Por A redação
[Massimo Faggioli] Como papa, Francisco nos mostrou o que é preciso para ser Igreja no terceiro milênio, construindo sobre os fundamentos do primeiro milênio e decidindo o que fazer com os muros que foram erguidos no segundo. O Sínodo sobre a Sinodalidade usou o termo "tenda", e a ideia de uma tenda maior definitivamente resume a eclesiologia de Francisco
07 maio 2025[Paolo Fuffini] são chamados a entrar no mistério; e a deixar não apenas todos, mas tudo fora da Capela Sistina: portanto, eles mesmos, seus pensamentos, seus raciocínios; e a se esvaziarem totalmente para deixar espaço apenas para o Espírito, para uma dinâmica que os transcende e para o mistério de Pedro.
07 maio 2025[Moises Sabardeletto] O processo de digitalização das últimas décadas provocou, também para a Igreja e a fé, uma verdadeira midiamorfose, na qual a experiência religiosa é reconfigurada ao ser vivenciada em novos ambientes sociais como os digitais. Isso vale inclusive para os processos mais reservados e tradicionais do catolicismo.
07 maio 2025[Micaela D. Miranda] Francisco propôs uma nova maneira de ser Igreja, que ele mesmo personificou com seu estilo acessível, seu discernimento constante e seu chamado para caminhar juntos. Como pastor universal, ele deixa à Igreja uma herança viva que seus sucessores agora são chamados a guardar, nutrir e continuar a desenvolver com fidelidade ao Evangelho e abertura ao Espírito.
06 maio 2025