Roteiros Pastorais Leitura Orante
Compartilhe esta notícia:
13/03/2021 Frt. Dionei Pego, SDN Edição 3934 LEITURA ORANTE DA BÍBLICA COM OS JOVENS IV Dom Quaresma: Deus enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele
F/CaminhosdoSenhor.org
"Somos luzes e aceitamos a luz de Cristo, quando somos capazes de dialogar com o diferente sem ferir"

Deus enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele

[4° domingo da quaresma]

 

Ambiente O encontro com a palavra de Deus é uma experiência profunda, que nos faz ter mais ânimo para enfrentar a nossa lida diária, Ela é luz que guia os nossos passos. Prepare seu ambiente para acolher no coração a Palavra que nos orienta e conduz. Procure um espaço silencioso e aconchegante, que lhe traga paz e concentração, esteja confortável e se sinta bem. Silencio, bíblia na mão, uma vela acesa, cartaz da Campanha da Fraternidade 2021, comece fazendo um pequeno exercício de respiração. Isto! Num lugar e posição adequada, entre em sintonia com Deus.

Oração Inicial:

 

  • Invocação da Santíssima Trindade...
  • Oração do Espírito Santo...
  • Ler atentamente o texto: “Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; todo aquele que crer nele, há de ter a vida eterna”. (Jo 3,16). Acompanhe comigo o trecho de João 3, 14-21.
  • Momento meditativo. Nessa narrativa, vemos o diálogo de Jesus com Nicodemos. É apresentado o objeto da fé cristã que dá vida: a paixão aqui é simbolizada pela serpente de bronze (Nm 21, 8-9) é o amor de Deus que, em Jesus Cristo, quer a nossa salvação. E essa interferência de Deus na história nos gera crise, pois diante da revelação do amor de Deus em Jesus Cristo, provoca divisão entre os homens. Qual palavra ou frase lhe chamou mais a atenção? Destacamos algumas:

 

  • Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.
  • Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito.
  • Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
  • A luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más.
  • Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz.
  • Quem age conforme a verdade aproxima-se da luz.

 

Retomando o texto:

Quem toma a iniciativa do encontro é Nicodemos. Um fariseu. Esse encontro tem a intuição de que Jesus é um homem vindo de Deus, mas encontra-se cercado de dúvidas, envolto de trevas, sem direção do que fazer. Jesus vai conduzindo Nicodemos à luz. Nicodemos é protótipo para todos aqueles que deseja buscar e encontrar-se com Jesus Cristo verdadeiramente. Um forte convite a todos nós a não viver nas trevas, mas buscar a verdadeira luz, que é Jesus.

A luz está no crucificado, pois Deus amou tanto o mundo que entregou seu Filho Único, para que todos os que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna. O rosto do crucificado é quem nos iluminará nos momentos mais difíceis da nossa vida. É na cruz que Jesus está nos enviando vida e amor. É em Jesus crucificado que Deus está de braços abertos para acolher, abraçar e sustentar as nossas vidas, marcadas por dores e sofrimentos.

Deus enviou o seu Filho ao mundo para salvar a humanidade e não para condenar. Diante de Jesus Crucificado, temos a decisão de acolhê-lo ou rejeitá-lo. É uma decisão livre. A luz veio ao mundo e quer que sejamos luzes para o mundo. Somos luzes e aceitamos a luz de Cristo, quando somos capazes de dialogar com o diferente sem ferir, quando aproximamos dos pobres, dos mais necessitados, quando respeitamos o próximo, quando acolhemos os homossexuais, as prostitutas, os idosos, sem nenhuma forma de preconceitos. Quando em nossas comunidades promovemos a união e o bem comum e quando cuidamos e respeitamos o nosso planeta, nossa casa comum. Quando nos cuidamos e cuidamos do próximo diante da Covid-19.

.

Vamos rezar?!

“Deus da vida, da justiça e do amor, Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade. Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica, ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo como compromisso de amor, criando pontes que unem em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio. Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angustias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade. Por Jesus Cristo, nossa paz, no Espírito Santo, sopro restaurador da vida. Amém!” (CFE-2021)

 

Contemplando:

Vamos curtir a presença de Deus. Reflita: será que podemos ver e sentir o amor de Deus em Jesus Cristo torturado na cruz? A luz veio ao mundo. Por que tantas vezes recusamos a luz que nos vem do Crucificado?

 

Ação: Inspirados pela palavra do Evangelho: convido você a continuar fazendo um exercício básico, se proteger da Covid-19, pois estamos numa onda de transmissão alta, ser luz hoje é nos cuidar e cuidar do próximo, se proteger. Se possível ficar em casa, não se aglomerar, usar máscaras e ter sempre álcool em gel. Cuidem-se.

Fique em paz. Que Deus te abençoe.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS