Por CEB´s do Brasil
Entre os dias 23 e 26 de janeiro, a Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) se reuniu na cidade de Jerônimo Monteiro, no Espírito Santo, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. O encontro teve como objetivo o inicio da preparação para o 16º Intereclesial de CEBs do Brasil, que ocorrerá de 20 a 24 de julho de 2027, também em Cachoeiro de Itapemirim.
Durante a Ampliada, foram discutidos diversos assuntos, incluindo o tema e o lema do evento, além das datas que marcarão a sua realização. Os participantes dedicaram-se a momentos de oração e discernimento, além de estabelecer encaminhamentos importantes para os Grupos de Trabalho envolvidos na organização do encontro.
Um dos pontos altos da Ampliada foi o início das celebrações do Jubileu de 50 anos dos Intereclesiais das CEBs. Este momento solene, realizado no sábado, contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas de diversas partes do Brasil, que se uniram em uma ocasião significativa na trajetória das CEBs.
Este encontro reafirmou o compromisso das Comunidades Eclesiais de Base em promover a reflexão, a união e a ação em prol da transformação social, fortalecendo a vivência da fé em comunidade e a missão de cada uma das CEBs. Eis a carta às Comunidades, fruto deste encontro.
CARTA ÀS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE
A Ampliada Nacional das CEBs, reunida nos dias 23 a 26 de janeiro de 2025, na cidade de Jeronimo Monteiro, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim - ES, quer compartilhar com o Povo de Deus das nossas Comunidades, um pouco da vivência nestes dias.
Aqui, nas terras do Espírito Santo fomos acolhidas e acolhidos com grande predileção. Uma acolhida que nos colocou em contato com a beleza da natureza que nos rodeava. Somos imensamente agradecidos/as a todas as pessoas que nos possibilitaram uma vivência fraterna.
Sob a assessoria de Tânia Maria Silveira, fomos convidadas e convidados a visitar a realidade mundial e brasileira, através de uma análise de conjuntura, dura, da qual precisamos aceitar os desafios que nos apresenta. Na sequência, Pe. Manoel Godoy nos presenteou com uma análise sobre nossa realidade eclesial, na perspectiva da igreja sinodal. E por fim, a Sônia Gomes, Presidenta do CNLB e escolhida pelo Papa Francisco para nos representar no Sínodo, partilhou conosco, junto com sua experiência, as luzes na Assembleia do Sínodo, realizada em Roma, em outubro de 2024. Sônia nos animou a continuar na caminhada, com muita esperança.
No sábado, realizamos a abertura da celebração dos 50 anos dos intereclesiais. Após uma caminhada como peregrinos da esperança, juntamente com as Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e Vitória, celebramos a Eucaristia, fazendo memória agradecida dos passos dados e animando-nos para o 16º Intereclesial que voltará para as terras do Espírito Santo, e acontecerá nos dias 20 a 24 de julho de 2027, em Cachoeiro de Itapemirim.
Por fim, queremos lhes dar uma grande notícia, depois de muita reflexão, através da comunhão e da fidelidade às CEBs e ao seu percurso que: “O Espírito Santo e nós, definimos o tema do 16º Intereclesial: CEBs, caminhando com as juventudes na alegria do Evangelho, a serviço do Reino”.
Nosso abraço fraterno!
Ampliada Nacional das CEBs do Brasil
Acesse o pdf da Carta
Essa desconfiança generalizada impacta diretamente a governabilidade, a participação política e a vitalidade da democracia. A diretora do Ipec, Márcia Cavallari, alerta: “É urgente reconstruir a confiança social. Sem isso, as instituições perdem sua capacidade de representar e servir o povo”.
24 julho 2025"É importante enfatizar e repetir que nossa missão não é para um grupo específico, mas para todos", enfatizou. "A ajuda humanitária não é apenas necessária; é uma questão de vida ou morte. Negá-la não é um atraso, mas uma sentença. Cada hora sem comida, água, remédios e abrigo causa danos profundos", lamentou, referindo-se às severas restrições de Israel à entrada de ajuda humanitária em Gaza.
23 julho 2025O sucesso do Pix não apenas evidencia a viabilidade de soluções públicas modernas, como também desmonta o mito neoliberal da “ineficiência do Estado”. Além disso, ameaça diretamente o lucro dos bancos privados, cujas tarifas e burocracias se tornaram obsoletas frente à agilidade e gratuidade do sistema brasileiro.
23 julho 2025A fome não poupa ninguém — nem mesmo os jornalistas. A agência francesa AFP relatou que seus profissionais em Gaza estão à beira da morte por inanição, vivendo em ruínas, sem acesso a água e alimentos. Com mais de 200 jornalistas mortos e dezenas incapacitados, o enclave tornou-se o lugar mais letal do mundo para o exercício do jornalismo.
23 julho 2025