Destaques Editorial
Compartilhe esta notícia:
28/01/2021 Denilson Mariano Edição 3932 Cresça em nós o amor pela vida
"A garantia da vida humana está atrelada ao destino de nossa Casa Comum. Cresça em nós o amor pela vida, assim alimentamos nossa esperança com atitudes que brotam desse amor e nos aproximam da missão de Jesus..."

Denilson Mariano

Na virada de ano sempre compartilhamos os anseios de um ano novo mais próspero, mais cheio de vida e de esperança. É a esperança que nos move e nos leva a crer para além de nossas fragilidades e desafios. Por isso, é muito importante este cultivo e partilha da esperança teimosa que nos anima.

No Brasil, se a esperança era de que a pandemia já estava começando a passar, fomos surpreendidos por um aumento significativo do número de infectados e mortos pela Covid 19. Não sem motivo, pois era frequente a quebra do distanciamento social, seja pela movimentação em função das eleições, com as festas de Natal, Réveillon e outras, com a frequência nos bares e nas praias... Como se tem repetido: “se nos cansamos de evitar o vírus, este não se cansou de nós”. Prova isso a crise da falta de oxigênio de Manaus (que poderia ter sido evitada), cujo preço do descaso, foi pago com vidas humanas.

A falta de vagas em UTI em Rondônia, com a provável maquiagem dos dados para evitar o fechamento do comércio - e isso não parece ser uma ação isolada de uma capital no Norte do país. Definitivamente, a vida, dom maior e mais precioso, parece sem valor. A sociedade parece ter ouvidos moucos para a situação das vítimas que, sem ar ou presos a respiradores artificiais, gritam: “vidas humanas importam”. Seja a vida de idosos, de pessoas com comorbidades, de pobres que não tem como seguir os protocolos de higiene ou a vida daqueles que não conseguem vagas nos hospitais e nas UTIs.

Por outro lado, nossa esperança na tão sonhada vacina, agora aprovada, por descuido nas relações internacionais ou descaso do governo com a saúde, segue passos muito lentos para sua aquisição, produção e distribuição. Lentidão que fica ainda mais comprometida com a elite que fura fila, com a destinação nem sempre, prioritária para os que estão mais na linha de frente de enfrentamento da Covid... Ah!!! Também nos deparamos com os negacionistas de plantão, espalhados em todas as esferas sociais, que disseminam nas redes sociais uma contra propaganda contra a necessária e urgente vacinação. Colaboram para o crescimento do caos e para que mais vida sejam ceifadas.

Além disso, explodem escândalos em esquemas de venda de cloroquina, de compra abusivas de chicletes, leite condensado e outras especiarias... Mais e mais pedidos de Impeachment se avolumam, bem como a inércia dos líderes políticos que parecem tirar vantagem da situação de que “quanto pior, melhor”. Mas ainda há quem reforce a esperança contra o descaso pela vida. Um grupo de religiosos(as) de diferentes Igrejas e denominações, ao que nos parece, a parcela mais lúcida e comprometida com o Evangelho, também protocola novo pedido de Impeachment. Mais um sinal de que há quem lute pela defesa e preservação da vida.

Nossa esperança é que a vida seja de fato colocada como bem mais precioso da humanidade e compreendamos que só nos salvaremos juntos como nos aponta o Papa Francisco e que a garantia da vida humana está atrelada ao destino de nossa Casa Comum. Cresça em nós o amor pela vida, assim alimentamos nossa esperança com atitudes que brotam desse amor e nos aproximam da missão de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Leia também:
Populismo e liberalismo
O trumpismo se infiltrou na Igreja católica dos EUA
Ser profundo sem perder a simplicidade
Um bispo que escuta os pequenos
O legado de Francisco
Carta Apostólica Patris Corde
O ano de São José
Rede brasileira de fé e política

Os Ricos e a solidão

Em defesa das populações ameaçadas

Pela unidade dos cristãos
Dom e profetismo
Sementes de um mundo novo
Piracema: força de vida e esperança
Os warao e a Fratelli Tutti

Missionário Incansável

O Som da cor e as sementes da coragem

Tornamo-nos aquilo que escolhemos, para o bem ou o mal

Existem padres na Amazônia?
“Nossa vida está sempre por um fio”
Consciência negra com D. José Maria Pires
Contra o racismo, a favor da vida para todos

 Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS