Formação Juventude
Compartilhe esta notícia:
18/04/2024 Ir. Dione Afonso, sdn Edição 3970 “Vocação e a Cultura Vocacional” tema da Assembleia Sacramentina de Estudos
F/ Arquivo O Lutador
"Sem planejamento, sem estratégia e, sobretudo, sem um estudo de campo identificando as juventudes que estão presentes em nossas cidades, é impossível pensar numa Animação Vocacional que dê frutos concretos"

Entre os dias 17 e 19 de abril de 2024, os Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora reuniram-se em assembleia na Casa-Mãe, situada em Manhumirim-MG. Discorrendo a respeito da Cultura Vocacional e os desafios que a Animação Vocacional encontra hoje, eles foram orientados pelas provocações conduzidas pelo Ir. Márcio Henrique Costa, Religioso Marista. Ele trouxe elementos primordiais para a construção de um Plano Estratégico afim de lançar possíveis luzes para um futuro trabalho vocacional em nossas áreas de missão.

Entre as exposições colocadas, Ir. Márcio afirmou que “sem planejamento, sem estratégia e, sobretudo, sem um estudo de campo identificando as juventudes que estão presentes em nossas cidades, é impossível pensar numa Animação Vocacional que dê frutos concretos”. Outro elemento que apareceu muito forte durante a fala do assessor é que “a Animação Vocacional não acontece num estalar de dedos, mas ela precisa fazer parte de nossas reuniões, entrar nas nossas pautas, ser assunto presente em nossas reuniões e encontros de comunidade”, afirma Ir. Márcio.

A Cultura Vocacional, por mais que seja belo e essencial para este trabalho junto dos jovens ainda é uma realidade muito distante de nossas ações pastorais e projetos em nossas paróquias e outros campos. Uma verdadeira cultura vocacional entranha-se em nossas práticas como algo natural. É preciso explorar com amor e fervor nossos meios de comunicação abordando esta temática com paixão. Antes de qualquer coisa, o Animador Vocacional precisa ser alguém que tenha paixão pelo trabalho.

A assembleia se encerrou com uma chama pequena de esperança, ao percebermos que o caminho que temos pela frente é desafiador e ainda nos assusta. Mas que é algo possível de ser realizado, se nosso grupo se dedicar e abrir-se para uma ação congregacional mais sinodal, em conjunto e sério.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS