Formação Leigos
21/06/2022 CNLB - Regional NE 5 Edição 3948 CNLB realiza sua 40ª Assembleia Geral
F/ CNLB Equipe 40 AGO
"A gente então parte com essa missão, a partir desses olhares, a partir dessas pistas, caminhando em seguida para a escuta que é aquilo que o papa Francisco nos pede e mais ainda um caminho que o laicato deve fazer, a partir das periferias com os olhos e o coração aberto pra vivenciar o evangelho daqueles que mais precisam, junto aqueles que mais precisam, os pobres"

Conduzidos pelo tema “Sinodalidade e Missão: cristãos leigos e leigas em saída para as periferias”, os cristãos leigos e leigas que fazem parte do Conselho Nacional do Laicato no Brasil, encerraram as atividades da 40ª Assembleia do CNLB, na manhã do domingo, 19, após quatro dias reunidos na Casa de Retiros Oásis, em São Luís, Maranhão, com assessoria de padre Francisco Aquino, da diocese de Limoeiro – CE.

O último dia da 40ª Assembleia do CNLB foi iniciado com a Santa Missa, presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís, e concelebrada por dom Sebastião Bandeira, bispo da diocese de Coroatá e presidente do Regional Nordeste 5; dom Sebastião Duarte, bispo da diocese de Caxias e referencial para os leigos do Regional Nordeste 5; dom Manoel Bandeira, do Regional Nordeste 2 e dom Giovane Pereira, bispo de Tocantinópolis (Regional Norte 3) e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato.

Ao final da celebração, Sônia Oliveira, presidenta do CNLB, entregou uma placa em homenagem aos 70 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em agradecimento por sua contribuição com o evangelho da Igreja no Brasil e pelo diálogo com a sociedade por meio dos seus organismos, pastorais comissões e serviços.

Voltando à plenária, a Assembleia acompanhou a apresentação dos indicativos de ação para o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) para o próximo triênio 2022-2025.

Dom Sebastião Bandeira, bispo da diocese de Coroatá e presidente do Regional Nordeste 5, destacou a alegria do Regional para receber esta Assembleia. “É uma alegria e um privilégio podermos acolher esse encontro nacional dos leigos e leigas da Igreja do Brasil. Recentemente em nossa visita Ad Limina, nós ressaltamos a importância dos leigos na vida da Igreja. O leigo que assume um papel tão importante na Igreja e ao mesmo tempo na sociedade porque se nós queremos uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais solidária, é somente quando tivermos leigos preparados para assumir o seu compromisso cristão no mundo de hoje”.

Padre Josimo, Santo da Terra e das Águas

Conceição Silveira, delegada da diocese de Imperatriz-MA, leu a moção de apoio à causa da beatificação de padre Josimo Tavares, presbítero assassinado com dois tiros no dia 10 de maio de 1986, na cidade de Imperatriz.

Confira a Moção na íntegra, aqui.

O documento registra que inúmeras comunidades dentro e fora do Brasil pedem a beatificação de padre Josimo. A moção foi aprovada pelos presentes sem alterações. Padre Josimo também é abordado na Carta Oficial da Assembleia.

Além desta, outras moções foram proferidas como a de apoio à política de cotas e sobre a Amazônia e os povos originários.

Nova Gestão CNLB 2022-2025

Na sexta-feira (17), a Assembleia reunida reelegeu Sônia Gomes de Oliveira como presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) para a Gestão 2022-2025. Compõe ainda esta executiva, Vanda Maria de Carvalho, eleita vice-presidente; Márcio Oliveira, secretário-geral; Patrícia Cabral, secretária-adjunta; tesoureiro-geral, Adriano Massariol e tesoureira-adjunta, Rejane Gaia.

“Tem sido um verdadeiro kairós para nós. Trazer um pouco da reflexão do que essa 40ª Assembleia representa para todos nós é fazer uma síntese daquilo que nós queremos talvez chegar e onde nós queremos chegar. A Assembleia começou na quinta-feira (16), esse momento de empolgação, esse momento de alegria, mas também com uma mística muito grande, uma mística que a cada dia, cada regional tem assumido nas orações tem nos feito pensar o nosso lado espiritual a nossa caminhada”, lembra Sônia Oliveira.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo emite nota aos participantes da 40ª AGO em São Luís do Maranhão. Confira a nota aqui.

A 6° Semana Social Brasileira, através de sua coordenação, também emitiu nota aos cristãos leigos e leigas na ocasião da 40ª Assembleia Geral Ordinária do Laicato do Brasil em São Luís do Maranhão. Confira aqui.

