Variedades Extras
Compartilhe esta notícia:
08/07/2022 Denilson Mariano Edição 3949 Diocese de Caratinga realiza Assembleia Diocesana de Pastoral
F/ Pe. Patrício
"Louvamos e agradecemos a Deus pela beleza, leveza e riqueza da Assembleia, no conteúdo, na participação, no envolvimento e entrosamento de todos. Sendo assim, conclamamos todo Povo de Deus da Diocese de Caratinga a continuar vivendo como Igreja sinodal, sustentada nos pilares da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão."

Depois de um longo período afastados por causa da pandemia, os Padres da Diocese de Caratinga-MG, realizaram uma assembleia  pastoral nos dias 04 a 07 de julho. O eixo central deste encontro consistiu em trabalhar os quatro pilares da ação evangelizadora da Igreja do Brasil: Palavra, Pão, Caridade e Missão, (cf. Doc CNBB n. 109).

O encontro iniciou-se com a celebração da eucaristia presidida pelo bispo diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira, que destacou a importância da assembleia, bem como da unidade e comunhão de todo o corpo presbiteral.

Pe. Patrício Geraldo Fialho, coordenador de pastoral, foi o responsável de articular os vários momentos da assembleia, em sua fala de abertura, destacou a importância do cuidado com o outro, do exercício da caridade, de não nos deixarmos levar pela fluidez nas relações  - próprias da “modernidade líquida” que nos afeta, mas de estarmos atentos às necessidades uns dos outros. Ainda na sessão abertura foi destacada a recuperação do Hospital Nossa Senhora do Rosário e da Gráfica Dom Carloto. O encerramento do dia foi marcado por noite cultural e quitutes, favorecendo o entretenimento e a fraternidade entre os presentes.

Na manhã do segundo dia da Assembleia, após a  Celebração Eucarística presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. José Carlos de Oliveira, foram estudados o pilar da Palavra, com a assessoria do Ir. Denilson Mariano SDN, e o pilar do Pão, com o Pe. Ademilson Tadeu Quirino. Na parte da tarde houve o encontro das foranias para as reações e sínteses das duas temáticas trabalhadas pela manhã, as quais foram apresentadas em plenário. À noite foi um exibido o filme “Luta pela fé: a história do padre Stu” para os presentes, favorecendo a convivência.

Iniciou-se o 3º dia da Assembleia com a Celebração Eucarística presidida pelo  Mons. Raul Mota de Oliveira. Durante o período da manhã foram estudados os pilar da Caridade, com a assessoria do Pe. Jamir Pedro Sobrinho e o pilar da Ação Missionária com o Pe. Valcy Ribeiro Soares e o Pe. Raniel Carlos de Freitas. Após as exposições dos temas foi aberto um momento para as contribuições dos presentes. Um pouco antes do almoço aconteceu a bênção da “pedra fundamental” para a Casa de Acolhida aos padres doentes e idosos. A bênção foi presidida pelo bispo dioceseano, com a presença dos demais participantes da Assembleia.  O local escolhido para a construção se localiza nos fundos do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário. Na parte da tarde houve o encontro das foranias para as reações e sínteses das duas temáticas trabalhadas pela manhã, as quais foram apresentadas, posteriormente, em plenário.

Ainda na tarde deste 3º dia, os forâneos, juntamente com Dom Emanuel, Pe. Patrício e um representante dos seminaristas, reuniram-se para a confecção de uma carta para o Povo de Deus sobre a Assembleia Diocesana de Pastoral. Esta carta foi apresentada, para a assembleia na manhã desta quinta-feira, dia 07, depois de correções, cortes e acréscimos sugeridos, ela foi aprovada pelos membros da Assembleia e será encaminhada a todo o povo de Deus da Diocese de Caratinga.

Em tom de fraternidade e sinodalidade, a Assembleia foi concluída com a celebração da Eucaristia presidida por Dom Emaneul Messias, bispo diocesano. Segue abaixo a carta que sintetiza e anima as comunidades a colocarem em prática as definições alcançadas  em cada um quatro pilares que sustentam a vida da Igreja.

 

Mensagem ao Povo de Deus da Diocese de Caratinga

O Presbitério da Diocese de Caratinga unido a seu Bispo, Dom Emanuel Messias de Oliveira, Seminaristas do Curso Teológico e Religiosos, em Assembleia Pastoral, entre os dias 04 a 07 de julho de 2022, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB – 2019 a 2023 – e do Magistério do Papa Francisco, se reuniu para aprofundar o Encarte do nosso IX Plano Diocesano de Pastoral, elaborado pelo CPD (Conselho Pastoral Diocesano), com o objetivo de avaliar e planejar a evangelização de nossa Igreja Particular.

Em clima de sinodalidade – comunhão, participação e missão – estudamos os quatro Pilares da construção da Casa-Comunidade, a saber: Pilar da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão. Constatamos muitos avanços, na caminhada de nossas comunidades paroquiais, que, mesmo diante dos impactos da pandemia e dos desafios atuais, continuam seus trabalhos.

No Pilar da Palavra, acentuamos a prioridade da Palavra de Deus, a reanimação dos Grupos de Reflexão e a necessidade de continuar investindo na formação bíblico-teológico-pastoral de todo o povo de Deus. Orientamos que todos os encontros e reuniões comecem com a leitura orante da Bíblia.

No Pilar do Pão, reconhecemos que as nossas Comunidades, em sua grande maioria, vivem da Celebração Dominical da Palavra e destacamos a importância da unidade entre Liturgia e Catequese com inspiração catecumenal, bem como a formação para a celebração dos Sacramentos, especialmente, da Eucaristia. Sentimos a necessidade de implantar a Comissão Diocesana de Liturgia e do fortalecimento da pastoral litúrgica nas paróquias.

No Pilar da Caridade, valorizamos as pastorais sociais, as campanhas feitas em momentos de calamidades (pandemia, enchentes...) e em prol das instituições e associações de caridade, que promovem a dignidade da pessoa humana. Incentivamos a ecologia integral, o enfrentamento à mineração predatória e o acompanhamento das políticas públicas, visando uma melhor qualidade de vida.

No Pilar da Ação Missionária, salientamos o cuidado com o dinamismo missionário na vida da Comunidade. Cristo é o Missionário do Pai e, com alegria, contribuímos em sua missão evangelizadora. Acolhemos a proposta do Papa Francisco de ser “Igreja em saída” para as periferias geográficas e existenciais, que vá além das pastorais/movimentos, dos templos, dos salões, das paróquias e da diocese.

Louvamos e agradecemos a Deus pela beleza, leveza e riqueza da Assembleia, no conteúdo, na participação, no envolvimento e entrosamento de todos. Sendo assim, conclamamos todo Povo de Deus da Diocese de Caratinga a continuar vivendo como Igreja sinodal, sustentada nos pilares da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão.

Que a Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, e São João Batista, Padroeiro de nossa Diocese, lâmpada que arde e ilumina, intercedam a Deus por todos nós!

Caratinga-MG, 07 de julho de 2022.

 Leia também:
A missão que marcou a vida
Bispos do Leste III escrevem carta sobre a melhor política

Norte 1 e Noroeste encerram visita ad limina

Escuta, clareza e avançar sem medo

CNLB realiza sua 40ª Assembleia Geral em São Luís-MA

Revisitar o passado, fazer memória

Mensagem do IV Encontro da Igreja na Amazônia legal

Santarém: Texto muito simples, mas prático...

O mundanismo, o funcionalismo e o pragmatismo...

50 anos de Santarém: Igreja com vitalidade...

Carta do Papa pelos 50 anos do Documento de Santarém

"O protesto dos pobres é a voz de Deus" 

Papa Francisco, a Sinodalidade e a eclesiogênese

"A Igreja da Amazônia não ficou esquecida do Papa"

Inteligência artificial, luz para a evangelização

Obrigados a desobedecer

Encontro Eclesial da Região Andina

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS