Foto: Pixabay

 

Sinagogas, magistrados e autoridades... (Lc 12,8-12) 19/10/2024

Por Antônio Carlos Santini

Sinagogas, magistrados e autoridades... (Lc 12,8-12)

Sim, houve um tempo em que os tribunais civis e eclesiásticos se confundiam. Mas foi uma exceção. De modo geral, desde o iníquo julgamento de Jesus Cristo, o cristão tem comparecido aos tribunais na qualidade de réu.

E é disto que Jesus nos fala neste Evangelho: “Quando vos conduzirem às sinagogas, magistrados e autoridades...” Não se trata de uma hipótese, mas de uma certeza: há de acontecer, sem dúvida. Ao mesmo tempo que o Senhor anuncia esta etapa indispensável na vida do cristão autêntico, ele também garante para nós a assistência do Espírito Santo, nosso Advogado de defesa e Mestre interior: “Ele vos ensinará o que deveis dizer”.

A história da Igreja registra uma inumerável multidão de fiéis que foram perseguidos, caçados, presos, torturados e condenados à morte. Ainda nos textos do Novo Testamento, lemos as prisões e os julgamentos de Pedro (At 4,3; 5,17), de Estêvão (At 6,12) e de Paulo (At 16,22ss; 21,33; 28,16).

Nos séculos seguintes, até bispos e papas foram perseguidos. Ocorreu assim com o Papa Pio VII, preso pelas forças de Napoleão Bonaparte em 20/02/1798, e arrastado para Siena, Certosa e Valence, onde morreu em 29/08/1799, aos 81 anos de idade. Antes de morrer, perdoou seus perseguidores.

O ódio anticristão feriu também a fiéis de outras denominações, como o pastor luterano Dietrich Bonhoeffer, que se opôs corajosamente ao nazismo de Hitler, sendo preso e condenado à morte em 9 de abril de 1945.

Os regimes comunistas perseguem implacavelmente os cristãos. Mons. Van Thuan, Arcebispo de Saigon, no Vietname, escreve sobre seu cativeiro: “No cárcere, não pude levar comigo a Bíblia. Então, ajuntei todos os pedacinhos de papel que encontrei e fiz uma minúscula agenda, na qual transcrevi mais de 300 frases do Evangelho. Este Evangelho reconstruído e reencontrado ficou sendo o meu vade-mécum cotidiano, o meu escrínio precioso para obter força e alimento através da lectio divina.” Mais uma vez, o Espírito sustentava a Igreja.

Em nossos dias, multiplicam-se os mártires cristãos em todos os quadrantes do planeta, em uma escala até então impensada. Nas regiões onde há minorias cristãs, a perseguição se acentua sempre mais, com linchamentos, estupros, templos e centros sociais incendiados, provocando um crescente êxodo de cristãos para outros países. Jesus avisou que seria assim...

Orai sem cessar: “O Senhor está comigo, nada temo; que pode um homem contra mim?” (Sl 118,6)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Foto: Pixabay

 

 

Últimas notícias

Nada impede que as mulheres ocupem posições muito importantes na liderança das Igrejas

Sinodalidade

Ajudem a coletar, explicitar e transmitir ao Dicastério várias propostas, que possamos ouvir em seu contexto, sobre possíveis caminhos para a participação das mulheres na liderança da Igreja...

21   outubro   2024

No Documento Final, procure uma profunda renovação da Igreja em novas situações, não em decisões e titulares

Sinodalidade

Os participantes já têm em mãos o esboço do Documento Final, que foi entregue após uma Missa votiva ao Espírito Santo

21   outubro   2024

Entre vós não deve ser assim... (Mc 10,35-45) 20/10/2024

Evangelho do Dia

Jesus corta bem rente esses sonhos de grandeza: Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior, seja como aquele que serve.

20   outubro   2024

Sinagogas, magistrados e autoridades... (Lc 12,8-12) 19/10/2024

Evangelho do Dia

Em nossos dias, multiplicam-se os mártires cristãos em todos os quadrantes do planeta, em uma escala até então impensada...

19   outubro   2024
Utilizamos cookies para melhor navegação. Ao utilizar este website, você concorda nossa Política de Cookies e pode alterar suas Preferência de Cookies. Consulte nossa Política de Privacidade.
Não aceito