Formação Família
Compartilhe esta notícia:
01/09/2020 Pe. Sebastião Sant’Ana, SDN Edição 3927 Chamados e enviados para amar as famílias em nome de Cristo
F/ RCC SP
"Somos chamados e enviados para amar as famílias em nome de Cristo"

Pe. Sebastião Sant’Ana, SDN (*)

 Dom Luciano Mendes, ao proferir a última conferência do XI Congresso Nacional da Pastoral Familiar (9 a 11/09/2005, São Paulo), assim sintetizou sua mensagem aos congressistas: "Somos chamados e enviados para amar as famílias em nome de Cristo". Palavras que se tornaram cada dia mais atuais e contagiantes, embora passados quinze anos. Os eventos programados para 2020, sobretudo o Mês Vocacional e a Semana Nacional da Família, o comprovam.  

Apesar ou por causa da pandemia?

Tanto a Pastoral Familiar quanto outras pastorais ganharam maior visibilidade nestes últimos meses. Foi surpreendente, por exemplo, a criatividade dos dirigentes na realização do X Simpósio Nacional e da XII Peregrinação da Pastoral Familiar (23 e 24/05/20).

Também as transmissões ao vivo da Hora da Vida, aos domingos; ou da Hora da Família, às terças-feiras, de março a julho, contribuíram grandemente para contagiar agentes e famílias de norte a sul, de leste a oeste do país com a mística do "chamados e enviados para amar as famílias em nome de Cristo". 

Com estas transmissões, Dom Ricardo Hoeppers e Pe. Crispim Guimarães estão agora mais próximos e dialogando com as famílias de todo o Brasil. Dom Ricardo é o bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB. O Pe. Crispim, o assessor da Comissão Episcopal e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

Em cada Hora da Vida ou Hora da Família, Dom Ricardo apresentou uma das equipes que compõem a Direção Executiva Nacional ou a Equipe de Assessoria Pedagógica da Pastoral Familiar.

 

Novos coordenadores dos três Setores da Pastoral Familiar

Muita surpresa e alegria para a maior parte dos agentes aconteceu quando Dom Ricardo, em lives sucessivas, apresentou os novos casais coordenadores dos três Setores que compõem a Pastoral Familiar: Pré-Matrimônio, Pós-Matrimônio e Casos Especiais. Quem são eles, de onde são, e quais as perspectivas para o trabalho do Setor nos próximos anos? Como estão interagindo com os agentes que estão na base da pirâmide pastoral? Mais: quem é o assessor que vai ajudá-los na realização desses sonhos?  Algumas respostas serão encontradas pouco adiante. Quanto às perspectivas sonhadas pelos novos dirigentes, esperamos trazê-las numa próxima matéria. Aguardem!

Semana Nacional da Família testemunhou pastoral orgânica

A Semana Nacional da Família – com empolgante abertura (8 de agosto), criativa realização (9 a 15) e surpreendente encerramento (16) –, mobilizou famílias, comunidades, paróquias, dioceses e regionais do Brasil inteiro.

Na abertura, Karina e André Parreira, com a participação dos sete filhos, aprofundaram o tema "Eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Josué 24,15). O "servir ao Senhor" foi traduzido em três passos: 1) buscar o Senhor (encontro pessoal e do casal com o Senhor); 2) educar os filhos para o Senhor (missão sacramental); 3) anunciar o Senhor, evangelizar, testemunhar a família como caminho de santidade.

A live com Marta Pimenta de Brito, renomada psicóloga portuguesa, focando o tema "viver o novo normal" no pós-pandemia, foi muito oportuna ao abordar a depressão e a ansiedade, os aumentos da violência familiar, do consumo de álcool e de drogas, do uso de armas, do crescente número de suicídios e do flagelo da pornografia. 

A participação ativa das pastorais, movimentos e serviços nos encontros e celebrações (virtuais) da Semana Nacional da Família foi bonito testemunho de pastoral orgânica e de união de forças. O fato superou as expectativas dos dirigentes.

No encerramento, a grande surpresa prometida foi a presença da Ir. Fernanda Balan. Entrevistada por Dom Ricardo e Pe. Crispim, durante meia hora destacou passos importantes dos trinta anos de história da Pastoral Familiar no Brasil. Parabéns, Ir. Fernanda, pelo seu protagonismo.

Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família

A pedido de vários agentes, oferecemos os nomes que compõem a Direção Executiva Nacional e Equipe de Assessoria Pedagógica:

Presidente: Dom Ricardo Hoeppers, Bispo de Rio Grande, RS.

Conselheiros: Dom Armando Martín Gutiérrez,  Bispo de Bacabal, MA. e  Dom Bruno Elizeu Versari, Bispo de Campo Mourão (PR).

Assessor: Pe. Crispim Guimarães, Dioc. de Dourados, MS, Regional Oeste 1.

Casal Coordenador Nacional: Luiz Stolf e Katia Stolf, de Joinvile, SC, Sul 4.

Casal Vice coordenador Nacional: Roque Rhoden e Verônica Rhoden, Dioc. de Sinop, MT, Oeste 2.

Casal Coordenador do INAPAF: Faustino Suchla Filho e Ma. Eloina Gonçalves Suchla, de São José dos Pinhais, PR, Sul 2.

Assessor do INAPAF: Pe.Tiago Miguel Marinho,  de Chapada Gaúcha, MG, Dioc. de Januária, Leste 2.

Casal Coordenador do Setor Pré-Matrimônio: Álisson Schila e Solange Schila, de Dourados, MS, Oeste 1.

Assessor do Setor Pré-Matrimônio: Pe. Acácio Carlos Cardoso, Dioc. de Dourados, Oeste 1.

Casal Coordenador do Setor Pós-Matrimônio: Ronaldo Miliante e Tatiana Miliante, do Rio de Janeiro, Leste 1.

Assessor do Setor Pós-Matrimônio: Pe. Leandro Freire, Dioc. de Niterói, RJ, Leste 1.

Casal Coordenador do Setor Casos Especiais: Afrânio Soares e Flávia Soares, de Manaus, AM, Norte 1.

Assessor dos Casos Especiais:  Pe. Fernando Francisco, de Lins, SP, Sul 1.

Na SECREN (Secretaria Nacional da Pastoral Familiar), em Brasília, temos, nos bastidores, o Thómaz e a Viviane

A todos “chamados e enviados para amar as famílias em nome de Cristo", bom êxito nesta gratificante missão!

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS