Formação Família
Compartilhe esta notícia:
10/05/2020 Pe. Sebastião Sant’Ana Silva, SDN Edição 3924 Maio carregado de propostas, apesar da pandemia
F/ Pixabay
"Talvez a pandemia nos ajude a encontrar a Deus onde não o esperávamos"

Maio vem carregado de propostas, apesar da pandemia

Pe. Sebastião Sant’Ana Silva, SDN

 

No início deste ano, ninguém imaginava que, num século de tanto progresso científico e tecnológico, o mundo iria parar, refém do covid-19. A pandemia interferiu na vida de todos, trazendo preocupações em vista de sua propagação geométrica e suas vítimas fatais. Mexeu com a família, a Igreja e toda a sociedade. Crianças, jovens, adultos e idosos, tivemos que nos adequar às duras exigências a fim de que as graves consequências sociais fossem evitadas.

Orientações corajosas, solidárias e coerentes, vindas do Papa Francisco e da CNBB, se somaram às propostas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério e das Secretarias de Saúde do país, estados e municípios.

Apesar do desafio do isolamento social, a Igreja nos propôs um jeito diferente de viver, em março e abril, a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa. Com isso, muitas famílias cresceram na experiência de fé e fizeram de suas casas verdadeiras "igrejas domésticas".

Março e abril se foram. Chega maio com novas propostas e celebrações.

 

Trabalhador, Bom Pastor e Vocações

Em 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalhador e do patrono dos trabalhadores, São José Operário. Trabalho, emprego, salário, moradia, aposentadoria, plano de saúde, são questões vitais que estão deixando muitas famílias frágeis e vulneráveis. Pedimos a São José, guardião dos mais preciosos tesouros de Deus nesta terra, que interceda junto de seu Filho por todos os trabalhadores e trabalhadoras, especialmente aqueles e aquelas que mais estão sofrendo com o covid-19.

A Festa litúrgica de "Jesus, o Bom Pastor", sempre no IV Domingo da Páscoa, é celebrada este ano no dia 03 de maio. Na mesma data, comemoramos o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, pois Jesus é "o pastor que dá a vida por suas ovelhas". Vai em busca das ovelhas perdidas e machucadas. Ele é o espelho para todos os vocacionados, seus discípulos.

Como somos todos chamados à comum missão cristã, recomendo aos leitores aproveitar os dias do isolamento social para ler e meditar a belíssima mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações (Cf. site Vatican News).

 

Maria e Dias das Mães e da Família

Maio é o tradicional Mês de Maria. Nossas atenções se voltam também para o Dia das Mães (10/05) e o Dia Internacional da Família (15/05).

Em vista da pandemia do covid-19, certamente o Dia das Mães não será tão explorado pelo comércio. O que importa é que a data é excelente oportunidade para fecundas reflexões em torno da vocação e da missão das mães. Mais uma vez recordo o pensamento de Gertrud von Le Fort: “Quando Deus tem o seu altar no coração da mãe, a casa toda se torna seu templo!” 

A poetisa e filósofa alemã apontou para a altíssima vocação e sublime missão que o próprio Deus concedeu às nossas mães. A maternidade vai muito além da dimensão biológica. É a sua dimensão espiritual que lhe dá a grandeza. Através dela, a mãe é chamada a colaborar com Deus tanto na obra da criação quanto da salvação.

Em meados de maio, além do Dia das Mães, celebramos também o Dia Internacional da Família (15/05).

 

Comunicar mensagens que edificam

Se o início e meados de maio apresentaram às nossas famílias e comunidades uma agenda rica de propostas celebrativas, o calendário litúrgico-pastoral do final de maio nos surpreende.

A Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos tem início no dia 24. Na mesma data se celebram o 54º Dia Mundial das Comunicações e a a Ascensão do Senhor. Pentecostes, em 31 de maio, é a plenificação do mistério pascal. "A comunhão com o Ressuscitado só é completa pelo dom do Espírito, que continua em nós a obra do Cristo e sua presença gloriosa" (Konings). O Espírito Santo supera a divisão de raças e línguas, promove a união dos cristãos. Através da diversidade de dons, edifica o Corpo do qual Cristo é a cabeça. Com o Pentecostes retoma-se o Tempo Comum ou Tempo da Igreja.

Recomendo a leitura da mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações (24/05/20). De grande atualidade, mostra o contraste entre as narrativas que edificam e as mensagens falsas (fakenews) que destroem. "A Bíblia é a grande história de amor entre Deus e a humanidade. No centro, está Jesus".

 

Nova maneira de se comunicar e de celebrar os mistérios da fé

As dificuldades estão carregadas de oportunidades. Nestes tempos de crise global, os novos meios de comunicação, – com uma velocidade contagiosa maior do que o covid-19 (?!?!) – estão ajudando nossos grupos, comunidades, paróquias, dioceses, regionais, pastorais, movimentos etc, a encontrarem novas maneiras de se comunicar, de se encontrar, de se reunir, de celebrar, de continuar sua caminhada de fé, de colocar em prática pelo menos uma parte de tudo o que foi projetado para o ano pastoral 2020.

Enquanto congressos, romarias, grandes celebrações, assembleias, – previstos para o semestre – foram cancelados, vários agentes estão surpreendendo ao usar os novos meios de comunicação para que se realize pelo menos uma parte dos projetos.

No meio de tantas coisas ruins pode-se tirar algo de bom. "Talvez a pandemia nos ajude a encontrar a Deus onde não o esperávamos" (V. Codina).

 

"Hora da Vida" e "Hora da Família"

A partir de 22 de março, a página da Pastoral Familiar no Facebook deu início às transmissões ao vivo que oferecem momentos de oração e formação às famílias que estão em isolamento domiciliar por conta da pandemia do covid-19. É um “espaço virtual para manter juntos a fé através da oração”, informa o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, Pe. Crispim Guimarães.

Aos domingos, as transmissões estão voltadas para a Hora da Vida; às terças-feiras, para a Hora da Família. Sempre às 21 horas, com dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB. O momento de oração e formação “faz bem para a saúde do corpo e da alma” – afirma Dom Ricardo.

Também em nível regional, diocesano ou mesmo paroquial, as novas maneiras de se comunicar estão sendo colocadas em prática, semeando alternativas positivas e esperançosas.  Deus é maior! Ele é Pai e Mãe!

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS