Roteiros Pastorais Palavra de Vida
Compartilhe esta notícia:
25/03/2021 Ir. Afonso Murad Edição 3934 Maria se deixa surpreender por Deus Festa da Anunciação
F/ Fano - Dioc. Málaga
"Ela quer saber em que consiste a missão que Deus vai lhe confiar, de ser a mãe do Cristo. Não se contenta com pouco. Uma decisão tão importante, que mudará seus planos e trará riscos, precisa ser pensada."

Ir. Afonso Murad @afonsomurad

Você já ouviu várias vezes o relato de Lucas sobre a anunciação a Maria. Leia novamente, com outro olhar (Lc 1,26-38). Perceba alguns detalhes, que inspiram nossa vida cristã.

Maria era uma jovem prometida em casamento a José, o carpinteiro. Seu futuro se dirigia para casar e ter muitos filhos. A vinda de Deus muda seus planos. Algum tempo depois se criou uma historinha, que não corresponde à Bíblia, de que ela era uma virgem consagrada no templo e que José, um velho viúvo, foi escolhido pelos sacerdotes para cuidar dela.

Através do anjo Gabriel, Deus se aproxima de Maria “lá onde ela estava”. Como aconteceu com ela, assim se dá conosco. Deus vem ao nosso encontro em qualquer lugar, no dia a dia, desde que estejamos com o coração aberto.

A saudação do anjo é surpreendente: Alegre-se, Maria. Venha participar do novo tempo do Messias! Você é agraciada por Deus. E não se preocupe se a missão será difícil, pois o Senhor está com você, dando-lhe força. Também sim acontece com a gente: Deus nos convida a viver a Alegria do Evangelho e vencer a tristeza e a dor. Em menor grau que Maria, recebemos a graça de Deus, que é Ele mesmo em sua bondade e misericórdia. E quando nos chama para uma missão, está ao nosso lado.

A notícia é tão boa e inesperada, que Maria se perturba. Fica intrigada. Questiona. Ela quer saber em que consiste a missão que Deus vai lhe confiar, de ser a mãe do Cristo. Não se contenta com pouco. Uma decisão tão importante, que mudará seus planos e trará riscos, precisa ser pensada. Então, há um diálogo do anjo com Maria.

Quanto tempo durou a anunciação, até que Maria respondesse “sim”? Minutos, horas e ou dias? Lucas resume a conversa, indicando o essencial. Importa saber que Maria não deu uma resposta qualquer. Rezou, discerniu, ponderou. Um compromisso tão importante precisa ser preparado interiormente.

Por fim, Maria acolhe com plena consciência e inteireza a proposta que Deus lhe faz: eis aqui a serva/servidora do Senhor. Eu quero que se faça em mim segundo sua vontade. O relato da anunciação em Lucas não é somente proclamação do nascimento de alguém especial (Isaac, Samuel) como acontece em outros textos da bíblia. É sobretudo um relato de vocação, pois há uma resposta forte e intensa Maria, como acontece com Moisés e vários profetas.

Que Maria nos inspire a dar uma resposta generosa e renovada a Deus. Amém!

 

 Leia também:
300 mil mortos: cada número, um rosto
Probidade e responsabilidade

O povo não pode pagar com a própria vida

BBB21 - o sucesso dos Realitys Shows e a cultura do cancelamento 

O Papa na terra de Abraão

Paz na rua - Paz da rua

Visita do Papa ao Iraque

Fariseus de ontem, fariseus de hoje

Caim e coronavac
Fraternidade amor: espírito e lei

Sombras que quebram a fraternidade

Quem tem medo do diálogo ecumênico

CFE 20221 e o medo do diálgo
Papas Francisco, Bento e João Paulo apoiam a Campanha da Fraternidade
Nota oficial da CNBB sobre a CFE 2021
Marreta profética 
Manifesto contra as críticas caluniosas à CFE 2021
Populismo e liberalismo
O trumpismo se infiltrou na Igreja católica dos EUA
O legado de Francisco
 Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS