Roteiros Pastorais Roteiros Catequéticos
Compartilhe esta notícia:
18/02/2020 Ir. Mª Martha Johanning, Sirlei Maria Cichelero Edição 3920 Celebração para o início da Catequese (Outra opção)
F/ Fano
"Quem achou um amigo fiel, encontrou um tesouro"

 

Objetivo: Sentir-se acolhidos pela comunidade e despertar o desejo de participar da catequese com interesse e alegria.

Material: Bíblia, corações de cartolina, crachás com o nome de cada participante.

 

  1. Ver (A realidade nos ensina)

Acolhida: Acolher os catequizandos com alegria e criar clima de um ambiente agradável onde todos sintam-se acolhidos, amados e esperados. Fazer uma apresentação: O catequista diz o seu nome e acrescenta: "Vim para o encontro de catequese e conheci.... (Fala o nome de quem estiver a sua direita). O catequizando que foi citado continua dizendo o seu nome e o nome do colega que está a sua direita.

Dinâmica: Preparar com antecedência corações recortados. Em cada coração escreva uma palavra: Amizade – Diálogo – Respeito – União – Amor – Acolhida – Alegria etc. Cada coração será partido em dois. Distribuir as partes para as crianças. Cada catequizando procura o/a colega com a parte que completa o seu coração. Cada dupla conversa sobre a palavra e o que tem a ver com o grupo. Depois apresentar ao grupo o que cada dupla refletiu.

 

  1. Iluminar (Ensinamentos de Jesus)

- Canto: Eu vim para escutar tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor.

- Palavra de Deus: João 15,12-16 (Ler devagar e com expressão)

Perguntar:

  1. a) A quem Jesus chama de amigos?
  2. b) Qual a condição para ser amigo de Jesus?

 

Refletir: O Evangelho diz: "Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos."(Jo 15,13) Jesus provou estas palavras com seu modo de viver e morrer. No livro do Eclesiástico diz: "Quem achou um amigo fiel, encontrou um tesouro." O maior tesouro é a amizade, a graça de Deus. O próprio Deus sonha ser amigo de cada um. Ele não despreza ninguém. Nós, seus filhos e suas filhas também podemos amar assim.

Queremos ser um grupo unido. Nos nossos encontros de catequese vamos conversar, trocar ideias, brincar, conviver e, assim, crescer na amizade e na fé. Acreditamos que Jesus está no meio de nós, ajudando-nos a viver o seu mandamento: O AMOR.

 

Para guardar no coração: “Quem achou um amigo fiel, encontrou um tesouro”

 

  1. Celebrar: (Colocar os corações montados ao redor da Bíblia.)

- Incentivar os catequizandos para fazer orações espontâneas.

- Rezar: Senhor Jesus, estamos felizes porque vamos formar um grupo de amigos. Agora já nos conhecemos um pouco melhor. Queremos ser bons amigos uns dos outros. Queremos também ser teus amigos. Muito obrigado, Jesus!

 

  1. Agir: Falar sobre o material de catequese (Bíblia, livrinho, caneta, lápis de cor), sobre o horário, compromisso, participação da missa ou culto dominical, reunião com os pais, contato com os pais...

 

Compromisso: Organizar o seu material e trazer no próximo encontro.

 

Final: Terminar com um canto a sua escolha.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS