A chave da ciência... (Lc 11,47-54) 17/10/2024

Por Antônio Carlos Santini

A chave da ciência... (Lc 11,47-54) 18/10/2024

Torah – a Lei do Sinai – fora dada a Israel para iluminar o seu caminho. No entanto, os doutores da Lei a transformaram em um fardo impossível de suportar, sobrecarregando o povo com uma enxurrada de preceitos que envolviam toda a vida social e familiar. Por isso a recriminação de Jesus contra os “doutores” que tornaram impenetrável o Reino de Deus.

Como comenta Romano Guardini, “proclamada em sua substância no Sinai, a Lei foi amplificada no decorrer do tempo, levando em conta mudanças históricas e necessidades sociais. Acabou por enquadrar completamente a vida do povo. Ela regulava as relações dos homens entre si, da autoridade e do povo, dos grupos entre si, de um membro da família com outro, dos cidadãos com os estrangeiros. Regrava os diferentes aspectos da vida pública: propriedade, direito civil e criminal etc.”

“Regulava também as relações com Deus: o serviço do Templo, dias sagrados, festas e calendário. Tudo era regrado em detalhes, minuciosamente. Nisto se manifestava uma profunda concepção das coisas, uma grande sabedoria, um judicioso conhecimento da psicologia humana, tanto individual quanto familiar e social.”

O sistema de preceitos e normas tornou-se tão complexo, que exigiu o nascimento da nova profissão: o doutor da lei. Sua atuação transformou a Lei de Deus em rede que sufocava toda a vida do povo. Ajunte-se a isso a hipocrisia decorrente da tentativa de simular uma fidelidade à Lei impossível de viver.

“No exterior – comenta Guardini – havia um impecável conformismo; no interior, o endurecimento do coração. Por fora, a fidelidade material à Lei; por dentro, o pecado, mas o pecado que não se reconhecia, pecado do qual não se arrependia e para o qual não se desejava a redenção.

“Jesus manteve distância dessa mentalidade que o acusava continuamente – a ele, o livre Filho de Deus – de pecar contra a Lei, desobedecer a seus mandamentos, quebrar as tradições, profanar o Templo, trair o povo, impedir o cumprimento da Promessa.”

Não admira que a mensagem de Jesus – fundamentada em uma obediência livre e amorosa ao Pai – fosse rejeitada pelos religiosos de seu tempo. O sagrado passara a ser instrumento de pecado.

Em tempos de Nova Aliança, evitemos repetir o erro da Antiga...

Orai sem cessar: “A lei de seu Deus está no coração do justo...” (Sl 37,31)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Foto: Pixabay

 

 

Últimas notícias

Nada impede que as mulheres ocupem posições muito importantes na liderança das Igrejas

Sinodalidade

Ajudem a coletar, explicitar e transmitir ao Dicastério várias propostas, que possamos ouvir em seu contexto, sobre possíveis caminhos para a participação das mulheres na liderança da Igreja...

21   outubro   2024

No Documento Final, procure uma profunda renovação da Igreja em novas situações, não em decisões e titulares

Sinodalidade

Os participantes já têm em mãos o esboço do Documento Final, que foi entregue após uma Missa votiva ao Espírito Santo

21   outubro   2024

Entre vós não deve ser assim... (Mc 10,35-45) 20/10/2024

Evangelho do Dia

Jesus corta bem rente esses sonhos de grandeza: Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior, seja como aquele que serve.

20   outubro   2024

Sinagogas, magistrados e autoridades... (Lc 12,8-12) 19/10/2024

Evangelho do Dia

Em nossos dias, multiplicam-se os mártires cristãos em todos os quadrantes do planeta, em uma escala até então impensada...

19   outubro   2024
Utilizamos cookies para melhor navegação. Ao utilizar este website, você concorda nossa Política de Cookies e pode alterar suas Preferência de Cookies. Consulte nossa Política de Privacidade.
Não aceito