Destaques Igreja Hoje
Compartilhe esta notícia:
02/02/2022 Luis Miguel Modino - Prensa CELAM Edição 3944 O  CELAM agradece à Vida Consagrada por tornar visível
F/ Arquivo O Lutador
"O CELAM valoriza e agradece "o testemunho dos religiosos e religiosas de nosso continente", algo que se concretiza em seu compromisso com uma "Vida Religiosa com um rosto inter congregacional, intercultural e itinerante, guiada por um amor sempre novo, que nos transforma diariamente em discípulos missionários em movimento."

O Conselho Episcopal Latino-americano ( CELAM), lançou uma mensagem na qual expressa sua "fraternidade, proximidade e gratidão aos religiosos e religiosas" da América Latina e do Caribe. Fê-lo por ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada.

A mensagem, assinada pelo presidente, D. Miguel Cabrejos, e pelo secretário-geral, D. Jorge Eduardo Lozano, salienta que os membros da Vida Religiosa no continente, que dizem ser sal da terra e luz do mundo, "dão vida e semeiam esperança com seus carismas, mística, profecia e compromisso, assumindo com generosidade e coragem os sinais dos tempos e tornando visível o rosto misericordioso de Jesus no meio dos mais necessitados, em cada gesto de solidariedade com os mais pobres, indefesos e excluídos".

Dentro do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade e dos desafios lançados pela Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, o  CELAM valoriza e agradece "o testemunho dos religiosos e religiosas de nosso continente", algo que se concretiza em seu compromisso com uma "Vida Religiosa com um rosto inter congregacional, intercultural e itinerante, guiada por um amor sempre novo, que nos transforma diariamente em discípulos missionários em movimento".

O  CELAM também agradece a contribuição da Vida Religiosa no caminho de renovação e reestruturação da Igreja da América Latina e Caribe e do próprio  CELAM, destacando o papel da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (CLAR) e das Conferências de Religiosos em cada país, algo pelo qual a mensagem agradece expressamente.

Recordando as palavras do Papa Francisco em sua visita ao Peru, o  CELAM reflete sobre a sinodalidade e a importância de uma Igreja nascida do Batismo, na qual somos "chamados a caminhar juntos e a buscar novos caminhos de comunhão, participação e missão". Nesta perspectiva, eles encorajam a Vida Consagrada "a manter sua generosa dedicação, sua paixão por Cristo e pela humanidade em tantos ambientes pastorais e nos mais diversos lugares e territórios de nosso continente".

A mensagem lembra a dedicação e o fato de que muitos "homens e mulheres religiosos derramaram seu sangue nestas terras por amor aos mais pobres e vulneráveis e também para defender nossa casa comum". O texto cita como exemplo o recentemente beatificado em El Salvador, o jesuíta Rutilio Grande e o franciscano Cosme Spessotto, fato que é visto como "um reconhecimento da Vida Consagrada em sua totalidade que assume viver o Evangelho com coragem, encarnando-se na realidade do Povo Santo de Deus".

Finalmente, D. Cabrejos e D. Lozano dizem à Vida Religiosa para contar com eles, porque se autodenominam seus irmãos, acrescentando que "a vida consagrada é um grande presente para a Igreja". Eles também pedem a Vida Religiosa a companhia de Nossa Senhora de Guadalupe em "seu trabalho abnegado e que ela os cubra com sua terna proteção materna".

Leia também:
No lugar dos mais pobres é que a VR se reabastecerá de sentido
Ser profecia, presença... Entrevista com Ir. Maria Inês

Dia da vida consagrada: Chamados a ser Igreja sinodal

Santarém: 50 anos do Vaticano II da Amazônia

Dom Walmor: Cristianismo...

Superar o negacionismo climático

Francisco  e o combate às mudanças climáticas
Ouvir o irmão para ouvir a Deus - DMC 2022

Enchentes: ser uma presença humana e solidária

CNBB visita o Papa Francisco

Meu quintal, minha cesta

1. Superar o ambientalismo
2. Adotar uma nova Cosmologia
3. Uma nova visão do mundo
4. Uma nova visão de nós mesmos
5. Uma nova espiritualidade
6. Uma conversão ecológica

7. Praticar uma ecologia integral
As mulheres na Igreja e o diaconato feminino
Sinodalidade e Missão da Igreja
Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS