Formação Leigos
Compartilhe esta notícia:
26/10/2021 CNLB Edição 3941 Dia do Leigo 2021
F/ CNLB
"O tema deste ano “Testemunhas de Jesus libertador no compromisso com a vida”, por si já nos motiva a pensar a nossa vocação e missão como cristãos leigos e leigas: testemunhar Jesus é ser artífice de seu Reino de amor, justiça, igualdade, solidariedade..."
 

Com o tema deste ano “Testemunhas de Jesus libertador no compromisso com a vida”, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil lança subsídio para vivenciar o dia Nacional do Leigo que é comemorado sempre no último domingo litúrgico, 21 de novembro, festa de Cristo Rei. O tema deste ano por si já nos motiva a pensar a nossa vocação e missão como cristãos leigos e leigas: testemunhar Jesus é ser artífice de seu Reino de amor, justiça, igualdade, solidariedade… e como imitação do Mestre, estar a serviço da vida! Somos iluminados a partir do livro do Êxodo (3,7-8) “Eu vi a aflição do meu povo e desci para libertá-lo“. Só pode ver a aflição do irmão quem se propõe a abrir o seu coração, as portas e as janelas de sua casa e caminhar rumo às periferias, este é o sentimento e a espiritualidade que precisamos alimentar em nós, a dimensão do serviço do avental que nos faz servidores.

Os tempos são desafiadores, nunca foi tão difícil manter a profecia, mas nunca foi tão necessário testemunhar Jesus e seu Projeto em nossa sociedade.

O Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas é celebrado desde 1991. O CNLB disponibilizou subsídio de reflexão e celebração para os regionais, (arqui) dioceses, paróquias, movimentos pastorais, associações laçais e comunidades assim como todo material visual para download e impressão.

 Testemunhas de Jesus Libertador no compromisso com a vida

No último domingo do ano litúrgico, com a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, Senhor da história, celebramos o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. Data em que o Conselho Nacional do Laicato do Brasil anima os leigos e leigas para recordar que “foram incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos Povo de Deus e, a seu modo, feitos participes do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo, pelo que exercem sua parte na missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo” (Doc. 105 CNBB nº 109).

O tema deste ano “Testemunhas de Jesus libertador no compromisso com a vida”, por si já nos motiva a pensar a nossa vocação e missão como cristãos leigos e leigas: testemunhar Jesus é ser artífice de seu Reino de amor, justiça, igualdade, solidariedade... e como imitação do Mestre, estar a serviço da vida!

Somos iluminados a partir do livro do Êxodo (3,7-8) “Eu vi a aflição do meu povo e desci para libertá-lo“. Só pode ver a aflição do irmão quem se propõe a abrir o seu coração, as portas e as janelas de sua casa e caminhar rumo às periferias, este é o sentimento e a espiritualidade que precisamos alimentar em nós, a dimensão do serviço do avental que nos faz servidores.

Os tempos são desafiadores, nunca foi tão difícil manter a profecia, mas nunca foi tão necessário testemunhar Jesus e seu Projeto em nossa sociedade, no apoio a tantas famílias enlutadas, junto aos jovens, aos desempregados, sem teto e descartados da sociedade. Por condição própria de nossa missão, so­mos nós, cristão leigo e leiga, chamados a testemunhar Jesus e assumir as cruzes dos mais sofridos, fazer com que os pobres tenham esperança, através do cuidado, da acolhida na vida.

Compõe o material do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas 2021 quatro textos que irão contribuir com reflexão em preparação para a celebração.

  1. O primeiro nos traz luzes sobre como podemos promover a defesa da vida e quais ações podem despertar em cada um e cada uma de nós.
  2. O segundo nos chama para fomentar a cultura da paz e do diá­logo tão necessário para o momento que estamos vivenciando.
  3. O terceiro nos convoca a construir a justiça socioambiental, não se pode falar em vida sem pensar que tudo está interligado não se salva a vida humana sem salvar a casa comum, por isto é importante pensar em mudar a nossa concepção nesta nova relação. Os tempos são desafiadores, nunca foi tão difícil manter a profecia, mas nunca foi tão necessário testemunhar Jesus.
  4. O quarto texto somos chamados a colocar o avental com mais força especialmente no que o Papa Francisco tem nos alerta­do, quando fala que precisamos ter uma nova abordagem para lidar com os mais pobres. Esses textos estão disponíveis no site do CNLB para aprofundamento.

Estamos oferecendo a proposta de três rodas de conversa, ins­trumento para os grupos, conselhos, comunidades, catequese, grupos de jovens, para aprofundarem o texto base.

Por fim, apresentamos dois instrumentos litúrgicos: um rotei­ro celebrativo para as famílias e comunidades sem ministros ordenados celebrarem o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas e também algumas orientações para a dinamização da Celebração eucarística.

Aproveitem bem este roteiro e ajudem a divulgar entre os ir­mãos e irmãs. Gratidão a toda equipe que contribuiu na elabo­ração deste material. O conteúdo está muito bom. A disponibi­lidade no serviço e partilha de experiências nos dá ânimo para continuar firmes no nosso caminhar.

Que possamos vivenciar todo o período de celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas e participar da Solenidade de Cristo Rei. Que possamos assumir o compromisso não apenas de celebrar esta solenidade, mas observar as indicações que o Rei que nós celebramos neste dia é um Rei que tem o olhar fixo nos mais pobres e promove a justiça na defesa da vida digna para todos e todas.

Sonia Gomes de Oliveira
Presidente

Dom Giovane Pereira de Melo
Bispo da Igreja de Tocantinópolis/TO
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato

 

BAIXE AQUI:  Cartilha do Dia Nacional do leigo 2021 e Cartaz do Dia do leigo 2021

Fonte: CNLB

Leia também:
Que o sonho de Deus brilhe para nós
MOBON, a busca da animação bíblica

Papa João Paulo I, milagre reconhecido

CEBs e Sinodalidade

Assembleia Eclesial: um sopro do Espírito

Assembleia Eclesial, uma novidade...

Lançamento da SIREPAM

Domingo do Palavra

Risco de instrumentalização do Cristianismo
Migração e povos indígenas

Poesia: o teu olhar

A vida não é mercadoria...

Redação: "Pátria Madrasta Vil"

O risco de instrumentalização do Cristianismo

Missão, Palavra, Serviço e Cuidado com a Criação

Manual Oficial para o Sínodo Bispos

Material para a V Jornada Mundial dos pobres

Ousadia para inculturar a fé e a espiritualidade
Trazer a verdade do que acontece

Pablo Richard: Força espiritual da Palavra de Deus

Somos um em Cristo Jesus

Na força da Eucaristia: XVII Capítulo Geral Sacramentino


Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.
 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS