Roteiros Pastorais Roteiros Catequéticos
Compartilhe esta notícia:
02/03/2020 Ir. Mª Martha Johanning, Sirlei Maria Cichelero Edição 3921 Feliz quem tem olhos abertos - 22 de março
F/ Fano
"Jesus: abre sempre os meus olhos!"
  1. Feliz quem tem olhos abertos

Objetivo: Perceber que Jesus quer abrir nossos olhos para as verdades que Ele ensina.

Material: Bíblia, altar com vela, lembrança do batismo ou foto ou gravura de batizado. Objetos para a dinâmica, pano que serve como venda para os olhos.

 

  1. Ver (a realidade nos ensina)

- Dinâmica: Passar obstáculos.

Alguns voluntários retiram-se do local do encontro. Entra um por vez. Há alguns obstáculos no meio da sala. Ele faz um treino e tenta colocar os passos para passar sobre os obstáculos sem tocar neles. Depois é colocada uma venda nos olhos. Os obstáculos são retirados sem que o voluntário perceba. Em seguida ele repetirá os mesmos passos, passando como se os obstáculos ainda estivessem no mesmo lugar. (Os obstáculos podem ser: copos, garrafas, livros, estojos ou outros objetos pequenos, inofensivos).

 

- Experiência de Vida: Dialogar: Vocês conhecem ou já viram uma pessoa cega? Quais as dificuldades duma pessoa cega? Quando nós agimos como cegos?

 

  1. Iluminar (ensinamentos de Jesus)

Canto: Eu vim para escutar. Tua Palavra, Tua Palavra. Tua Palavra de amor.

Palavra de Deus: João 9,1-12. O catequista proclama a Palavra de Deus, devagar e com muito respeito. Depois da leitura, pode ser feita uma dramatização. O (a) catequista distribui os personagens. Depois, à medida que a (o) catequista vai lendo, os personagens vivem seus papéis.

 

Perguntar:

  1. a) Quem Jesus curou? Como foi o gesto da cura?
  2. b) O que fez Jesus? O que fez o cego?
  3. c) Quem vive na cegueira hoje, mesmo de olhos abertos?

 

Para refletir:

O cego do Evangelho tem fé no poder de Jesus. Seus olhos abrem-se e ele vê. Sua mente abre-se e ele crê. Ele não se envergonha de falar bem alto que foi curado por Jesus e sua fé cresce. Os inimigos de Jesus enxergam fisicamente, mas não enxergam o bem que Jesus fez. Criticam e sua cegueira cresce, não querem reconhecer que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. O cego enxerga e fica na luz da fé. Os inimigos de Jesus permanecem nas trevas.

Hoje acontece o mesmo. Há muitos cristãos que se comprometem com Jesus vivo na historia, andam na luz da fé e querem ver a justiça florescer. Mas os que exploram o povo não entendem os cristãos que, sem medo se dedicam àquilo que Jesus falou. Daí vem as perseguições, as críticas.

Como cristãos devemos estar ao lado de Jesus, isto é, em favor da vida. Isto significa abrir os olhos diante do sofrimento e fazer alguma coisa para que isto acabe.

 

Guardar no coração:

"Jesus: abre sempre os meus olhos!"

 

  1. Celebrar

- Oração: Preparar um altar, acender uma vela e lembrar do batismo, quando recebemos a vela, símbolo de luz da fé e depois passar de mão em mão e fazer uma prece:

Quando estamos tristes...

Todos: Iluminai-nos Jesus!

Quando não enxergamos os que sofrem...

Quando há crianças com fome...

Quando não preservamos a natureza...

...

- Pai nosso, Ave – Maria. Pedido de bênção.

 

4 - Agir (A realidade nos convoca para...)

- Compromisso: Participar das atividades ligadas à Campanha da Fraternidade.

 

Final: Cantar: Minha luz é Jesus. E Jesus me conduz pelos caminhos da paz.

 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS