Destaques Editorial
Compartilhe esta notícia:
19/04/2019 Denilson Mariano da Silva Edição 3912 90 anos de missão
Denilson Mariano da Silva
Denilson Mariano da Silva
"Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora. Um pequeno grupo de missionários, religiosos presbíteros e irmãos, que alimentando-se na espiritualidade eucarístico-mariana, coloca-se a serviço do povo, sobretudo dos mais pobres e necessitados. "

O mês de maio sempre nos recorda grandes alegrias: é mês das flores, mês das mães, mês de Maria... E precisamos mesmo de motivos para nos alegrar diante de tantos acontecimentos trágicos ocorridos desde o início deste ano. Segue aqui nossa solidariedade às vítimas diretas e indiretas das barragens da Vale do Rio Doce; das famílias enlutadas que tiveram filhos queimados; pelos mortos à bala na Escola em Suzano; pelas vítimas do desabamento dos prédios no Rio de Janeiro; e pelas vítimas de mortes violentas causadas pelos órgãos e pessoas que tem a missão de proteger nossa população.

Por outro, como motivo de alegria, lembramos a honrosa figura do Padre Júlio Maria De Lombaerde, hoje Servo de Deus, que veio para o Brasil no início do Século passado. De origem belga, era membro da Congregação da Sagrada Família, depois naturalizou-se brasileiro. Foi um homem extremamente dedicado a tudo o que abraçava. E, se tem algo que se pode dizer a seu respeito, sem medo de errar, é que era um homem eclesial, profundamente ligado à Igreja. Ele “vestia a camisa” da Igreja de seu tempo. Zeloso pela pastoral, na época entendida na linha da “salvação das almas”, tudo fazia para o avanço missionário da Igreja. Além de desdobrar-se pessoalmente no atendimento às comunidades, na visita aos doentes e na solidariedade aos pobres, Pe. Júlio queria que a Igreja avançasse, sempre mais, em sua ação missionária.

Inspirado sempre no amor à Eucaristia e à Virgem Maria, Pe. Júlio, lia a vontade de Deus nos acontecimentos, nas urgências humanas e pastorais. Foi assim que, imbuído de grande ardor missionário, tornou-se o fundador de três famílias religiosas. A primeira no Norte do Brasil – Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria - e outras duas na Zona da Mata mineira – os Sacramentinos e as Sacramentinas de Nossa Senhora. Seu anseio era responder aos apelos de Deus e as necessidades do povo alargando a força e a presença missionária da Igreja.

Assim nasceu a Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora. Um pequeno grupo de missionários, religiosos presbíteros e irmãos, que alimentando-se na espiritualidade eucarístico-mariana, coloca-se a serviço do povo, sobretudo dos mais pobres e necessitados. São noventa anos de missão, tempo de celebrar as conquistas, os avanços e as vitórias da caminhada. Mas tempo também de rever o caminho feito, corrigir eventuais desvios e, sobretudo, tempo de retomar o primeiro amor que nos fez nascer e o sentido maior de nossa existência na Igreja e no mundo.

Em termos eclesiais, somos ainda muito jovens. E por isso, sonhadores. Não percamos o sonho missionário do Pe. Júlio Maria, não percamos o sentido primeiro de nossa consagração religiosa, não percamos o amor ao povo de Deus que nos faz voltar sempre à radicalidade do Evangelho, tão querida por Jesus: “Quem quiser me seguir renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga” (Mt 16,24). Somente assim encontraremos a alegria de estar a serviço do povo, a alegria de ser Igreja e seremos também causa de alegria em meio a tantas tragédias...  Avante Sacramentinos de Nossa Senhora... 90 anos de missão é só pra começo de conversa.

Denilson Mariano da Silva

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS