Entrevistas Vocacional
Compartilhe esta notícia:
28/09/2019 Pe. Gedeir Vieira, SDN Edição Vocação à Vida Cristã
F/Pixabay
"A Pastoral Vocacional Sacramentina trabalha com este objetivo geral: levar os adolescentes e jovens a trilharem um caminho de discernimento da vontade de Deus em suas vidas e com isso, poderem corajosamente dar uma resposta positiva ao chamado, para uma das vocações específicas na vida da Igreja"

VOCAÇÃO À VIDA CRISTÃ

“Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19)

 

            No dia 22 de setembro de 2019, aconteceu o Encontro Vocacional Sacramentino, com o tema: “Vocação à Vida Cristã”, baseado na proposta eclesial de estudo para o mês da Bíblia: 1ª Carta de João. Este encontro foi realizado entre as duas paróquias da cidade de Alta Floresta – MT: Bom Pastor e Santa Cruz. Contamos com o apoio, ajuda e incentivo da Pastoral da Juventude, da Pastoral Familiar e da Pastoral Catequética.

            Ao se falar de Vocação, nos referimos ao Chamado que Deus faz diretamente ao ser humano, em sua jornada de vida. Este chamado exige um Resposta, ou seja, Deus chama e o ser humano deve respondê-lo de maneira livre, consciente, sincera e comprometedora com a causa do seu Reino e da sua Igreja. Para chegar a uma resposta verdadeira e autêntica, se faz necessário trilhar um processo de discernimento vocacional.

            A Pastoral Vocacional Sacramentina trabalha com este objetivo geral: levar os adolescentes e jovens a trilharem um caminho de discernimento da vontade de Deus em suas vidas e com isso, poderem corajosamente dar uma resposta positiva ao chamado, para uma das vocações específicas na vida da Igreja: Presbiteral, Matrimonial, Laical ou Vida Religiosa Consagrada (masculina e feminina). É bom lembrar que, Deus realiza diversos outros chamados a cada um dos seres humanos. Ele chama para: a vida, a ser cristão atuante na Igreja e no mundo, a santidade, a salvação e ao seguimento a Jesus Cristo, observando fielmente as Sagradas Escrituras.

            No Encontro Vocacional trabalhamos o chamado para a Vocação à Vida Cristã, através de um aprofundamento da 1ª Carta de João que traz elementos importantes para a nossa caminhada de fé. Quem ainda não a leu, aconselho a reservar uma parte do seu tempo para fazer a Leitura Orante da mesma, e com isso, fazer um processo de amadurecimento espiritual.

            A 1ª Carta de João, após um estudo e uma meditação espiritual da mesma, vai nos dizer que para sermos bons cristãos precisamos:

 

  • Acreditar e professar a fé de que, Jesus é verdadeiramente o Cristo, o Filho do Deus vivo, o “Verbo divino que se fez carne e habitou entre nós”, vindo ao mundo para redimir a humanidade da escravidão do pecado e reconduzi-la para o Reino de Deus e a Vida Eterna;
  • Colocar sempre a nossa vida em comunhão com Deus, nosso Pai Celeste, e com Jesus Cristo seu Filho Unigênito;
  • Caminhar na Luz, como verdadeiros filhos e filhas da Luz, e para isso, precisamos todos os dias romper com o pecado, observar os mandamentos de Deus, principalmente o da caridade, sempre nos preservando das coisas negativas do mundo e dos anticristos que querem nos corromper com suas falsas ideologias de vida e nos desviar do caminho da santidade e da salvação;
  • Vivermos como filhos e filhas adotivos de Deus, por meio da fé cristã e do recebimento dos Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), pautando nossa vida pelos valores evangélicos da: partilha, solidariedade, justiça, caridade, amor, misericórdia, perdão e reconciliação, buscando sempre a santidade de vida;
  • Caminhar na Fé, Esperança e Caridade, lembrando das virtudes teologais;
  • Cultivar uma vida íntima com Deus através da oração pessoal e comunitária.

            Como se pode notar, a 1ª Carta de João, traz elementos significativos para a vivência mais coerente da Vocação à Vida Cristã. Que Deus nos conceda a graça de colocá-los em prática no cotidiano de nossa vida, rumo a salvação e a santificação do nosso ser, e ao mesmo tempo nos faça pessoas mais comprometidas com o serviço de evangelização realizado por sua Igreja no mundo atual. E que por sua Graça, saibamos ser sempre bons discípulos e missionários de Jesus Cristo.

 

 

Pe. Gedeir Vieira Gonçalves, SDN

(Animador Vocacional – Regional Mato Grosso)                  

 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS