Destaques Em cima da hora
Compartilhe esta notícia:
21/04/2023 Denilson Mariano Edição 3957 Proclamar a Palavra em um mundo fragilizado FEBIC realiza sua X Assembleia Geral em Mar del Plata
F/ FEBIC
"Ao tratar do tema da “fragilidade” foi mencionada a fragilidade da Criação, a fragilidade da comunidade humana, acentuadas com a Covid 19, bem como a fragilidade da Igreja..."

Com o tema  “Proclamar a Palavra: Fonte de vida para um mundo fragilizado”, deu-se início à X Assembleia Geral da FEBIC- Federação Bíblica Católica Internacional, na cidade de Mar Del Plata, na Argentina, que realizou-se entre os dias 16 a 21 de abril de 2023, contando com 141 delegados representantes das regiões e sub-regiões de 70 países diferentes.

Por onde passa a Palavra, tudo se transforma

A missa de abertura aconteceu na Catedral da Cidade anfitriã e foi presidida pelo bispo local Dom Gabriel Mestre, seguida de uma procissão dos participantes do encontro da FEBIC até o local do encontro. Um dos cânticos desta caminhada dizia que por onde passa a Palavra de Deus “tudo se transforma, a alegria vem e a tristeza vai-se”. Já sinalizava a força viva da Palavra de Deus no meio do povo que vem favorecendo a uma animação bíblica de toda a pastoral. Houve uma entronização da Palavra e em seguida cada um dos continentes presentes foi representado por faixas de tecidos coloridas, cada cor representando um continente.

O Brasil se fez representado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na pessoa do Pe. Décio Walker, pelo Instituto Nova Jerusalém, na pessoa do Pe. Jackson (sobrenome) e pela Arquidiocese de Belo Horizonte, com minha presença: Denilson Mariano da Silva, também membro do Movimento da Boa Nova (MOBON).  Haviam outros brasileiros presentes, porém representando outras nacionalidades e instituições bíblicas internacionais.

Um clima de fraternidade, de amizade, envolveu os  representantes dos variados  serviços, projetos e iniciativas de animação bíblica de todo o mundo, filiados à FEBIC. Durante os vários dias de encontro, os participantes tiveram oportunidade de debruçar-se sobre  o tema em diferentes perspectivas teóricas e práticas, manifestando uma riqueza de contribuições ressaltando desafios e urgências atuais, bem como ressaltando a força da Palavra de Deus em um mundo frágil.

Dom de Deus para um mundo frágil

Ao tratar do tema da “fragilidade” foi mencionada a fragilidade da Criação, a fragilidade da comunidade humana, acentuadas com a Covid 19, bem como a fragilidade da Igreja. Tendo presente que as fragilidades também nos fazem fortes.  Um dos pontos centrais tratou de buscar responder como a Palavra de Deus  pode ser instrumento  de transformação, uma vez que a desobediência  a ela está gerando degradação, poluição, violência, escravidões... e, por sua vez,, a obediência a Cristo é que gera o amor, a corresponsabilidade, a comunhão e conduz à educação ecológica e educação para a paz. As fragilidades da Igreja foram tratadas no tocante aos pontos destacados pelo Papa Francisco na preparação ao sínodo (2023-2024): “Comunhão, Participação, Missão”.

No decorrer dos trabalhos lembrou-se também a missão da FEBIC que não é uma agência de ajuda ou uma corporação, mas uma plataforma internacional de organismos católicos independentes, que se faz presente por meio de seus membros e organismos que a compõem.  Sendo 99 membros formadores e  243 membros associados, assim distribuídos: 128 na América Latina, 67 na Ásia, 57 na África, 54 na Europa, 12 na América do Norte, 12  Oriente Médio e 12 na Oceania. Essas entidades oferecem diferentes e variados serviços à Palavra de Deus por meio de publicações, serviços de  formação bíblica e promoção de atividades e divulgação da Palavra de Deus nos mais variados meios. Durante a Assembleia houve a oportunidade de apresentar um panorama das principais atividades realizadas nos últimos anos, pelos membros filiados à FEBIC, em todo o mundo.

Para seguir adiante na Animação Bíblica de toda a Pastoral

Durante a Assembleia, as partes da manhã foram dedicadas a Palestras e painéis que trataram do tema sobre diferentes perspectivas; a parte da tarde foi destinada a oficinas de trabalhos (Worshop/talheres) partilhando diferentes iniciativas e serviços de animação bíblica, bem como para encontros de regionais e sub regionais em preparação à Assembleia Geral Eletiva que tem lugar o penúltimo dia do encontro. Todas as noites eram concluídos os trabalhos com a celebração da Eucaristia, celebrada em diferentes línguas, sendo presididas por variados representantes das diferentes instituições membros da FEBIC. Uma sintonia e comunhão que fazia a todos experimentar um pouco do evento de Pentecostes em nossos dias.

Os dois dias finais e conclusivos da Assembleia foram dedicados à eleição dos membros do Conselho deliberativo da FEBIC bem como à construção de um plano de trabalho para os próximos seis anos, duração do mandato do conselho eleito. Também lembrou-se o processo de sinodalidade no qual todos estamos inseridos e que não podemos ficar à parte, bem como retomar o domingo da Palavra de Deus, que poderia ter sua preparação encaminhada pela FEBIC, como um serviço desta à Igreja, tarefa que parece de grande urgência neste momento e que será proposta, o quanto antes ao Vaticano.

Pistas de ação

Dentre outras atividades a FEBIC há se esforçar para conscientizar os fiéis sobre a responsabilidade e co-responsabilidade pela Criação uma vez que esta tem raízes bíblicas; Abordar a celebração do Domingo da Palavra de Deus como projeto da FEBIC; enfatizar a comunicação digital e buscar formas criativas de divulgar a Bíblia e difundir o conhecimento bíblico; antecipando o ano jubilar de 2025, a FEBIC deve concentrar-se em concretizar sua presença como dom de Deus a serviço da vida em várias regiões de forma planejada e organizada; prestar atenção aos currículos de estudos bíblicos nas escolas católicas, universidades,seminários e casas de formação e, sempre que possível, garantir que a FEBIC ocupe aí um posição central; a FEBIC organizará conferências em diferentes regiões para discutir a centralidade da Bíblia nos vários aspectos da vida pastoral e da Igreja para animar biblicamente a vida e a pastoral. Essas conferências forneceriam as bases para ajudar a reconstruir a vida pastoral da Igreja, em muito fragilizada.

E, num clima de alegria e esperança, foi celebrada a missa final concluindo a X Assembleia Geral da FEBIC. Em um gesto simbólico os representantes da FEBIC de cada Região fizeram uma procissão com a Palavra de Deus em direção à saída para indicar a “saída missionária” na qual todos somos chamados(as) a continuar a Proclamar a Palavra como dom de Vida para um mundo frágil.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS