Formação Família
Compartilhe esta notícia:
08/06/2022 Romefamily Edição 3948 X EMF - "Amor em família: vocação e caminho de santidade" X Encontro mundial das Famílias - Roma, de 22 a 26 de junho de 2022
F/ romefamily2022
"Em Roma, bem como nas dioceses, as palestras terão por objetivo trazer à luz a riqueza encerrada em cada família e que deve ser descoberta para ser oferecida à Igreja. Será importante oferecer não simplesmente conteúdos teológicos e teóricos, mas concretos e práticos, que possam tocar a vivência de cada família e trazer pistas valiosas para a pastoral familiar."

O próximo Encontro Mundial das Famílias, programado para Roma, de 22 a 26 de junho de 2022, terá um caráter multicêntrico e disseminado, ocorrendo simultaneamente em dioceses do mundo todo. Os limites impostos pela pandemia têm-se revelado, nesse sentido, uma oportunidade para que as famílias possam realmente participar e dar a sua contribuição aos encontros diocesanos.

Cada Igreja particular poderá viver uma experiência eclesial contando tanto com a valorização dos recursos locais quanto com a possibilidade de acompanhar em streaming o Encontro em Roma com o Santo Padre.

Além disso, o Encontro Mundial insere-se no atual caminho sinodal da Igreja e pode ser uma valiosa experiência de “participação, comunhão e missão” das famílias.

Foi preparado um manual como uma ajuda às Igrejas particulares que têm a responsabilidade de organizar os encontros locais. Cada diocese/paróquia pode inspirar-se nas indicações fornecidas neste kit pastoral, porém sempre na liberdade de adaptar as iniciativas aqui propostas ao contexto cultural e às necessidades pastorais locais.

O objetivo eclesial é realizar um evento global, que tenha a cara de cada comunidade/Igreja particular.

Orientações para ajudar as comunidades:

Alguns Links úteis:

 Vídeo de apresentação das orientações:

 Site oficial do EMF:

 Iniciativas e recursos para o Ano Família Amoris Laetitia 

  1. Como preparar as dioceses a celebrarem com o Santo Padre o EMF?

Para organizar o evento, sugerimos que cada diocese forme uma equipe pastoral dedicada a isso, suficientemente grande e não limitada a um único casal.

Será uma ocasião para acolher, sempre que possível, as propostas provenientes dos esposos, que conhecem as realidades locais das famílias.

Usar o tema do EMF: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.

Usar os símbolos já disponíveis do EMF: logotipo, hino, imagem, oração e todos os materiais que serão disponibilizados pelo Dicastério nos próximos meses. Traduzi-los, se necessário.

Prever o uso das sete Catequeses preparatórias ao EMF em grupos de casais, na paróquia ou em família.

Além destes, pode-se utilizar todos os subsídios produzidos pelo Dicastério no Ano Família Amoris Laetitia: 10 vídeos com o Papa e as famílias do mundo; Rosário para os namorados, Rosários para as famílias; os percursos “Caminhando com as famílias”, o Decálogo da família, etc. 

  1. É possível organizar o EMF junto a outras dioceses ou realizá-lo num santuário?

Certamente. Mesmo que o bispo considere a sua diocese pequena e prefira organizar o EMF em união com outras dioceses vizinhas, em nível de Província Eclesiástica ou mesmo a nível nacional, pode-se conservar o espírito proposto pelo Santo Padre de um EMF multicêntrico.

Os santuários também podem ser lugares adequados para a realização de grandes eventos que ultrapassam os limites de uma diocese. É necessário simplesmente o acordo do Ordinário da diocese onde se encontra o santuário e dos bispos das dioceses vizinhas.

  1. Como pode ser o programa do EMF a celebrar nas dioceses?

O objetivo é que, de 22 a 26 de junho de 2022, cada diocese coloque as famílias no centro da atenção pastoral, realizando atividades que espelhem o tema do EMF. Será uma espécie de “Semana da Família”, em união com famílias e dioceses do mundo inteiro.

Os critérios de base são a liberdade e a criatividade de cada diocese. Não se trata de replicar exatamente aquilo que se fará a Roma, e não é necessário seguir a totalidade do programa romano.

Consoante à diferença de fuso horário, com relação às celebrações de Roma, pode-se organizar um streaming para os pronunciamentos do Santo Padre, para algumas palestras do Congresso Pastoral, ou a transmissão dos vídeos no Youtube em horário diferente do de Roma.

Podem-se organizar conferências locais, confiados a oradores (de preferência casados) indicados pelo bispo ou párocos, sobre temas semelhantes aos abordados em Roma.

  1. Como pode ser o desenrolar dos dias do EMF nas dioceses e paróquias?

Lugar: Dioceses, paróquias, santuários…
Tema: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”
Celebrações: abertura e conclusão do Encontro, adoração eucarística, Santa Missa.
Oferta: palestras, testemunhos, partilha, festa.

Damos aqui um exemplo mais detalhado, sempre guardando o espírito de liberdade e criatividade das dioceses:

Quarta-feira, 22 de junho: pode-se dar início ao EMF nas dioceses com uma celebração eucarística, terminando com a entrega de um sinal, por exemplo, uma carta a cada família da parte do bispo.

Quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24 de junho: podem-se organizar encontros à noite nas paróquias, ou em pequenos grupos nas casas. Os casais podem ver um vídeo das conferências do dia e em seguida, fazer juntos, um momento de partilha.

Sábado, 25 de junho: pode-se convidar as famílias na diocese (ou em outro lugar, unindo mais dioceses) ou num lugar como, por exemplo, um santuário.

Seria um dia dedicado às famílias com palestras, testemunhos, trabalhos de grupo, partilhas e momentos festivos.

Domingo, 26 de junho: pode-se prever uma celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano com as famílias da diocese (na catedral ou em outro lugar apropriado). As famílias podem receber o mandato que decorre do EMF, como fará o Papa no Angelus desse dia.

Caso o fuso horário permita, pode-se acompanhar a missa em direto ou em diferido do Angelus do Papa, antes ou depois da Santa Missa. Onde não for possível, caberia ao bispo entregar o mandato às famílias.

  1. Onde estarão disponíveis os subsídios para a preparação do EMF?

Todos os subsídios pastorais para a preparação do EMF vão estar disponíveis no site do EMF

  1. Qual pode ser o papel dos movimentos eclesiais e das associações familiares na realização do Encontro nas dioceses?

Os movimentos e associações familiares podem, cada qual segundo o próprio carisma, colocar-se à disposição do seu bispo na organização do Encontro diocesano a fim de colaborar no envolvimento das famílias e nas propostas pastorais.

       7. Ideias para as igrejas particulares a partir do programa do congresso pastoral de Roma

Nas dioceses, podem-se organizar encontros de noite durante a semana do Encontro Mundial em Roma, ou encontros pastorais no fim de semana para facilitar a participação das famílias que trabalham durante a semana.

Trazemos a seguir algumas ideias e sugestões que cada Igreja particular pode enriquecer e modificar segundo a sua sensibilidade.

Palestras: Em Roma, haverá cinco palestras com interpretação simultânea em pelo menos cinco línguas, que poderão ser seguidas via streaming.

Em Roma, bem como nas dioceses, as palestras terão por objetivo trazer à luz a riqueza encerrada em cada família e que deve ser descoberta para ser oferecida à Igreja. Será importante oferecer não simplesmente conteúdos teológicos e teóricos, mas concretos e práticos, que possam tocar a vivência de cada família e trazer pistas valiosas para a pastoral familiar.

Nas dioceses, as palestras poderiam incluir também momentos de partilha, para que o que foi ouvido possa entrar na própria vida e na vida da comunidade, e que se possa regressar a casa enriquecido.

Painéis: Em Roma, haverá 10 painéis, duas após cada palestra, com interpretação simultânea em pelo menos cinco línguas, que poderão ser seguidas via streaming.

O painel é o espaço para testemunhos e partilhas de instrumentos pastorais. Cada painel que vai ser apresentado em Roma compreende três temáticas diferentes, nas quais será articulado o tema principal do painel. Cada temática será apresentada por um casal/família de uma zona geográfica diferente do mundo, para partilhar da riqueza de boas práticas pastorais na Igreja.

Localmente, podem-se organizar encontros para apresentar outros tantos testemunhos de casais e famílias, deixando sempre espaço ao diálogo para ajudar a compreender como declinar o tema abordado no plano pastoral.

Sumário do Programa do Congresso Pastoral

Palestra nº 1: IGREJA DOMÉSTICA E SINODALIDADE

I PAINEL Esposos e sacerdotes unidos para construir a Igreja

  1. Duas vocações complementares e corresponsáveis
  2. Famílias e pastores juntos em missão
  3. Fazer comunidade entre famílias

II PAINEL Jovens e idosos juntos para a Igreja de amanhã

  1. O papel dos avós
  2. Jovens e avós no caminho sinodal
  3. Avós e idosos na pastoral da Igreja

Palestra nº 2: O AMOR EM FAMÍLIA: MARAVILHOSO E FRÁGIL

I PAINÉIS O amor em família na provação

  1. Traição e perdão
  2. A dificuldade dos primeiros anos de casamento
  3. O abandono

II PAINEL Acompanhar a paternidade e a maternidade

  1. Precisamos de pais e mães
  2. Adoção e acolhimento. Uma escolha cristã
  3. Acolher a vida nascente, sempre

Palestra nº 3: IDENTIDADE E MISSÃO DA FAMÍLIA CRISTÃ

I PAINEL Ser cristão na era digital

  1. Centrar a família em Cristo
  2. Transmitir a fé aos jovens de hoje
  3. Redes sociais: um “ambiente” para os nossos filhos?

II PAINEL Vocação e missão nas periferias existenciais

  1. Entre os migrantes
  2. Com as dependências
  3. Quando há violência na família

Palestra nº 4: O CATECUMENATO MATRIMONIAL

I PAINEL Formar acompanhadores e formadores: leigos, presbíteros e seminaristas

  1. Educar os jovens para a sexualidade e a afetividade
  2. Formar pastores e seminaristas
  3. Acompanhar de forma permanente os esposos

II PAINEL A comunhão familiar, estilo de comunhão eclesial

  1. Comunhão familiar e comunhão eclesial
  2. A reciprocidade homem-mulher na Igreja entre os estados de vida
  3. Paternidade, maternidade e fraternidade na Igreja

Palestra nº 5: FAMÍLIA, CAMINHO DE SANTIDADE

I PAINEL Caminhos de santidade

  1. O discernimento na vida quotidiana familiar
  2. Acompanhamento espiritual para as novas uniões
  3. Quando um cônjuge não crê em Deus
  4. Abertura da semana dedicada ao encontro mundial das famílias

Pode-se prever uma abertura comunitária do Encontro.
Pode ser um momento festivo. Em Roma, acontecerá um Festival com a presença do Santo Padre, um momento de festa dedicado aos testemunhos de famílias a partir de temas ligados ao título do Encontro escolhido pelo Santo Padre: “O amor na família: vocação e caminho da santidade”. Será possível acompanhá-lo em streaming.
Localmente, pode-se realizar também uma celebração Eucarística ou um momento de oração, uma peregrinação comunitária ou procissão.

  1. Sugestões para momentos de meditação com as famílias durante os dias dedicados ao encontro

Cada comunidade pode adaptar e/ou desenvolver, conforme as suas próprias exigências, os momentos de meditação propostos, alternando-os com pausas de silêncio para a oração interior, cantos e orações comunitárias. A meditação não deve ser somente um momento individual, mas um tempo de diálogo e de oração dos esposos com Jesus.
Em seguida, uma possível proposta com meditações e reflexões a partir da imagem-símbolo do EMF feitas pelo mestre Marko Rupnik.

Para a explicação do padre Rupnik, clik aqui:

Oração final:

O amor na família: vocação e caminho da santidade

Pai Santo, estamos aqui, diante de Ti,
para louvar-Te e agradecer-Te pelo grande dom da família.
Nós Te pedimos pelas famílias consagradas no sacramento do Matrimônio,
para que possam redescobrir todos os dias a graça recebida
e, como pequenas Igrejas domésticas, saibam testemunhar a Tua Presença
e o amor com o qual Cristo ama a Igreja.

Nós Te pedimos pelas famílias que passam por dificuldades e sofrimentos,
doença ou por problemas que só Tu conheces:
que Tu as sustentes e as tornes conscientes
do caminho de santificação ao qual as chamas,
para que possam experimentar a Tua infinita misericórdia
e encontrar novos caminhos para crescer no amor.

Nós Te pedimos pelas crianças e jovens, para que possam encontrar-Te
e responder com alegria à vocação que planejaste para eles;
por seus pais e avós, para que sejam conscientes
de serem sinal da paternidade e maternidade de Deus
no cuidado dos filhos que, na carne e no espírito,

Tu confias a eles; pela experiência de fraternidade
que a família pode dar ao mundo. Senhor, concede que cada família
possa viver a própria vocação à santidade na Igreja
como um chamado para ser protagonista da evangelização,
a serviço da vida e da paz, em comunhão com os sacerdotes e cada estado de vida.
Abençoa cada Família. Amém.

Fonte: Kit Pastoral de preparação para o X Encontro mundial das Famílias nas Igrejas particulares. 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS