Por Santini
Está na Bíblia (Gn 27): a história da mãe que tinha preferência por um dos filhos, embora fossem gêmeos. Esaú, era um tipo rude, dedicado à caça. O caçula, Jacó, mais refinado e esperto, era o queridinho da mamãe.
Quando o pai Isaac ficou bem velho, a vista já fraca, pressentindo o próprio fim, chamou Esaú e pediu-lhe que trouxesse um assado, depois do que daria ao filho caçador a sua bênção.
Rebeca, a mãe, antecipou-se a Esaú, preparou o guisado de um cabrito e disfarçou Jacó com as peles do animal, para que seu preferido enganasse o velho pai e recebesse a bênção em lugar do irmão. O resultado da trapaça foi uma inimizade cheia de ódio entre os irmãos.
Os fatos demonstram que é muito comum a existência de conflitos entre irmãos. No dia a dia familiar, as cenas de ciúme são frequentes. O diferente tratamento dado a meninos e meninas é fonte de queixas. Os presentes recebidos dos pais são sempre objeto de comparação. Foi o caso de José do Egito (cf. Gn 37), que era o preferido do pai e acabou vendido como escravo por seus irmãos enciumados.
Os filhos que se sentem preteridos carregarão vida afora um sentimento de revolta e de inferioridade.
- O escritor Victor Hugo é autor desta frase: “Amor de mãe, pão maravilhoso que se distribui entre todos os filhos, e cada um o tem por inteiro”. Você concorda com ele?
- Em sua infância, você percebia da parte dos pais alguma preferência por um filho em especial?
- Quais eram os motivos de conflito entre você e seus irmãos?
- Em sua família atual, os pais cuidam de demonstrar igual amor e atenção por todos os filhos, sem exceção?
- Como fazer para evitar ciumeiras e disputas entre os filhos?
Quando o grotesco vira linguagem política: este vídeo do IHU revela como imagens violentas, bizarras ou caricaturais conquistam corações e mentes — e ajudam a normalizar o autoritarismo sob aparência democrática.
28 setembro 2025Diante de tanta desinfomrção, uma reflexão sobre como João Paulo II reconciliou a teologia da libertação com o magistério da Igreja, reconhecendo seus riscos e seu valor na missão da fé em contextos de injustiça.
27 setembro 2025O fascismo não se limita a discursos ou programas políticos. Ele também se expressa em símbolos e imagens que mobilizam emoções coletivas e conquistam corações — um desafio urgente para quem sonha com uma sociedade justa e democrática.
27 setembro 2025Norte 1 - com grande envolvimento do laicato, sobretudo das mulheres, são expressões de sinodalidade na diocese de Parintins. Uma Igreja local que tem avançado no fortalecimento das pastorais, movimentos e serviços, na maior presença nas ações sociais e no olhar mais atento ao cuidado da casa comum. O desafio é um maior diálogo com as diversas expressões religiosas...
26 setembro 2025