Variedades Sinodalidade
Compartilhe esta notícia:
28/02/2024 Luis Miguel Modino - CELAM Edição 3968 Birgit Weiler: "Atitudes clericais apagam o fogo da fé, de querer testemunhar o Evangelho juntos"
F/ L M Modino
"Nascida na Alemanha e com quase 30 anos como missionária no Peru, Birgit Weiler diz que ouviu do povo santo fiel de Deus "a grande esperança que eles têm para a segunda etapa da Assembleia Sinodal, com a participação de leigos e leigas, religiosos, religiosas, com voz e voto, que eles poderão fazer recomendações ao Papa Francisco para deixar claro em que consiste essa sinodalidade, e que isso não é algo do momento, mas está ligado a uma longa e rica tradição em nossa Igreja..."

Em 17 de fevereiro, a Irmã Birgit Weiler foi nomeada consultora da Secretaria do Sínodo, um serviço que ela recebeu "com profunda gratidão pela confiança depositada em mim, mas também com a consciência de que é uma grande responsabilidade". Ela vê isso como uma oportunidade de "fazer a jornada e ouvir junto com irmãos e irmãs na fé, e ouvir o Espírito que nos acompanha nesse caminho e é o protagonista em todo o processo".

Em um espírito sinodal

Weiler diz que "espero contar com o apoio e a graça de Deus para que eu possa cumprir bem essa confiança, juntamente com meus irmãos e irmãs na fé que juntos formam este conselho". No exercício dessa missão, "espero que possamos exercer o que nos foi confiado em um espírito muito sinodal".

Ela diz que não sabe em detalhes qual será o seu trabalho, embora se lembre de sua presença em Frascati, onde a Fase Continental do Sínodo foi preparada, e onde estavam presentes alguns consultores da Secretaria do Sínodo, que tiveram a tarefa de revisar o texto preliminar em grande detalhe e dar conselhos, apresentar observações e fazer sugestões. Uma tarefa de revisão de conteúdo, análise de questões prioritárias e aconselhamento sobre assuntos que a Secretaria do Sínodo exige.

Grande esperança para a segunda etapa da Assembleia Sinodal

Nascida na Alemanha e com quase 30 anos como missionária no Peru, Birgit Weiler diz que ouviu do povo santo fiel de Deus "a grande esperança que eles têm para a segunda etapa da Assembleia Sinodal, com a participação de leigos e leigas, religiosos, religiosas, com voz e voto, que eles poderão fazer recomendações ao Papa Francisco para deixar claro em que consiste essa sinodalidade, e que isso não é algo do momento, mas está ligado a uma longa e rica tradição em nossa Igreja, que agora precisa ser traduzida para os contextos atuais, mas que também abraça o espírito do Vaticano II, que nos convidou a ser uma Igreja com espírito sinodal, lembrando-nos que todos nós somos membros do povo de Deus pelo Batismo, recebemos o dom do Espírito e, portanto, temos uma corresponsabilidade na missão e na vida da Igreja".

"Este caminho juntos na fé e na sinodalidade para que possamos ver quais são as estruturas e os procedimentos concretos que nos ajudam a vivê-lo", insistiu a religiosa. Segundo ela, "é uma questão de passar das palavras à ação concreta correspondente", o que ela vê como uma grande esperança. "Avançar em ser uma comunidade, em ser uma Igreja mais sinodal, que realmente viva a sinodalidade de forma coerente", o que implica "uma maior participação de leigos e leigas, especialmente mulheres, nos processos de discernimento aos quais Deus nos chama, aos quais o Espírito que nos acompanha nos impulsiona e inspira, e também nas decisões correspondentes para que isso seja posto em prática de forma coerente".

Conversão contínua

Birgit Weiler lembra o que foi dito no Sínodo para a Amazônia: "Isso requer uma conversão contínua de todos nós, porque o espírito clerical não está apenas nos padres, mas também nos leigos e leigas, e nos religiosos e religiosas". É uma questão, diz a consultora da Secretaria do Sínodo, de "nos abrirmos a essa mudança profunda, a uma metanoia, uma mudança profunda de mente e coração que permite que o Espírito aja em nós, mas temos que nos abrir a isso, sair de uma mentalidade de práticas clericais para reconhecer todos os membros do povo de Deus com diferentes vocações, leigos, leigas, religiosos e religiosas, para que tomemos as medidas necessárias para nos valorizarmos como irmãos e irmãs na fé".

A religiosa lembra as palavras do Papa Francisco, que enfatiza repetidamente que "todos nós entramos na Igreja por meio do batismo, somos irmãos e irmãs na fé em Cristo, é isso que nos une". A partir daí, ela nos chama a "apoiar uns aos outros em nossos carismas, ministérios e vocações, sabendo que precisamos uns dos outros, formamos juntos o Corpo de Cristo e somos chamados a ser santos, a dar testemunho do Evangelho no mundo de hoje". Isso a leva a destacar que "as atitudes clericais extinguem o fogo da fé, o fogo de querer testemunhar o Evangelho juntos, como o Papa Francisco disse mais de uma vez, que não é apenas a missão de padres e bispos, nós a temos como uma missão conjunta, e devemos continuar a dar passos".

Compartilhando experiências de mudança

Nesse sentido, ela diz que "as coisas já estão mudando na Igreja da América Latina, as experiências de caminhar juntos, sinodalmente, não clericalmente, como Igreja local". Birgit Weiler, portanto, enfatiza a necessidade de "compartilhar essas novas experiências, essas experiências que podem ser oferecidas como inspiração para comunidades em outros lugares", que ela compara ao fermento do Evangelho. Ela insiste que na América Latina a sinodalidade já é vivida há algum tempo, uma forma sinodal de ser Igreja está sendo experimentada e aprendida, algo que deve ser compartilhado para servir de motivação em outros lugares e para avançar cada vez mais nesse caminho de ser uma Igreja verdadeiramente sinodal.

Também reflete sobre o fato de que fazer um caminho sinodal não é apenas fechar-se em si mesmo como Igreja Católica, mas, como o Papa Francisco nos lembra, "a disposição e o aprendizado de caminhar junto com cristãos de outras igrejas, junto com pessoas de outras religiões, junto com pessoas com pensamentos humanistas, para curar as feridas de hoje, em sociedades tão profundamente feridas por dolorosas desigualdades, tendo em mente as pessoas no mundo que vivem em situações de extrema pobreza, o que fere profundamente sua dignidade, afeta sua saúde, as possibilidades de uma vida saudável e encurta seu tempo de vida, sendo uma expressão de uma grande injustiça".

Uma Igreja que não se preocupa apenas consigo mesma

Weiler também relaciona esse tema com "a realidade de nossa Terra cada vez mais ferida, que se manifesta em uma mudança climática que já é uma crise climática. Cabe a todos nós enfrentarmos essa crise juntos para não irmos cada vez mais longe na direção de uma catástrofe climática". Por esse motivo, ele insiste que "uma Igreja sinodal é chamada a se preocupar não apenas consigo mesma, mas a estar aberta para fazer um caminho com outras pessoas de diferentes áreas, para formar alianças para enfrentar os fortes desafios, as feridas de nosso tempo, para colocar a serviço da humanidade o potencial que existe quando trabalhamos juntos".

Ouvindo bispos e padres de diferentes partes do mundo, Weiler diz que há resistência e medo em relação à sinodalidade e à ministerialidade, contando que há aqueles que até disseram que "em uma Igreja sinodal não haverá mais necessidade de padres", algo que ele insiste ser absolutamente falso, lembrando o que foi afirmado no Relatório Síntese da primeira sessão da Assembleia Sinodal de outubro de 2023, que "há necessidade de um diálogo maior, mais oportunidades de encontro, de reflexão junto com padres e bispos para que se possa comunicar mais claramente que uma Igreja sinodal requer o ministério do padre, o ministério do bispo, não tira a autoridade".

Autoridade como serviço

Nessa perspectiva, ele insiste em uma autoridade que "seja realmente vivida de acordo com o exemplo de Jesus, como uma autoridade que é um serviço à comunidade de crentes e uma autoridade que ajuda a Igreja a ser uma Igreja que sai de si mesma e está a serviço da humanidade, em todos os espaços, com as feridas, os desafios e as potencialidades que surgem em todos os contextos". Nesse sentido, defende "uma Igreja que, neste contexto, quando na humanidade há tantos conflitos cruéis, violentos, bélicos, a Igreja, em seu compromisso sério de aprender a ser uma Igreja sinodal que faz o caminho com, é também um sinal no caminho, porque Jesus nos pede para sermos pessoas que com seu exemplo construam pontes, estendam as mãos, cuidem das pessoas à margem da sociedade no mundo de hoje", o que ela vê como algo que pode ajudar aqueles que têm dúvidas.

"Ser uma Igreja sinodal é uma maneira de viver de forma mais consistente o Evangelho e seguir Jesus", insistiu Weiler. Por isso, ela diz ver "sinais encorajadores de esperança de que é possível fazer um caminho sinodal e que isso enriquece a fé de todos", dando como exemplo a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). A religiosa recordou o recente encontro da CEAMA e da REPAM para "ver como fortalecer a caminhada conjunta a serviço dos povos da Amazônia e da Amazônia como um espaço de vida rico e ameaçado", o que, segundo ela, é muito encorajador, porque é "uma forma de discernir juntos, bispos, sacerdotes, leigos e leigas, religiosos e religiosas", de onde "os bispos acolhem com a autoridade que lhes cabe os frutos do discernimento e sentem que desse discernimento nasce a missão que nos cabe assumir como sopro do Espírito, o chamado de Deus neste momento da história", que ela insiste ser algo muito enriquecedor para a Igreja.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS