Destaques Em cima da hora
Compartilhe esta notícia:
26/10/2023 Luis Miguel Modino - Enviado especial Sínodo Edição 3964 Francisco denuncia as atitudes machistas e ditatoriais dos ministros ordenados em uma Igreja que é feminina
F/ Pixabay
"Ou a Igreja é o povo fiel de Deus a caminho, santo e pecador, ou acaba sendo uma empresa de serviços diversos. E quando os agentes pastorais seguem esse segundo caminho, a Igreja se torna o supermercado da salvação e os padres meros funcionários de uma multinacional. Essa é a grande derrota a que o clericalismo nos conduz."

Em uma daquelas intervenções tão típicas de Francisco, na Congregação Geral, na tarde desta quarta-feira 25 de outubro, ele se dirigiu aos participantes da Assembleia Sinodal, que estavam iniciando a análise do Documento Síntese. "Gosto de pensar na Igreja como o povo fiel de Deus, santo e pecador, um povo chamado e convocado com a força das bem-aventuranças e de Mateus 25", começou.

Um povo simples e humilde que caminha com o Senhor

Lembrando a atitude de Jesus, que "não assumiu nenhum dos esquemas políticos de seu tempo", nem nenhuma "corporação fechada", ele insistiu em uma Igreja "como esse povo simples e humilde que caminha na presença do Senhor (o povo fiel de Deus)", enfatizando a ideia do "povo santo e fiel de Deus" a caminho, santo e pecador, definindo assim a Igreja.

Sua infalibilidade é vista pelo Papa como uma das características desse povo, "é infalível in credendo", explicando-o claramente: "quando você quiser saber o que a Santa Madre Igreja acredita, vá ao Magistério, porque ele é encarregado de ensiná-lo a você, mas quando você quiser saber como a Igreja crê, vá ao povo fiel".

Consciência da dignidade batismal

Ele lembrou a imagem do povo fiel reunido na entrada da Catedral de Éfeso, pedindo aos bispos que declarassem dogma a verdade que eles já possuíam como povo de Deus, Maria, Mãe de Deus. A partir daí, ele deixou claro que "o povo fiel, o santo povo fiel de Deus, tem uma alma, e como podemos falar da alma de um povo, podemos falar de uma hermenêutica, de uma maneira de ver a realidade, de uma consciência. Nosso povo fiel tem consciência de sua dignidade, batiza seus filhos, enterra seus mortos", talvez uma advertência àqueles que, mesmo na Sala Sinodal, estão determinados a não tornar realidade uma Igreja baseada no Sacramento do Batismo e não no Sacramento da Ordem Sagrada.

Ele deixou claro que "nós, membros da hierarquia, viemos dessas pessoas e recebemos a fé dessas pessoas, geralmente de nossas mães e avós", enfatizando a importância de "uma fé transmitida em um dialeto feminino". Francisco destacou que a fé "foi transmitida em um dialeto, e geralmente em um dialeto feminino. Isso só acontece porque a Igreja é Mãe e são exatamente as mulheres que melhor a refletem".

Mulheres corajosas

O Papa vê as mulheres como "aquelas que sabem esperar, que sabem descobrir os recursos da Igreja, do povo fiel, que arriscam além do limite, talvez com medo, mas corajosas, e no claro-escuro de um dia que está começando, elas se aproximam de um túmulo com a intuição (ainda não esperança) de que pode haver alguma vida".

"A mulher do povo santo e fiel de Deus é um reflexo da Igreja. A Igreja é feminina, é esposa, é mãe", assinalou, denunciando que "quando os ministros vão longe demais em seu serviço e maltratam o povo de Deus, desfiguram o rosto da Igreja com atitudes machistas e ditatoriais", recordando a intervenção da Ir. Liliana Franco. Ele também expressou sua tristeza por "encontrar em alguns escritórios paroquiais a 'lista de preços' dos serviços sacramentais à maneira de um supermercado".

Não a uma Igreja empresa de serviços diversos

Por isso, disse que "ou a Igreja é o povo fiel de Deus a caminho, santo e pecador, ou acaba sendo uma empresa de serviços diversos. E quando os agentes pastorais seguem esse segundo caminho, a Igreja se torna o supermercado da salvação e os padres meros funcionários de uma multinacional. Essa é a grande derrota a que o clericalismo nos conduz. E isso com grande tristeza e escândalo", denunciando o escândalo dos jovens padres que experimentam batinas e chapéus ou alvas e vestes cobertas de renda.

"O clericalismo é um chicote, é um flagelo, é uma forma de mundanismo que contamina e danifica o rosto da esposa do Senhor; escraviza o povo santo e fiel de Deus", ressaltou o pontífice. Diante dessas atitudes, "o santo povo fiel de Deus segue em frente com paciência e humildade, suportando o desprezo, os maus-tratos e a marginalização por parte do clericalismo institucionalizado", denunciou Francisco, que concluiu com uma nova denúncia, ao dizer que "com que naturalidade falamos dos príncipes da Igreja, ou das promoções episcopais como ascensão na carreira! Os horrores do mundo, o mundanismo que maltrata o povo santo e fiel de Deus".

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS