Variedades Extras
Compartilhe esta notícia:
09/04/2024 Luis Miguel Modino - Regional Norte 1 Edição 3970 Diretoria da Adveniat visita Regional Norte1: Gesto de solidariedade e intercambio de Igreja
F/ L M Modino
"Segundo Dom Leonardo, 'é um gesto de solidariedade, é um intercambio de Igreja, é uma evangelização, uma Igreja que evangeliza a outra, uma Igreja que apoia a outra.'"

O Regional Norte1 da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB Norte1) está recebendo a visita da direção da Adveniat, com a presença de quatro bispos, o diretor e alguns dos funcionários, uma organização da Igreja católica da Alemanha que tem apoiado projetos de evangelização, também projetos sociais no Brasil e em toda América Latina.

No Regional Norte1 a Adveniat tem apoiado diversos projetos nas dioceses e prelazias e tem apoiado o Seminário São José, onde se formam os seminaristas das nove igrejas locais que fazem parte do Regional Norte1. Igualmente, apoia o trabalho pastoral que as irmãs realizam na arquidiocese de Manaus.

O cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte1 agradeceu a visita da direção da Adveniat, lembrando que alguns dos bispos participantes da visita não conheciam a Amazônia, sendo a visita uma oportunidade para conhecer a região e perceber as necessidades, “onde eles podem continuar a apoiar, onde eles também podem pensar em apoiar outros projetos”, enfatizou o cardeal Steiner.

Isso tudo, segundo Dom Leonardo, “é um gesto de solidariedade, é um intercambio de Igreja, é uma evangelização, uma Igreja que evangeliza a outra, uma Igreja que apoia a outra”. O presidente do Regional Norte1 destacou que “é por isso que tem um significado muito importante para nosso Regional a presença da direção da Adveniat”.

Ingrid Schuchhardt, responsável pelos projetos no Brasil na Adveniat, é quem acompanha a comitiva da diretoria da Adveniat, destacou que é uma oportunidade “para conhecer a realidade da Amazônia, de Manaus, e também conhecer os desafios que as pessoas têm aqui e mostrar nossa solidariedade com os povos da Amazônia”.

A visita iniciou na quarta-feira 03 de abril e será encerrada na segunda-feira 08 de abril. No programa está previsto uma visita à Rádio Rio Mar; encontro com a Pastoral Indigenista e visita a uma comunidade indígena Moiray, no Município de Autazes; visita do trabalho pastoral na periferia de Manaus e da Casa de Francisco e Clara; visita a uma comunidade ribeirinha; encontro com a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), abordando o contexto econômico, social, ecológico, cultural, eclesial e político, sobretudo no que faz referência aos povos indígenas; a realidade da violência, abuso, exploração sexual e tráfico de pessoas; implementação do Sínodo para a Amazônia e desafios atuais para as igrejas locais.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS