Por Vatican News
Nesta décima edição, centrada no tema: “Inteligência sem Significado ou o Significado da Inteligência Artificial?” , mais de 150 acadêmicos e representantes de mais de 50 universidades em cinco continentes, incluindo instituições no País de Gales, Israel, Indonésia, Moçambique e Itália, entre outras, discutirão experiências acadêmicas, pesquisas e propostas educacionais para apoiar jovens no enfrentamento dos desafios tecnológicos. Isso ajudará a consolidar a rede global de universidades que atualmente trabalham para educar com propósito.
Os organizadores também anunciaram que, durante o Congresso, José María del Corral, Presidente Global da Scholas, juntamente com Eduardo Pomares, Diretor Institucional do Banco Santander, lançarão o aplicativo Scholas Global. Desenvolvida com o apoio do Santander, a plataforma permitirá que jovens de diferentes países se conectem, acessem conteúdo educacional e participem de projetos de voluntariado, criando a primeira comunidade digital global do movimento. Além disso, o aplicativo conterá todas as conclusões do Congresso de Presidentes.
A cerimônia de abertura do Congresso contou com a presença de figuras proeminentes, incluindo Maria Teresa Bellucci, Vice-Ministra do Trabalho e das Políticas Sociais da Itália, que declarou: “O desafio do nosso tempo é gerir a transição tecnológica digital e a inteligência artificial. E para superar esse desafio, devemos estar todos unidos. Discursos como este, eventos como este, reúnem o governo, a academia, diversos profissionais e o terceiro setor para compartilhar inovações tecnológicas e IA que não sejam contra a humanidade, mas sim a favor da humanidade e dos seres humanos.”
Também presente estava Luhut Binsar Pandjaitan, Presidente do Conselho Econômico Nacional da Indonésia, que explicou: “A Scholas Occurrentes há muito une educação, cultura e diálogo. Hoje, nos encontramos em um momento de transformação histórica. Este ano, o Congresso tem um significado profundo, pois inaugura solenemente o projeto global ‘Jornada de Ódio, Esperança e Humanidade’, dedicado a promover o diálogo intercultural, a solidariedade e a paz por meio da educação e de valores compartilhados. Também presta uma homenagem especial à República da Indonésia pelo 75º aniversário das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a Indonésia.”
Outra voz proeminente foi a de Amnon Dekel, diretor do departamento na Universidade Hebraica de Jerusalém, que falou sobre as interseções entre IA e comportamento humano.
Por fim, os organizadores informam que o Congresso será encerrado no Parlamento da República Italiana com a sessão especial “IA e Religiões”. Lá, serão apresentadas as conclusões desta décima edição, anunciada uma nova iniciativa internacional para a formação de líderes globais e revelada a implementação do manifesto “Algoritmos: Raízes Italianas e Projeção Global” . O evento culminará com o tradicional plantio de uma oliveira pela paz, símbolo de diálogo e compromisso compartilhado entre as instituições participantes.
Fonte: Vatican News
[Ir. Eurides] O patriarcado é um sistema que pode ser desconstruído. Ele se sustenta em três pilares: dominação, silêncio e medo. Este tripé começa a ruir quando surgem vozes proféticas, quando mulheres e homens se levantam para denunciar a violência, propor novas relações e tecer práticas de cuidado, justiça e reciprocidade. Do ponto de vista ético e espiritual, o feminicídio produzido pelo patriarcado é a negação radical da dignidade humana...
18 janeiro 2026
“Grande preocupação” diante da “tragédia infinita” que está abalando o Irã, pela qual nos perguntamos: “como é possível atacar o próprio povo, que tenha havido tantas mortes, é uma tragédia infinita”. Daí a esperança de que se possa chegar a uma solução pacífica para a situação atual.
18 janeiro 2026
O Brasil é um país com as marcas do batismo, onde grande parte da população vivencia o itinerário da religiosidade cristã. Apesar da forte influência do secularismo moderno, nenhum cristão pode ficar totalmente isento do comprometimento pessoal de fazer da Nação Brasileira uma terra de muita prosperidade, de Ordem e de Progresso, conforme é anunciado pela Bandeira Nacional.
17 janeiro 2026
Uma das marcas necessária da família e a capacidade de solicitude de seus membros, o cuidado de um com os outros, fato que deve ser reinventado devido ao transformar da sociedade. O direito e as exigências sociais de hoje são desafiantes e exercem grande influência nas relações familiares.
17 janeiro 2026