Dom Sebastião Duarte, bispo de Caxias e referencial para os leigos no Regional Nordeste 5, enfatiza a importância de incentivar e motivar a missão da CNLB no Maranhão. “É uma assembleia importante, ela dá suporte para a caminhada e esperamos também que o Regional Nordeste 5 possa continuar o trabalho que já vem sendo desenvolvido, e dá corpo ainda mais a esse trabalho. Esperamos que em nossas dioceses o Conselho Nacional dos Leigos na diocese possa encontrar o suporte melhor para se trabalhar e que as pastorais possam se empenhar, e que nós bispos também possamos animar o serviço do laicato em nossas dioceses”, incentiva.

De acordo com a coordenadora do CNLB no Regional Nordeste 5, Maria José, a expectativa para este momento presencial foi grande e acredita que a partir de agora haverá um fortalecimento do Conselho de Leigos no Maranhão.

“Foi uma expectativa muito grande, um momento de reencontro, depois de dois, praticamente três anos sem nos encontrarmos pessoalmente. Nós nunca paramos, estamos sempre ali em momentos virtuais. Para nós do regional, ela (Assembleia) vai deixar assim um fortalecimento muito grande, acredito, tenho certeza que todo mundo, todos os leigos vão entender e participar do CNLB”, pontua Maria José.

“Vozes das Periferias”

A 40ª AGO do CNLB também foi um espaço para ouvir testemunhos de lideranças sociais que lutam em favor da vida na realidade do Nordeste 5, como a liderança indígena do Tremembé, uma da Missão Sede Sóbrio e outra visa o resgate de mulheres e crianças em vulnerabilidade.

Para a presidenta, Sônia Oliveira, esses depoimentos foram importantes para aprofundar o lema da Assembleia e apontar os caminhos para ações concretas para os leigos e leigas. “Os depoimentos locais que tem sido apresentado aqui, de catadores e catadoras, quebradoras de coco, pessoas em situação de rua, povos indígenas, isso tem ardido o nosso coração e apontado o caminho para nós esse é o caminho que já traz pra nós a nossa iluminação bíblica é pra lá que nós devemos caminhar”, disse.

Lançamento de Livros

Na programação da 40ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) aconteceu o lançamento de livros da Membro da Comissão Nacional de Formação, Carlúcia Maria Silva, intitulados "Mulheres e Economia Popular e Solidária" e "Identificados pelo carrinho".

Além deles, houve também o lançamento das obras da professora Célia Soares de Sousa chamados: "Maria, onde o céu encontra a terra" e "O Perfil Mariano na igreja e a atuação da mulher na igreja".

A 40ª AGO contou com 178 participantes, destes quatro bispos e quatro presbíteros, os demais participantes foram as leigas e leigos de todas regionais da CNLB, e teve como lema, a iluminação bíblica: “O caminho é este, é por aqui que vocês devem ir!” (Is. 30, 21).

“A gente então parte com essa missão, a partir desses olhares, a partir dessas pistas, caminhando em seguida para a escuta que é aquilo que o papa Francisco nos pede e mais ainda um caminho que o laicato deve fazer, a partir das periferias com os olhos e o coração aberto pra vivenciar o evangelho daqueles que mais precisam, junto aqueles que mais precisam, os pobres”, ressaltou Sônia Oliveira.

Encerrou com a posse da nova diretoria eleita para o triênio 2022-2025 e a "Oração de Envio: Igreja em saída para as periferias", inspirada no Evangelii Gaudium, 20, conduzida pelo Regional Nordeste I.

Fonte: CNLB NE 5

Leia também:
Revisitar o passado, fazer memória
Mensagem do IV Encontro da Igreja na Amazônia legal

Santarém: Texto muito simples, mas prático...

O mundanismo, o funcionalismo e o pragmatismo...

50 anos de Santarém: Igreja com vitalidade...

Carta do Papa pelos 50 anos do Documento de Santarém

"O protesto dos pobres é a voz de Deus"

Papa Francisco, a Sinodalidade e a eclesiogênese

"A Igreja da Amazônia não ficou esquecida do Papa"

Inteligência artificial, luz para a evangelização

Obrigados a desobedecer

Encontro Eclesial da Região Andina

Encontro Eclesial do Caribe

Encontros Eclesiais regionais

Reavivar Aparecida: corajosa profecia
15 anos de Aparecida: Sua Vitalidade

Em nome de Deus, defendam a Mãe Terra

Chamados a construir a família humana: Papa Francisco
Entrevista Pe. Dario Rossi: mega mineração no Brasil
Igreja repudia violência contra indígenas
Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.

Nome:
E-mail do amigo: