Roteiros Pastorais Leitura Orante
Compartilhe esta notícia:
27/03/2019 Revista O Lutador Edição 3908 Não distorcerás o direito” (Ex 23, 6) Invocação à Trindade e Oração do Divino Espírito Santo.
Periodistadigital

A - SITUANDO O TEXTO:

O livro do Êxodo relata a libertação do povo de Deus das mãos do Faraó do Egito. Deus ouve o clamor de seu povo sofrido, desperta lideranças e conduz o povo para fora da escravidão. Para que o povo não volte a ser escravo, Deus faz, com ele, uma Aliança e aponta leis, normas, que são capazes de transformar a relação entre as pessoas. É transformando as relações entre nós e com a sociedade que podemos alacançar uma vida nova, uma sociedade mais justa e humana para todos. Vamos ouvir o Senhor vem nos falar.

Todos (cantando): Fala, Senhor! Fala, Senhor! Palavras de Fraternidade. / Fala, Senhor! Fala, Senhor! És luz da humanidade.

 

B - O QUE O TEXTO DIZ EM SI.

Ler na Bíblia: Êxodo 23,1-9.

Chave de leitura:

1. O que o texto recomenda não fazer?

2. No texto, o que acontece com quem aceita suborno?

3. O que este texto tem a dizer para a prática política de hoje?

 

C - O QUE O TEXTO DIZ PARA NÓS.

L.1.: Para se recuperar a fraternidade, é preciso agir com justiça. O texto acima diz respeito à questão da justiça nos tribunais, onde, às vezes, a lei é torcida a favor dos mais fortes e em prejuízo dos mais fracos e pobres. O texto procura indicar uma conduta reta, honesta e respeitosa dos direitos de cada um. Somente uma sociedade baseada na justiça e no direito será capaz de evitar que os mais fracos se tornem escravos dos mais fortes. Por isso o povo devia manter viva a memória do que lhe tinha acontecido no Egito, para que, ao entrar na Terra Prometida, não recriasse a mesma situação de opressão.

Todos (cantando): Pelo direito e a Justiça libertados, / Povos, nações de tantas raças e culturas. / Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados, / Somos em Cristo, hoje, novas criaturas. (Refrão CF 2019)

L.2.: A Campanha da Fraternidade deste ano volta-se para a questão das Políticas Públicas. Ela quer nos ajudar a compreender e a participar mais ativamente destas políticas, que favorecem a todos, principalmente aos mais Daí a necessidade de entendermos bem o que vem a ser Política Pública e buscar superar os preconceitos que levam as pessoas a se fecharem, a tudo o diz respeito à política, por entender como coisa suja, como corrupção e desvios. A Palavra Política finca suas raízes em um termo grego e se refere à “pólis”, ao lugar de tomar decisoes em função do bem comum. Por isso Política diz respeito a tudo na vida da sociedade. Ela está na arte, nas relações de trabalho, no preço dos alimentos, nas questões da moradia, do estudo, do transporte, do lazer, nas empresas, nos clubes, nas associações, na religião, etc.

Todos (cantando): Pelo direito e a Justiça libertados... (Refrão CF 2019)

L.4 A Política Pública é um espaço de participação para a busca e a garantia dos direitos. É preciso que esse espaço seja ocupado por pessoas honestas, sérias, que agem a favor do bem, que busquem a justiça e o direito. Pessoas que levem a sério a Palavra de Deus. Verdadeiros cristãos que queiram fazer a diferença, sendo um fermento da justiça, uma luz que desmancha as tramas da corrupção e da violência, e um sal que tempera a sociedade com a vida que brota do evangelho (cf. Mt 5, 13-14).

Todos (cantando): O sal e a luz sou eu, sou o povo do Senhor. (bis)

 

O que mais lhe chamou a sua atenção no texto bíblico e no comentário acima?

 

D - O QUE O TEXTO NOS FAZ DIZER A DEUS. (Preces e Orações)

1. Senhor, que esta CF possa produzir os frutos necessários, ajudando a superar o calvário de sofrimentos que atinge a tantas pessoas desassistidas pelas políticas públicas, rezemos:

Todos: Senhor, ajudai-nos a viver como verdadeiros irmãos!

2. Senhor, fazei de nós, leigos e leigas, pessoas conscientes e comprometidas, capazes de desdobrar a fé em ações concretas a serviço da vida e da esperança para todos, rezemos.

3. Senhor, ajudai-nos a estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade, rezemos:

(Outras preces espontâneas)

 

E - O QUE O TEXTO SUGERE PARA O MUNDO, HOJE

Quem se interessam pela política tem buscado o bem comum ou os privilégios particulares? Por quê?

F – TAREFA CONCRETA:

Descobrir as iniciativas, já desenvolvidas em nossa comunidade, na linha das políticas públicas Encerramento: Pai nosso, Ave-Maria e pedido de Bênção a Deus.

 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS