Formação Leigos
Compartilhe esta notícia:
16/10/2021 Denilson Mariano Edição 3941 MOBON e Leigos Maristas pleiteiam filiação ao CNLB
F/ CNLB
"Que os leigos e leigas possam, cada vez mais, tornarem-se sujeitos na Igreja e no mundo, leigos evangelizando outros leigos. Nossa gratidão a todos os membros da Diretoria do CNLB por nos acolher como filiados ao Conselho Nacional do Laicato do Brasil."

Na noite de 16 de outubro de 2021, em uma reunião do Colegiado Deliberativo do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, foi apresentado o pedido de filiação do MOBON e e dos Leigos Maristas ao CNLB. Emm um clima de alegria e de esperança um representande dos leigos Maristas manifestou a importância desta filiação ao Conselho de leigos e foi lido um trecho da carta do MOBON que é transcrita abaixo.

O MOBON - Movimento da Boa Nova é um trabalho de formação bíblica com leigos iniciado no final da década de 1940, na Diocese de Caratinga, que veio a constituir-se, no pós Vaticano II, como o Movimento da Boa Nova. Uma iniciativa de leitura bíblica popular de forma continuada através de cursos de base, proporcionando uma reflexão da Palavra de Deus de uma maneira catequética e orante.

Em sua trajetória, o MOBON sempre atuou na formação de leigos/as, na animação de pequenas comunidades eclesiais, despertando lideranças leigas que, aos poucos vão firmando-se nos grupos semanais de reflexão da Bíblia e nos cultos dominicais. Um dos pontos marcantes de sua dinâmica de evangelização é o uso da linguagem simbólica através de comparações que vão encontrando a porta de entrada na cultura do povo. Em geral, depois de um curso preparatório, organizam-se duplas para o repasse do estudo em outras paróquias e comunidades. Uma dinâmica em que leigo evangeliza outros leigos. Isto fomenta a missionariedade no meio do povo, ajuda na recuperação da autoestima dos leigos e vai gerando autonomia e compromisso com a transformação da sociedade à luz do Evangelho.

Uma caminhada feita sempre em sintonia com a Igreja do Brasil oferecendo cursos de formação de lideranças, bem como cursos da Campanha da Fraternidade e do Mês da Bíblia. Por meio de alguns de seus membros, o MOBON está ligado também ao GREBICAT – Grupo de Reflexão e Estudos Bíblicos da CNBB.

A intimidade com a Palavra de Deus é trabalhada de forma a fazer despertar nos participantes uma visão mais crítica da realidade. Sempre na busca da fazer a ligação entre fé e vida, oração e ação. No decorrer da história fatos significativos podem ser elencados como surgidos desse trabalho de base: lideranças organizaram-se em grupos de compra e venda que depois se transformaram em pequenas cooperativas, cresceu a participação na organização sindical e houve um fortalecimento da consciência na participação sociopolítica. Surgiu uma maior valorização da luta pela vida e uma maior participação nos conselhos eclesiais e nos conselhos paritários municipais. E ainda muitos assumiram a militância sociopolítica iluminada pela caminhada junto ao MOBON.

Esse compromisso social e político sempre teve como baliza a Palavra de Deus. Nesta caminhada, ligando fé e vida as comunidades vão se comprometendo e cada vez mais adquirindo também sua autonomia missionária e transformadora. Isto gera um dinamismo nos líderes e participantes de comunidades de tal modo que, para onde vão, levam consigo este modo de lidar com a Palavra de Deus e esta inquietação pela transformação social.

Uma das metas desta dinâmica de evangelização é estar sempre sintonizado com o Magistério eclesial, com a caminhada da Igreja do Brasil, com a doutrina social e com os apelos de cada Igreja particular onde se encontra inserido, procurando esclarecer a fé e levar a um engajamento a serviço da vida humana e do planeta.

Atualmente os dois polos mais fortes de atuação do MOBON é no Estado Minas, sobretudo na região da Zona da Mata e no Mato Grosso, nas Dioceses de Cáceres e Sinop. No entanto, por meio dos grupos de reflexão da Bíblia e dos cursos de Semana Santa e Mês da Bíblia, atinge outros Estados e Dioceses, o que é favorecido também pelo abrangência dos recursos e uso das redes sociais.

Assim, sendo reconhecido e registrado como uma entidade da sociedade civil dedicada à evangelização desde o ano de 1979 e perseverando no trabalho de formação bíblico-catequética e pastoral de leigos e leigas, sempre de forma continuada, vem, mui respeitosamente, solicitar a sua filiação a este Conselho Nacional do Laicato. Com isso queremos estar mais próximos da caminhada dos leigos/as no Brasil e humildemente oferecer nossa contribuição dentro daquilo que estiver ao nosso alcance.

Sônia, presidente do Conselho de Leigos reafirmou que as duas entidades serão apresentadas ao colegiado para a eventual filiação e manifestou a alegria pelas duas solicitações. Este momento pode ser revisto por meio de acesso ao canal do YouTube do CNLB. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=jOAwJ_F_yQk

Leia também:
Sínodo, o acontecimento mais importante depois do Concílio
MOBON, a busca da animação bíblica

Papa João Paulo I, milagre reconhecido

CEBs e Sinodalidade

Assembleia Eclesial: um sopro do Espírito

Assembleia Eclesial, uma novidade...

Lançamento da SIREPAM

Domingo do Palavra

Risco de instrumentalização do Cristianismo
Migração e povos indígenas

Poesia: o teu olhar

A vida não é mercadoria...

Redação: "Pátria Madrasta Vil"

O risco de instrumentalização do Cristianismo

Missão, Palavra, Serviço e Cuidado com a Criação

Manual Oficial para o Sínodo Bispos

Material para a V Jornada Mundial dos pobres

Ousadia para inculturar a fé e a espiritualidade
Trazer a verdade do que acontece

Pablo Richard: Força espiritual da Palavra de Deus

Somos um em Cristo Jesus

Na força da Eucaristia: XVII Capítulo Geral Sacramentino

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.
 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS