Roteiros Pastorais Palavra de Vida
Compartilhe esta notícia:
31/03/2024 Antônio Carlos Santini Edição 3969 Tiraram o Senhor do túmulo! (Jo 20,1-9) - 31/03/2024
F/ blogspot
"As aparições testemunham a nova dimensão do Ressuscitado, o Seu modo de ser ‘segundo Espírito’, que é um modo novo e diferente, com relação ao modo de existir de antes..."

31/03/2024 – Tiraram o Senhor do túmulo! (Jo 20,1-9)

Os eventos narrados pelos Evangelhos sobre a ressurreição de Jesus Cristo estão mesclados de surpresa, estranheza e – por que não dizer? – de certa decepção... Nada está como devia: o cadáver sumiu, o túmulo está vazio, o Desaparecido “aparece” aqui e ali, em diferentes lugares e a diferentes pessoas. E, sem dúvida, os mais surpresos são os discípulos de Jesus. Em quê acreditar?

Não nos próprios olhos, apesar de Tomé. Não nos próprios sentidos, pois eles falham diante de uma nova realidade. As barreiras entre o físico e o espiritual parecem rompidas em definitivo...

Frei Raniero Cantalamessa comenta que “as aparições testemunham a nova dimensão do Ressuscitado, o Seu modo de ser ‘segundo Espírito’, que é um modo novo e diferente, com relação ao modo de existir de antes, ‘segundo a carne’. Por exemplo, Ele pode ser reconhecido não por qualquer um que o veja, mas tão somente por aquele a quem Ele mesmo se dá a conhecer. Sua corporalidade é diferente da de antes: está livre das leis físicas, entra e sai a portas fechadas, aparece e desaparece”.

Sim, estamos no campo do mistério. Toda a experiência existencial anterior não ajuda os discípulos a traduzirem a nova realidade. E é exatamente o espanto e a incompreensão dos apóstolos que me convence da veracidade desses Evangelhos. As narrativas deixam mal os próprios discípulos, ultrapassados pelos fatos. Procuram por um defunto e lhes aparece o Ressuscitado. Os adversários os acusam de terem roubado corpo, mas são eles mesmos os mais espantados: “Tiraram o Senhor do túmulo!”

A lamentação exclamativa de Madalena é a maior prova de que nenhum dos seguidores de Jesus estava à espera da ressurreição. Os dois de Emaús não o reconhecem (Lc 24,16). Tomé quer espetar o dedo em suas chagas (Jo 20,25). Jesus precisa comer um pedaço de peixe para que não o vejam como um fantasma (Lc 24,41-42). Os eventos superavam qualquer expectativa... A morte cruenta de Jesus no Calvário parecia ter fechado a última página de um livro cheio de sonhos e esperanças. Agora, porém, abre-se um novo horizonte e raia um novo tempo quando tudo é possível.

 Agora – com Cristo Ressuscitado – é possível enfrentar a multidão e anunciar a Boa Nova. Agora, Estêvão pode testemunhar com o próprio sangue. Agora, Pedro pode abraçar a Cruz que ele preferia recusar. E a legião dos mártires que a história registra não pode ser um bando de alucinados movidos por alguma ilusão.

Cristo vive!

 

Orai sem cessar: “Eu sei que vive o meu Redentor!” (Jó 19,25)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

F/ blogspot.com

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS