Entrevistas Especial
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13/03/2023 Luis Miguel Modino - CELAM Edição 3957 No Sínodo, o principal legado é ter vivido o processo e começar a criar espaços eclesiais e pedagogias Entrevista com Dom Pierre Jubinville, bispo paraguaio
F/ L M Modino
"Representantes das periferias têm estado presentes nestes encontros, onde a formação teológica e mesmo intelectual é mais limitada, mas que têm outro tipo de formação que talvez as pessoas que têm essa formação teológica ou intelectual não tenham. Poderíamos dizer que nos ensinam o que significa ouvir o Espírito e caminhar com Deus no dia a dia?"

A Igreja está assumindo o Concílio Vaticano II "com mais facilidade, liberdade e criatividade", diz Dom Pierre Jubinville. Isto concretiza-se em ser comunidades que, com sinodalidade, são chamadas a reacender a chama de uma missão.

Uma Igreja sinodal que "há pessoas que já vivem esta realidade há muito tempo, mas há outras que têm resistência e não tiveram a experiência". Nesta Igreja é necessário "criar mais espaço para as pessoas simples", sabendo que para "ouvir realmente teríamos de mudar muitas condições para que se abram mais e se sintam mais à vontade".

Para além das questões abordadas, "talvez o principal legado seja ter vivido o processo e ter começado em cada área a criar espaços e pedagogias eclesiais", insiste o vice-presidente da Conferência Episcopal Paraguaia, que espera que esta seja mais sinodal, afirmando que "todas as Igrejas têm de entrar neste modo ativo e criativo".

A Igreja vive uma experiência que não podemos dizer nova, mas podemos afirmar que após 60 anos ela foi verdadeiramente assumida. Qual é o significado deste Sínodo 2021-2024?

É verdade que está realmente a assumir o Vaticano II, parece agora com mais facilidade, liberdade, criatividade, e eu vejo-o como redescobrindo a importância da vida comunitária. Quando o Vaticano II falou do povo de Deus, agora vê-se muito mais concretamente, é o que significa ser comunidades. São coisas que também na América Latina estamos a ruminar e a viver, com altos e baixos, mas agora é o tempo das comunidades cristãs que também estão abertas ao espaço público, que têm projetos missionários e que valorizam a vida quotidiana em conjunto. Toda a questão de caminharmos juntos pressupõe que temos comunidades.

No seu trabalho pastoral, tem acompanhado as comunidades eclesiais de base, tanto no Paraguai como no continente, comunidades organizadas com base nos ministérios nascidos do Batismo. Poderíamos dizer que esta é uma concretização possível do que seria avançar na sinodalidade?

Infelizmente, muitas destas comunidades também se tornaram rígidas e seguem um padrão de administração do sagrado, e a sinodalidade vem reavivar a chama de uma missão. Esta comunidade missionária está em diálogo com o seu ambiente, com a sociedade, tem compromisso.

Há também criatividade na vida espiritual, na celebração e no sacramento da vida quotidiana, apoio mútuo, visitas, partilha, solidariedade. Isto para nós, porque são comunidades bastante pobres e a verdadeira assistência social no Paraguai é a solidariedade familiar e comunitária, não há outra.

A Igreja Paraguaia reuniu-se recentemente para discutir o Documento para a Etapa Continental. Que riquezas surgiram deste encontro?

Talvez tenha ajudado esse grupo, que era o grupo dos Bispos, Vigários de Pastoral e líderes das pastorais em nível nacional. Foi um pequeno grupo de cerca de 50, 60 pessoas, e ajudou-nos a tomar consciência da importância deste espaço onde partilhamos e vislumbramos os caminhos pastorais. Há ainda um longo caminho a percorrer, é difícil, existe um fosso entre a realidade diocesana e a animação pastoral nacional, mas temos um espaço para partilhar, para crescer juntos e para nos adaptarmos.

É uma comunidade que se reuniu no seio da Assembleia Episcopal, mas com vigários e líderes nacionais. Soube aqui que algumas conferências episcopais têm representação nas suas sessões ordinárias dos líderes das pastorais em nível nacional. Desde 2019, temos duas reuniões anuais deste grupo.

Nas Assembleias Regionais organizadas pelo CELAM para levar adiante a fase continental do Sínodo, as chamadas comunidades de discernimento, onde bispos, vida religiosa, clero e leigos se sentam juntos e partilham como iguais o que o Espírito lhes está a revelar, têm sido uma novidade. Ainda é difícil entre o clero reconhecer a voz do Espírito ao mesmo nível nos leigos?

Há pessoas que têm vivido esta realidade durante muito tempo, mas há outras que são resistentes e não tiveram a experiência. Precisamos de olhar para os outros como iguais em dignidade e isto é algo sobre o qual temos meditado muito, sobre a dignidade da vocação batismal. Infelizmente, ainda há uma ideia de que o clero tem um bónus por causa da sua consagração. Não digo que não haja um ministério específico, mas a aventura cristã é a mesma para todos e há sempre muito a aprender uns com os outros nesta relação de igualdade.

Representantes das periferias têm estado presentes nestes encontros, onde a formação teológica e mesmo intelectual é mais limitada, mas que têm outro tipo de formação que talvez as pessoas que têm essa formação teológica ou intelectual não tenham. Poderíamos dizer que nos ensinam o que significa ouvir o Espírito e caminhar com Deus no dia a dia?

Temos ainda que dar mais espaço ao povo simples e participar mais nas assembleias onde eles são a maioria e esse tipo de servos da Igreja que comem isso todos os dias, que são a maioria aqui, clero e leigos, a maioria deles são pessoas com muita responsabilidade pastoral e que falam a nossa língua. Há uma pequena representação da periferia e eu gostaria de lhes perguntar como se sentem. Falei com alguns deles e penso que, para realmente os ouvirmos, teríamos de mudar muitas condições para que possam abrir-se mais e sentir-se mais à vontade. A cultura dominante aqui é a cultura eclesial.

Que portas pode este Sínodo abrir para o futuro?

Faço-me esta pergunta porque é o Sínodo sobre a Sinodalidade, mas há temas que estão a surgir que exigiriam um Sínodo separado: as mulheres na Igreja, a questão do género e da diversidade sexual, uma nova opção pelos pobres. Há muitas coisas que aparecem aqui. Este Sínodo, se for fiel ao seu título, vai concentrar-se em como tornar as estruturas eclesiais, as práticas eclesiais mais propícias a que isto surja e caminhemos juntos, mas receio que seja muito ambicioso e que haja muitas expectativas.

Há uma expectativa de que todas as questões serão abordadas e resolvidas e não creio que isso seja possível. Talvez o principal legado seja ter vivido o processo e começar em cada zona a criar espaços e pedagogias eclesiásticas. Como Equipe Nacional no Paraguai, já queremos que a consulta passe e queremos começar a trabalhar para encorajar a nossa própria Igreja a tornar a Conferência Episcopal mais sinodal, para tornar as Festas Patronais mais sinodais, para tornar o Conselho Económico mais sinodal, e estarmos a partilhar e a pedir a todo momento onde precisamos de ajudar a caminhar juntos. Todas as Igrejas têm de entrar neste modo ativo e criativo.

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