Roteiros Pastorais Homilética
Compartilhe esta notícia:
30/03/2020 Dom Emanuel Messias de Oliveira Edição 3922 Vigília Pascal – Sábado Santo - 11/04/2020
F/ B.Teaching.org
"“Jesus veio-lhes ao encontro e disse: ‘Alegrai-vos!’” (Mt 28, 9)"

Vigília Pascal – Sábado Santo - 11/04/2020

“Jesus veio-lhes ao encontro e disse: ‘Alegrai-vos!’” (Mt 28, 9)

 

As leituras de hoje querem mostrar a caminhada libertadora de Deus com seu povo.

1ª Leitura - Gn 1,1. 26-31ª - Aqui temos a criação do céu, da terra, do homem e da mulher. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, ou seja, com traços divinos. Deu-lhes com sua bênção o poder da fecundidade, o poder de multiplicar-se e administrar a criação. E o que Deus fez era muito bom.

 

2ª Leitura - Gn 22,1-2.9a.10-13. 15-18 - Estamos diante de uma grande prova de fé. Uma fé vivida no silêncio. Deus tirou o chão dos pés de Abraão e ele continuou a acreditar. Prometeu-lhe longa descendência e pede-lhe o único e possível (!) herdeiro em sacrifício. Em silêncio doloroso Abraão prepara a entrega total. É quase devolver a Deus tudo o que Deus prometeu. Mas Abraão conservou a fé na providência de Deus. Quando Isaac pergunta sobre a vítima do sacrifício, Abraão responde: “Deus providenciará”. Caberia bem uma pergunta. Será que Deus não vai intervir? É isso mesmo que ele quer? Exatamente neste momento Deus intervém. Abraão superou a grande prova. Isaac é substituído por um cordeiro, pois assim a lei mosaica exigia para o resgate do primogênito. Deus recompensa a grande fé do patriarca: abundância de bênçãos, descendência numerosa. “Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque tu me obedeceste”. Jesus Cristo, descendente de Abraão é bênção de Deus para todos os povos. O sacrifício de Isaac é prefiguração do sacrifício de Cristo.

 

3ª Leitura - Ex 14,15 - 15,1 - O trecho narra a libertação do povo da escravidão egípcia, através da passagem do Mar Vermelho. É Deus vindo ao encontro do seu povo escravizado e trazendo-lhe a libertação através de Moisés. Os egípcios reconhecem a ação de Deus nesta frase: "Vamos fugir de Israel, pois o Senhor combate a favor deles, contra os egípcios". Tudo isto prefigura a vitória de Cristo sobre a escravidão do pecado, trazendo libertação e vida para todos os que creem.

 

4ª Leitura - Is 55,1-11 - Novamente o povo se afastou de Deus com seu pecado. Mas é só em Deus que o povo encontra abundância de vida. O profeta anuncia a vida gratuita oferecida por Deus. Para isso é preciso apenas escutar a sua voz, e buscá-lo através de uma mudança de vida, pois Deus é generoso no perdão. Sua palavra fecunda e salvadora é comparada com a chuva e a neve, que fecundam a terra. A palavra de Deus sempre cumpre a sua missão.

 

5ª Leitura - Rm 6,3-11 - O apóstolo Paulo explica o significado da vida nova através do batismo. O batismo, mergulho na água, simboliza a morte para o pecado. Se com Cristo fomos sepultados na morte, com ele também devemos ressuscitar para uma vida nova. O sair da água simboliza a ressurreição, a vida nova. A libertação que Cristo alcançou para nós através da cruz, nós a acolhemos através do batismo.

 

Evangelho - Mt 28,1-10 - Temos aqui um dos relatos da Ressurreição. As mulheres que vão ao sepulcro são as duas Marias (cf. 27,56-61). A ressurreição é uma vitória sobre a morte, uma libertação da prisão, dos limites deste mundo, é o triunfo de Deus. Mateus mostra isto, primeiro com a linguagem da pedra-removida, através de um grande terremoto (sinal da teofania ou manifestação de Deus, como em 27,51) e, depois, com a presença do anjo de Deus, que tranquiliza as duas Marias. O anjo mostra para as mulheres o túmulo vazio. A pedra removida elimina a separação entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos (cf. 22,32). Depois, o anjo transforma as mulheres em evangelizadoras com uma ordem: “Ide contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que ele vos precede na Galileia”. Em Mateus, as mulheres cumprem a ordem do anjo. Em meio ao medo e à alegria, elas correm para anunciar aos discípulos a grande e confortadora mensagem: Jesus ressuscitou. A surpresa foi muito grande para as mulheres, que iam apenas visitar, entristecidas, o cadáver de Jesus. Elas representam toda a comunidade na sua dificuldade de crer. Surpresa maior acontece agora no v. 9, quando Jesus em pessoa vai ao encontro delas e diz: "Alegrai-vos". Jesus mostra com sua ressurreição qual é a recompensa dos que sofrem como ele e por ele. Jesus repete a mesma ordem do anjo, mas com uma novidade. Ele chama os discípulos de irmãos. Ele agora pode fazê-lo, pois o Espírito já está disponível, o Espírito que nos faz a todos filhos do mesmo Pai.

 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS