Variedades Extras
Compartilhe esta notícia:
24/03/2022 Bruno Costa Ribeiro Edição 3945 VIII Encontro dos Postuladores das Causas dos Santos 
F/ diocesedeguanhaes.com.br
"O bispo confia a um postulador, espécie de advogado, a tarefa de averiguar a vida do candidato e conhecer sua fama de santidade. É um passo bem demorado em que se analisa a virtudes do candidato. Quando a causa é iniciada, o candidato recebe o título de Servo de Deus."

Foi realizado no Recanto Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, na Serra da Piedade, o VIII encontro dos Postuladores das Causas dos Santos no Brasil, sob a responsabilidade de Dr. Paolo Vilotta, Postulador Geral de Roma. Este encontro iniciou-se no dia 07/03 indo até o dia 10/03.

O principal tema do encontro foi o estudo do novo regulamento dos Postuladores proposto pela Congregação para as Causas dos Santos e o encontro de cada causa com o postulador, após mais de 2 anos. Na oportunidade, tivemos também a presença de Dom Walmor, presidente da CNBB e Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Qualquer diocese do mundo através do seu bispo pode iniciar uma causa de canonização e para isso tal processo segue algumas etapas.

O bispo confia a um postulador, espécie de advogado, a tarefa de averiguar a vida do candidato e conhecer sua fama de santidade. É um passo bem demorado em que se analisa a virtudes do candidato. Quando a causa é iniciada, o candidato recebe o título de Servo de Deus, que é o caso de Cônego Lafayette.

O segundo processo é o milagre da beatificação. Para se tornar beato é necessário comprovar um milagre ocorrido por sua intercessão. No caso dos mártires, não é necessária a comprovação de milagre. Irmã Lindalva passou a ser Venerável em 16 de dezembro de 2006, quando o decreto do seu martírio como serva de Deus foi promulgado. Agora é aguardada a cerimônia da beatificação, já que ela é dispensada de milagre.

O terceiro e último processo é o milagre para a canonização. Este tem que ter ocorrido após a beatificação. Comprovado este milagre o beato é canonizado e o novo Santo passa a ser venerado por toda a Igreja no Mundo.

Representando a Causa do Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho, da nossa Diocese de Guanhães, o Pe. Dilton Maria Pinto, Postulador da Causa; Martha Lucieny, da Equipe de Divulgação, e nosso Bispo Diocesano que não mede esforços para acompanhar os trabalhos da Causa de Beatificação do Servo de Deus. Dom Otacilio presidiu a Santa Missa, às 15h no Santuário nossa Senhora da Piedade.

Também presentes no encontro Pe. Heleno Raimundo da Silva, sdn, postulador da causa de beatificação do Servo de Deus Pe. Júlio Maria de Lombaerde, acompanhado do Pe. Márcio Antônio Pacheco, sdn e da Ir. Maria do Socorro Laurentino, FCIM.

Fonte: Diocese de Guanhães

 Leia também:
Ataques implacáveis ao Papa Francisco
O Papa ao Fórum da àgua

Encontro Eclesial Virtual - Assembleia Latinoamericana e caribenha

Serviço Jesuíta a migrantes e refugiados da Ucrânia

Primeiro o amor e a unidade, depois a estratégia

Não há Eucaristia sem povo

Equilíbrio paz e guerra

Quaresma e guerra
Igreja denuncia graves consequências da "PL do Veneno"

A semente da sinodalidade plantada na amazônia

Dom Mário Antônio: vou para Cuiabá com o coração livre

Povo Ticuna: a bíblia em sua língua materna

Encontro do Papa Francisco com jovens universitários - Construindo pontes Norte-Sul

CF 2022 - Escutar: antes de ensinar, aprender
CF 2022 - Discernir: Jesus mestre e educador
CF 2022 - Agir: iniciar, promover processos
Guerra, ameaça a humanidade, Papa convoca jejum
Papa Francisco e universitários: oportunidade se ser a voz de muitos
Falar com sabedoria, ensinar com amor
O Espírito continua a transbordar desde a Amazônia
Sinodalidade e Missão da Igreja
Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS