juventudes, sair ao encontro como estimula o Papa Francisco e propor-lhes um caminho de discernimento.

A pergunta é: estamos dispostos a nos aproximar deles (as)? Entender a realidade juvenil atual cercada de novidades exige de nós animadores e animadoras vocacionais, iniciativas mais ousadas, disposição pessoal para vivenciar uma experiência de acompanhamento assim como fez Jesus com os seus discípulos.

Queremos vocações, mas o tempo parece não ser favorável, vislumbramos comunidades quebradas pelo vento da modernidade líquida. Percebemos lideranças cansadas, sacerdotes, religiosos (as), leigos (as), distantes da vida da juventude. A cultura vocacional é o coração palpitante da nova evangelização. Somos chamados (as) a reinventar a animação vocacional.

Avançar para águas mais profundas

Podemos recordar, como iluminação, o Evangelho de Lucas 5,1-6; 10-11, como inspiração pedagógica vocacional. O estilo original de Jesus chamar pescadores para o Reino permanece como referencial para a animação vocacional. O mestre não espera, mas vai lá onde as pessoas se encontram.

Observemos uma imagem vocacional, a de Pedro que, convidado por Jesus, depois de uma noite frustrada, decide obedecer ao seu Senhor jogando as redes. Se não estivessem com aquela rede, não teriam condições de apanhar os peixes. Por isso, as condições da rede é tão importante quanto à necessidade de pescar.Todo (a) animador (a) vocacional precisa de uma rede de pessoas que o ajudem a pescar. Como está a sua rede?  

No texto, refletiremos três atitudes dos discípulos que são necessárias na animação vocacional: lavar, lançar e puxar.

1. Lavar:   

“lavavam as redes”. Significa um tempo de reflexão, organização e preparo. A Animação Vocacional necessita manter sua rede limpa. Sua animação está com as redes limpas? Faça pausas e lave suas redes!

2. Lançar: 

“pela tua Palavra, lançarei as redes”. Significa o trabalho conjunto da animação vocacional. É buscar  novas formas, dar novo impulso e dinamismo ao que já estamos realizando. Para lançar a rede é preciso acreditar...   Sua liderança na animação vocacional tem lançado as redes?

3. Puxar: 

“rompiam-se-lhe as redes”. Significa receber o resultado do trabalho. É algo que exige esforço e não pode ser feito sozinho. A animação vocacional deve formar uma rede de apoio. Sua liderança tem puxado as redes? Você tem uma rede de pessoas em sua liderança?

 

“Doravante serás pescador de homens.” . Realizar Animação vocacional pressupõe um caminho de desafios. O tempo é propício por que nos desafia, não tenhamos medo de “cuidar das vocações”.

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