Variedades Assembleia Eclesial
Compartilhe esta notícia:
13/03/2020 ADCE Edição 3921 O 15º encontro de bispos e empresários da América Latina e Caribe Encontro será em Julho, em São Paulo
F/ ADCE
"Estamos convencidos de que a realidade de hoje exige uma profunda transformação na gestão empresarial, política e social ..."

O 15º encontro de bispos e empresários da América Latina e Caribe será em São Paulo

“Diálogo e caminhos necessários para o bem comum: trabalho, pobreza, migração na América Latina hoje” é o tema do 15º Encontro de Bispos e Empresários da América Latina e Caribe, que vai ocorrer entre os dias 18 e 20 de junho, em Guarulhos e Aparecida, São Paulo. O Simpósio é organizado pela CELAM (Conferência Episcopal para a América Latina), UNIAPAC (União Internacional de Dirigentes Cristãos de Empresa) da América Latina, ADCE (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa) do Brasil e CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Para alcançar um diálogo mais fluído entre a igreja e o mundo dos negócios, o CELAM e UNIAPAC LA promovem, a cada dois anos, já há mais de 30 anos, encontros entre bispos, que são os líderes da Igreja Católica e líderes empresariais cristãos de 15 países da América Latina e do Caribe. O objetivo é debater, refletir e propor ações sobre questões atuais que afetam a sociedade latino-americana.

A abertura do evento, os painéis temáticos, apresentações, mesas de trabalho e diálogos acontecerão em Guarulhos, e uma visita guiada à Basílica seguida de Missa de enceramento será realizada em Aparecida, no sábado, pois é um local especial e emblemático, para os católicos, não só do Brasil, mas de toda América Latina.

Alguns dos problemas contemporâneos do continente, conforme pontua o presidente da UNIAPAC Brasil, Sérgio Cavalieri, são a crise migratória na Venezuela e no Haiti. Países como Chile, Bolívia, Equador, Peru, Venezuela e Argentina registraram manifestações populares, e confrontos sócio políticos em 2019. Além disso, nos últimos anos, as eleições em muitos países foram marcadas por polarizações, intolerância e disseminações de fake news. “Não é só um encontro de diagnóstico sobre situação econômica, social e avaliação de índices de desenvolvimento ou pobreza. Buscamos ações concretas com as quais este dois grupos importantes de líderes, cada qual na sua área de atuação, concordam. Diante da falta de diálogo e radicalizações, buscamos a convergência e caminhos para o bem comum”, afirma Cavalieri.

“Estamos convencidos de que a realidade de hoje exige uma profunda transformação na gestão empresarial, política e social na quase totalidade dos países da América Latina. O desenvolvimento econômico e a tecnologia podem ajudar a solucionar grande parte dos problemas, mas a consciência, a atitude de cada um é fundamental para solução definitiva e o verdadeiro progresso humano. Para isto necessitamos da orientação e apoio dos nossos pastores, pois somente a humanização das relações, a compaixão, a misericórdia, o amor, garantirão uma sociedade mais justa e fraterna”, escreveu em carta aberta o presidente da UNIAPAC Latinoamericana Luis Bameule.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS