Por Luis Miguel Modino
O Conclave continua, segundo constatou a fumaça preta que apareceu na chaminé da Capela Sistina cinco minutos antes do meio-dia de Roma, depois da terceira votação. Longe das duas horas de espera com relação ao horário previsto na noite da quarta-feira, a fumaça se antecipou cinco minutos ao horário previsto.
89 votos para ser eleito
Nenhum dos candidatos alcançou 89 votos entre os 133 cardeais que receberam a encomenda de escolher o sucessor de Pedro, mas também o sucessor de Francisco, o primeiro Papa latino-americano. Nos dois últimos conclaves, o Papa Francisco foi eleito na quinta votação e no Conclave de 2005 o Papa Bento XVI foi eleito no quarto escrutínio.
A fumaça foi contemplada, sob um céu romano ensolarado, por milhares de pessoas, a grande maioria turistas, sem chegar aos 45 mil que se calcula esperaram até as 21 horas no primeiro dia do Conclave. Pessoas movidas por um sentimento religioso, que reza e pede pelo novo Papa, mas também aqueles que esperam captar nos celulares um momento histórico.
No meio do povo, milhares de jornalistas informam ao mundo do que está acontecendo, sem saber de fato o que está acontecendo dentro da Capela Sistina. As especulações são muitas, mas o resultado do Conclave só será conhecido quando o próximo Papa aparecer na Loggia Central da Basílica de São Pedro.
“Ainda hoje, não faltam contextos nos quais Jesus, embora apreciado como homem, é simplesmente reduzido a uma espécie de líder carismático ou super-homem, e isto não apenas entre quem não crê, mas também entre muitos batizados, que acabam por viver, a este nível, num ateísmo prático.”
09 maio 2025Leão XIV enfatizou a importância da relação pessoal com Jesus, “no empenho em percorrer um caminho quotidiano de conversão”. Mas depois também, “como Igreja, vivendo juntos a nossa pertença ao Senhor e levando a todos a sua Boa Nova”, lembrando as palavras de Lumen gentium.
09 maio 2025[Celso P. Carias] - Francisco, quanto amor fora da Igreja você despertou, mas quanto ódio apareceu dentro da própria. E por quê? Por que os pobres revelam nossas contradições e você amou os pobres. Os pobres revelam nossas mesquinharias.
08 maio 2025[Iser Assessoria] - A partir de seus seminários e publicações, o Iser Assessoria conclui que as CEBs não são uma estrutura do passado, mas uma expressão viva de uma Igreja sinodal, missionária e comprometida com os pobres – como deseja o Papa Francisco. O caminho, ainda que difícil, continua sendo feito com esperança e pé no chão.
08 maio 2025