Roteiros Pastorais Tudo em família
Compartilhe esta notícia:
15/03/2020 Antônio Carlos Santini Edição 3922 O presente perigoso...
F/ Pixabay
"Os meios mais modernos de hoje, irrenunciáveis sobretudo para os mais jovens, tanto podem dificultar como ajudar a comunicação em família e entre as famílias. "
  1. Coisas que acontecem

Alonso era um capataz pra toda obra. Desde que fora contratado, a fazenda nunca mais dera prejuízo. Casado, duas filhas, mourejava de sol a sol, feliz, assoviando modinhas. Chegando o Natal, o patrão quis demonstrar sua satisfação com o empregado e deu-lhe de presente uma televisão a cores. Dois meses depois, Alonso aparece na sede da fazenda com o televisor em um carrinho de mão. Disse ao patrão que agradecia muito, mas estava devolvendo o presente. O fazendeiro, espantado, pergunta pelo motivo.

- Sabe, patrão, depois que a televisão entrou lá em casa, as meninas não querem mais ajudar a mãe na cozinha. É um tal de reclamar das roupas que elas usam, e de ficar pintando unha... já estão até falando diferente do nosso jeito de falar...

  1. Pensando juntos

“Os meios mais modernos de hoje, irrenunciáveis sobretudo para os mais jovens, tanto podem dificultar como ajudar a comunicação em família e entre as famílias. Podem-na dificultar, se se tornam uma forma de se subtrair à escuta, de se isolar apesar da presença física, de saturar todo o momento de silêncio e de espera, ignorando que o silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras ricas de conteúdo [...]. Descobrindo diariamente este centro vital que é o encontro, este início vivo, saberemos orientar o nosso relacionamento com as tecnologias, em vez de nos deixarmos arrastar por elas. Também neste campo, os primeiros educadores são os pais. Mas não devem ser deixados sozinhos; a comunidade cristã é chamada a colocar-se ao seu lado, para que saibam ensinar os filhos a viver, no ambiente da comunicação, segundo os critérios da dignidade da pessoa humana e do bem comum.” (Papa Francisco)

  1. Para uma reunião de casais

- Qual é o papel desempenhado pela TV em sua família?

- Em seu lar, as tecnologias são orientadas pelos pais ou acabam por arrastar os membros da família?

- Televisão, celular, Internet estão colaborando para o ambiente de sua família? Ou causam prejuízos para a convivência e a comunicação de todos?

- Que providências foram tomadas para minimizar os prejuízos sobre os filhos?

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS