Roteiros Pastorais Roteiros Catequéticos
Compartilhe esta notícia:
18/02/2020 Ir. Mª Martha Johanning, Sirlei Maria Cichelero Edição 3920 Amai os vossos inimigos
F/ Fano
"Sejam perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito"

 

 Objetivo: Despertar para os compromissos na catequese

Material: Bíblia em lugar de destaque, papel (de rolo), algumas pedras.

 

  1. Ver (a realidade nos ensina)

Dinâmica: Formar um círculo. O (a) catequista combina: Quando ela disser "Vivo", todos ficam de pé. Quando ela disser "Morto", todos agacham. Quem errar fica como observador. O último será o vencedor.

Experência de Vida: O Catequista coloca o papel (de rolo) no chão e espalha as canetinhas em cima ( o n° de canetas deve ser maior que o n° de crianças). Pede que as crianças se coloquem ao redor do papel e se organizem para desenhar o que quiserem. (Tempo: 5 minutos). Comentar sobre os desenhos, a colaboração, o relacionamento. É difícil pensar nos outros quando podemos fazer coisas bonitas sozinhos. Sempre somos tentados a pensar apenas em nós. Jesus veio nos ensinar a pensar também nos outros. Vamos ouvir com atenção o que nos diz a Palavra de Deus.

 

  1. Iluminar (ensinamentos de Jesus)

Canto: /:Conversão, justiça comunhão e alegria no cristão é missão de cada dia :/.

Palavra de Deus: Mateus 5,38-48.

O catequista proclama a Palavra de Deus, devagar e com muito respeito.

Perguntar:

  1. a) O que Jesus muda diante da lei de “olho por olho, dente por dente”?
  2. b) O que Jesus nos recomenda sobre os inimigos?
  3. c) O que significa ser perfeito como o Pai é perfeito?

 

Para refletir:

O Evangelho nos mostra Jesus ampliando o sentido da lei antiga. Jesus não veio para derrubar a lei, Ele veio ensinar que o Amor é a plenitude da lei. O Amor é a lei maior que todos devemos aprender. Temos de aprender a amar uns aos outros. Somos irmãos, formamos uma família. Somos a família de Deus. Essa é a lição que o mundo precisa aprender para que se torne melhor e mais gostoso de se viver.

Guardar no coração:

“Sejam perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”

 

  1. Celebrar

- Oração: a) Fazer silêncio e incentivar para pensar nas dificuldade que encontra na família, na escola e com os colegas.

  1. b) Repetir a frase: "Jesus, ao iniciar este ano de catequese, / quero te pedir: "Ensina-me a amar de verdade: meus familiares, meus colegas e todas as pessoas."
  2. c) Agora vamos repetir essa oração:

Oração da criança.

Bom Pai do céu, permanecei sempre perto de mim. Fazei que eu vos ame cada vez mais. Que o meu coraçãozinho de criança seja puro e que não haja lugar para a raiva. Que meus olhinhos estejam voltados para o bem. Deus, afastai de mim pensamentos de qualquer maldade contra meu irmão. Que a inteligência em boa dose que me deste seja em benefício da humanidade. Fazei que eu ame a todos os meus irmãos ou inimigos, bons ou maus, conhecidos ou não, que eu encontrar em minha vida. Fazei, Senhor, que eu nunca magoe meus pais. Senhor, que eu faça aos outros o que quero que os outros me façam.

 

4 - Agir (A realidade nos convoca para...)

- Compromisso: O (a) Catequista convida as crianças com as suas famílias a participarem da missa ou culto dominical.

Final: Cantar, "Buscai primeiro o Reino de Deus.

 

0000

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS